segunda-feira, 15 de junho de 2009

Diocese de Portalegre-Castelo Branco em Sínodo Diocesano




No passado dia 6 do corrente mês de Junho, em Mem Soares, reuniram conjuntamente o Conselho Presbiteral e o Conselho Pastoral Diocesano com um único ponto de agenda: - Entramos ou não em Caminhada Sinodal?


No passado dia 6 do corrente mês de Junho, em Mem Soares, reuniram conjuntamente o Conselho Presbiteral Diocesano e o Conselho Pastoral Diocesano. A reunião tinha sido convocada pelo nosso bispo, D. Antonino Dias, e tinha como ponto único de agenda a aprovação da realização de um Sínodo Diocesano. Após a oração da Hora Intermédia e a saudação inicial do senhor bispo, o Secretário Diocesano da Pastoral, cónego Bonifácio, fez a exposição sobre o que é o Sínodo Diocesano e o seu funcionamento, deixando bem claro, logo de início, o imenso trabalho inerente à sua organização e, consequentemente, o empenhamento de todos no mesmo. Passou-se a uma fecunda troca de impressões e predominou um tom optimista de vontade de "mexer" com a diocese em geral, abalando consciências, enfrentando os problemas e criando comunhão diocesana. Seguiu-se a votação e a realização do Sínodo foi aprovada por 41 votos a favor e 4 votos contra.

Facto curioso é o de o último Sínodo realizado nesta Diocese ter acontecido já há quase três séculos, em 1714.

Agora há que deitar mãos à obra e enfrentar decididamente alguns anos de reflexão, de oração e de partilha, tentando criar um maior empenhamento de todos na consciencialização e construção de comunhão na Igreja Diocesana.

O que é um Sínodo Diocesano? Na informação distribuída aos membros dos conselhos diocesanos diz-se: O Sínodo Diocesano "é uma assembleia de sacerdotes e de outros fiéis de uma Igreja particular ou diocese" que tem como finalidades "auxiliar o Bispo diocesano no exercício da sua missão específica na Igreja particular a que preside e sempre para bem desta". "Os trabalhos sinodais manifestam e activam a comunhão diocesana; visam fortalecer a comunhão e empenhar na missão; promovem a adesão de todos à doutrina; ao seguimento de Cristo; ao dinamismo apostólico/evangelizador; constroem esta comunhão com as declarações e decretos sinodais, à luz dos quais o Bispo conduzirá a Igreja particular".

Estas linhas já nos dão uma ideia base do que se pretende mas também nos sugerem o intenso trabalho e dedicação que isso pressupõe. Todos seremos convidados a colaborar. Abramos, desde já, o nosso coração a esta iniciativa e rezemos desde já ao Espírito Santo pelos seus frutos. Após a aprovação da realização do Sínodo Diocesano, decidiu-se que, durante este ano pastoral que será de preparação sinodal, a diocese dará especial atenção ao Ano Sacerdotal proposto pelo Papa e que se iniciará já no próximo dia 19, festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Nesse dia tocarão os sinos em todas as Igrejas da Diocese e, no fim-de-semana de 19 e 20 será lida uma mensagem do Senhor Bispo a convidar à vivência do Ano Sacerdotal.



Fonte: Site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco


Sem comentários: