sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ano Sacerdotal


O Ano Sacerdotal foi convocado pelo papa Bento XVI para celebrar os 150 anos da morte de São João Maria Baptista Vianney, o Santo Cura d’Ars.

Terá início na próxima sexta-feira, dia 19 de Junho, festa do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela santificação dos sacerdotes.

O Cardeal-Patriarca de Lisboa dá início ao “Ano Sacerdotal” no Patriarcado de Lisboa, com uma Celebração Eucarística na Basílica da Estrela, no próximo dia 19 de Junho às 19 horas. Para essa celebração estão especialmente convocados o Clero e os fiéis da cidade de Lisboa.

O tema escolhido para o Ano Sacerdotal é «Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote». O Papa solenizará a abertura deste ano jubilar com uma celebração de Vésperas, «na presença da relíquia do Cura de Ars.

O encerramento será celebrado justamente um ano depois, com um «Encontro Mundial Sacerdotal» na Praça de São Pedro.

Durante este Ano jubilar, está prevista a publicação de um «Directório para os Confessores e Directores Espirituais», assim como de uma «recompilação de textos do Papa sobre os temas essenciais da vida e da missão sacerdotais na época actual».

Bento XVI proclamará São João Maria Vianney como “Padroeiro” de todos os sacerdotes do mundo”.

O objectivo deste ano é, segundo expressou o próprio Papa aos membros da Congregação para o Clero, «ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea».

Outro tema importante no qual se quer incidir, segundo o comunicado da Congregação, é a «necessidade de potenciar a formação permanente dos sacerdotes ligando-a à dos seminaristas».






CEP abre Ano Sacerdotal

A Conferência Episcopal Portuguesa assinalou em Fátima o início do Ano Sacerdotal, convocado por Bento XVI, afirmando que "os sacerdotes são imprescindíveis para a vida da Igreja".

No comunicado final da assembleia plenária extraordinária que decorreu esta Quinta-feira, os Bispos "apelam à iniciativa do povo de Deus para que seja um ano apostolicamente fecundo".

Para a CEP, ao falar sobre os padres "importa pôr sempre em relevo a beleza da sua entrega a Cristo e do seu serviço apostólico às pessoas e comunidades cristãs, abertos ao mundo".

Fontes:
Farol de Luz e Ecclesia

Sem comentários: