SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR
Solenidade da Epifania do Senhor - Ano B
4 de Janeiro de 2009
A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens… Ele é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projecto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa “luz” incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.
A primeira leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.
No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “magos” do oriente, representantes de todos os povos da terra… Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-n’O com esperança até O encontrar, reconhecem n’Ele a “salvação de Deus” e aceitam-n’O como “o Senhor”. A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem excepção.
A segunda leitura apresenta o projecto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus.
“Ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra”. São sinais de Cristo, Rei, Deus verdadeiro e Homem verdadeiro. Pelo número das ofertas, a tradição tratou de presumir que eram três. E até lhes deu nomes. Vinham do Oriente e, seguindo a estrela, “sentiram grande alegria” ao verem que ela parara “sobre o lugar onde estava o Menino”. Já não regressariam a casa pelo mesmo caminho, ou seja, como costumamos dizer, arrepiaram caminho. Nós também viemos adorá-l’O e queremos voltar para casa transformados por esta presença sempre nova de Deus entre os Homens.
Fonte: A Caminho, Ecclesia
O ENSAIO DOS CÂNTICOS PARA A EUCARISTIA COMEÇARÁ ÀS 11H. NÃO SE ATRASEM!!
Sem comentários:
Enviar um comentário