terça-feira, 14 de julho de 2009

1º centenário da Associação da Medalha Milagrosa



A Associação da Medalha Milagrosa (AMM) está a viver um ano jubilar: em 8 de Julho de 1909, Sua Santidade, o Papa Pio X, aprovou os seus Estatutos.

Esta Associação é um memorial vivo e perene da Aparição da Imaculada Virgem Maria, em 1830, a Santa Catarina Labouré (Filha da Caridade de S. Vicente de Paulo), na Rue du Bac, em Paris. Nesta Aparição, a Virgem Maria mostrou um exemplar da Medalha, que se propagou por todo o mundo. Foi chamada pelo povo “milagrosa” devido aos inúmeros favores extraordinários que Deus concedia por seu intermédio.

É uma Associação universal pública de fiéis, sem fins lucrativos, aprovada pela Congregação dos Institutos de vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, por decreto de 19 de Fevereiro de 1998. Tem como notas distintivas: ser eclesial, laical, mariana, missionária e vicentina.

Está em Portugal, desde Fevereiro de 2002 e tem Estatutos aprovados pelo Superior Geral da Congregação da Missão e seu Director Geral, desde 2 de Fevereiro de 2008.

A Diocese de Portalegre e Castelo Branco é, entre todas as Dioceses do nosso país, aquela em que há mais núcleos (grupos) da AMM. Como Centro de irradiação da Associação e da mensagem da Medalha Milagrosa, aparece o Centro Diocesano de Mem Soares, também conhecido como Centro Diocesano de Nossa Senhora das Graças, onde se encontram as Filhas da Caridade. Aí, para assinalar o Ano Santo e a dimensão mariana daquela Casa e da Diocese, foi inaugurado um nicho evocativo.

Em Portugal, há cerca de 2 mil membros, mas no mundo, é a Associação com o maior número de Associados, estando espalhada pelos 5 continentes. Na nossa Diocese, há núcleos em Mem Soares, Castelo de Vide, Portalegre, Ladoeiro, Vila Velha do Ródão, Idanha a Nova e arredores, Ponte de Sor, Nisa, Montalvão, Fórneas, Gavião, Póvoas e Meadas. Há ainda mais alguns pequenos núcleos que estão em formação.

Cada núcleo tem o dia da sua fundação, que procura viver de forma dinâmica e celebrativa. A data por excelência de todas as celebrações é dia 27 de Novembro, festa litúrgica de Nossa Senhora das Graças, e a partir dele, todos os dias 27 de cada mês, são tempo de encontro e de oração. Retiros, dias de formação e peregrinação, reforçam e renovam o ânimo para a acção concreta junto do próximo.

Das Aparições da Rue du Bac, nasceu uma outra Associação: a Juventude Mariana Vicentina (JMV), também ela presente na nossa Diocese. Alferrarede, Carvalhal, Cabeça das Mós, Cernache do Bonjardim e Beirã, são zonas onde se pode ver e sentir a tónica juvenil e mariana deste movimento que, em Portugal, se prepara para celebrar os 25 anos de presença.

A JMV e a AMM pertencem à Família Vicentina (movimentos criados por São Vicente de Paulo ou nele inspirados). Os outros Ramos desta Familia são a Congregação da Missão (ou Padres Vicentinos), a trabalhar em Ponte de Sor, as Filhas da Caridade, que estiveram em Nisa e permanecem em Mem Soares, a Sociedade de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, presentes em muitas das nossas paróquias, os Colaboradores da Missão Vicentina, ligados às Missões Populares, havendo alguns nas paróquias que fizeram esta experiência missionária, e a Associação International da Caridade.

Além de tempos de formação e de acções missionárias, em comum, a Família Vicentina tem o seu Encontro Nacional, em 5 de Outubro, em Fátima.



Fonte: Pe. Agostinho Sousa
Portal da Diocese de Portalegre - Castelo Branco

Sem comentários: