sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Evangelho de Hoje

É PRECISO ESCUTAR O CHAMAMENTO DE DEUS





Evangelho segundo S. Marcos 3,13-19.

Jesus subiu depois a um monte, chamou os que Ele queria e foram ter com Ele.

Estabeleceu doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar,com o poder de expulsar demónios.

Estabeleceu estes doze: Simão, ao qual pôs o nome de Pedro;Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais deu o nome de Boanerges, isto é, filhos do trovão;André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que o entregou.



Reflexão

No Evangelho de hoje Jesus escolhe seus discípulos. E, no final, ainda cita: "... e Judas, que o entregou". Ainda hoje Jesus continua a chamar os seus discípulos. Nós somos chamados, mas muitas vezes fazemos o papel daquele que o traiu.

Como a Palavra nos diz, Jesus chama aqueles que Ele quer. E se nós somos chamados, é porque é a vontade de Deus. Não é qualquer pessoa que está a chamar-te, é Deus! E Deus chama-nos todos os dias. Muitas vezes nós não o ouvimos, mas Ele chama…

Ele chama-nos através daquela pessoa que nos chama para ir ao grupo de jovens, ou mesmo ir à missa. Ele chama-nos através daquele que nos diz que há distribuição do Banco Alimentar para fazer. Nestas ocasiões, como em muitas outras, quem te chama é Deus. Ele quer levar-nos a conhecê-Lo mas, muitas vezes, recusamos o seu chamamento.

Jesus quer transformar-nos, tal como transformou os Doze Apóstolos naquela época, mas, para isso, temos de responder ao chamamento que Ele constantemente nos faz. Mas, muitas vezes preferimos ouvir o chamamento do mundo, em vez de ouvir o chamamento de Deus.

Prestemos, pois, mais atenção. Porque Deus sempre nos chama. Talvez ele tenha nos escolhido, mas a cegueira do mundo tem tapado nossos olhos.

Não ignoremos o chamamento do Pai. Ele quer que sejamos Seus discípulos.



Sem comentários: