sexta-feira, 5 de junho de 2009

Campanha do Banco Alimentar com resultado "extraordinário"




Isabel Jonet mostrou-se surpreendida com os resultados da campanha realizada esta fim-de-semana. Foram recolhidas 1935 toneladas de alimentos e outros bens essenciais.



As recolhas a nível nacional dos 14 Bancos Alimentares Contra a Fome, no fim-de-semana, ultrapassaram em 27 toneladas as apuradas pelo Natal, disse hoje à Lusa Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.

"Foi uma coisa extraordinária", comentou Isabel Jonet, surpreendida com os números apurados ao princípio da madrugada de hoje: 1935 toneladas recolhidas, um acréscimo de 18,2 por cento em relação a Maio do ano passado (1636 toneladas).

No último Natal, as recolhas atingiram 1908 toneladas. Desde 1992 que os bancos alimentares fazem duas campanhas por ano.

Isabel Jonet sublinhou que estes valores se registaram "apesar - ou, se calhar, por causa - da crise em que vivemos" e confessou ter temido que o facto de ter sido o primeiro fim-de-semana de praia poder afastar as pessoas das superfícies comerciais onde se processou a operação de solidariedade.

A campanha do fim-de-semana foi realizada em 1219 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora e Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e S.Miguel.

Cerca de 23 000 disponibilizaram algum do seu tempo durante o fim-de-semana para participar na campanha de recolha, em tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, pesagem e separação dos produtos.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana por mais de 1.600 Instituições de solidariedade social que os entregarão a cerca de 250 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas, o que significa que 2,5 por cento da população é alvo desta campanha de

solidariedade.

Até 7 de Junho, haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome através da Campanha "Ajuda Vale", presente em todas as lojas das cadeias Pingo Doce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Modelo/Continente, informa a organização.

Nesses estabelecimentos serão disponibilizados em suportes próprios cupões-vale de cinco produtos seleccionados (azeite, óleo, leite, salsichas e atum).

Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, "1 litro de azeite", "1 litro de leite").

Este cupão, para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma clara a identificação do tipo de produto, da unidade e do correspondente código de barras, através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efectuar o pagamento, o dador entrega o cupão "Ajuda Vale" na caixa registadora. A logística de recolha e transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo da cadeia de distribuição aderente. As doações são auditadas por uma empresa externa especializada.

A organização indica que também na rede de cerca 3300 lojas Payshop é possível contribuir para esta campanha, efectuando uma doação em dinheiro que será convertida em leite e dará lugar à emissão de recibo.

A actividade dos Bancos Alimentares Contra a Fome prolonga-se ao longo de todo o ano. Para além das campanhas de recolha em supermercados, organizadas duas vezes por ano, os Bancos Alimentares Contra a Fome recebem diariamente excedentes alimentares doados pela indústria agro-alimentar, pelos agricultores, pelas cadeias de distribuição e pelos operadores dos mercados abastecedores.

São assim recuperados produtos alimentares que, de outro modo, teriam como destino provável a destruição.

Em 2008, os 14 Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram um total de 17 500 toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 27 352 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 69,4 toneladas por dia útil.

Em 1992, nasceu em Portugal o primeiro Banco Alimentar Contra a Fome seguindo o modelo dos "Food Banks" norte americanos, na altura já implantado na Europa, nomeadamente em França e na Bélgica.

Estão actualmente em actividade no território nacional 15 Bancos Alimentares, congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com o objectivo comum de ajudar as pessoas carenciadas, pela doação e partilha.

Existem 282 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que em 2008 distribuíram 294 500 toneladas de produtos a 4,5 milhões de pessoas, através de 27 000 associações.




Fonte: Agência Lusa


Sem comentários: