quinta-feira, 9 de abril de 2009

CEIA - CRUZ - ALELUIA



O Tríduo Pascal é a maior celebração das comunidades cristãs. A Páscoa é o centro do ano litúrgico, fonte que alimenta a nossa vida de fé. Celebrar o Tríduo Pascal da paixão e ressurreição do Senhor é celebrar a obra da redenção humana porque Cristo, morrendo, destruiu a nossa morte e ressuscitando, renovou a vida.



Quinta-feira Santa - A CEIA



Com a celebração da Ceia do Senhor, começa o tríduo pascal. São três dias que o Santo Padre apelidou de “centrais da liturgia”, porque “propõem o mistério da paixão morte e ressurreição do senhor”. Durante a ùltima Ceia, Jesus ofereceu o dom da eucaristia e o gesto do lava-pés surge como a chave para compreeender que a vida do discípulo é vida de serviço.

No entanto, antes que cada sacerdote celebre com a sua comunidade a última ceia e o lava-pés, é chamado à Sé, para que renove a comunhão com o seu bispo, na Missa Crismal. É lá que recebem os óleos, que serviram para ministrarem os sacramentos, durante o novo ano litúrgico.
Esta celebração é por excelência o encontro do Pastor diocesano com os seus discípulos.





Sexta-feira Santa - A CRUZ



A Sexta-feira Santa é o dia da morte do Senhor na Cruz. Com os altares desnudados, a Celebração da Paixão desenrola-se em 3 partes: A proclamação da palavra, apresentação e adoração da Cruz e a distribuição da comunhão. A celebração incorpora-nos à redenção de Cristo e a seu mistério de salvação universal: pela morte à vida.





Vigília Pascal - ALELUIA



Para o cristão, esta é “a celebração das celebrações”, e a que Santo Agostinho denominava “Mãe de todas as vigílias”.






É o Senhor quem nos convida a celebrar a sua Páscoa!
Assim ouviremos com alegria: “Cristo ressuscitou, verdadeiramente, dos mortos”! Num duelo admirável a morte lutou contra a vida, e o Autor da vida levanta-Se triunfador da morte. Terminou o combate da luz com as trevas, combate histórico de Jesus com os fariseus e todas aquelas pessoas que não acolheram o Reino de Deus. Após as trevas brilhará o sol da Ressurreição! Nada, pois, mais necessário do que viver em intensidade estes dias sagrados e abrir os corações às inspirações divinas. Então a Páscoa será abençoada e sinal de novas conquistas e de vida plena para todos.

Participemos nestes importantes dias em que celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.



Fonte: Farol de Luz

Sem comentários: