domingo, 17 de maio de 2009

Festa do Cristo Rei



A Igreja Católica em Portugal está festejar o cinquentenário da inauguração do Santuário a Cristo Rei, em Almada, na diocese de Setúbal. A visita da imagem da Capelinha das Aparições e um conjunto de celebrações litúrgicas são os acontecimentos que assinalam a data.

No Patriarcado de Lisboa, a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima, como aconteceu há 50 anos, terminou com a celebração na Praça do Comércio e a procissão fluvial para Almada. Nesta cidade da Diocese de Setúbal, as celebrações terminam com a missa presidida pelo Bispo da Diocese, na manhã de hoje, e, durante a tarde, a celebração aniversária, presidida pelo Enviado do Papa, Cardeal Saraiva Martins.

Para além do programa referido, estas celebrações vão ter mais um ponto alto, a geminação do Cristo Rei com o Santuário homónimo do Corcovado, no Rio de Janeiro (Brasil). Nas celebrações, em Almada, vai estar presente o arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta. Em Outubro, vai ser a vez da delegação portuguesa se deslocar ao Brasil.

A ideia da construção deste santuário surgiu em Setembro de 1934, depois do Cardeal Cerejeira, Patriarca de Lisboa, visitar o Monumento erguido a Cristo no alto do Corcovado, sobre o Rio de Janeiro.

D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, destacou este Sábado a actualidade do monumento ao Cristo Rei, defendendo que, a partir dele, “podemos ter um olhar de esperança e um sentido positivo sobre a nossa cidade”, onde “o que aparece e é mais publicitado são os egoísmos, as violências, a incapacidade de fazer e viver em comunidade”.



Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: