sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Preocupações de Portalegre-Castelo Branco: Hoje a Vocação, amanhã o Sínodo



Durante três dias, o clero de Portalegre-Castelo Branco esteve em formação para aprofundar «A identidade e espiritualidade do padre secular» e programar algumas acções futuras. Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Emanuel Silva, responsável pela Pastoral das Vocações, sublinhou que “é benéfico ter um seminário a funcionar no território da diocese”

Os seminários da diocese de Portalegre-Castelo Branco (menor e intermédio) fecharam há poucos anos. “Sente-se uma necessidade ter a presença do Seminário porque é a imagem visível” – realça. Os seminaristas maiores da diocese estão a estudar em Coimbra. O coração da diocese – o seminário – existe, mas está fora do território.

Apesar de não terem seminaristas para reabrirem os seminários que foram encerrados, o Pe. Emanuel Silva salienta que pensam “reabrir, não como ele fechou, mas com uma comunidade residencial mais pequena que possibilite uma ajuda no discernimento”. A cidade de Portalegre parece recolher as preferências, mas o local escolhido tem de reunir algumas condições: “estar junto de uma escola que academicamente tivesse um bom ambiente”. Este seminário acolheria alunos do 10º ao 12º ano de escolaridade.

Na assembleia do clero reflectiu-se também sobre a imagem do padre. “Sentiu-se a necessidade dos padres estarem mais próximos dos jovens” e “o tipo de discurso e vocabulário que utilizam”. E acrescenta: “o estilo de vida deve ser mais testemunhado”. A pastoral deve estar no centro e dar-se menos importância “ás coisas paralelas”.

Com os olhos postos no futuro, os membros daquele presbitério sentem a necessidade de uma caminhada sinodal para reformular os sectores da Pastoral. “Não é uma urgência, mas para 2011 ou 2012...” – referiu o responsável.

A reorganização do secretariado da juventude e das vocações é também uma das apostas. “Uma unificação no futuro é uma hipótese, no entanto está dependente do conselho presbiteral” – frisou. E conclui: “para a diocese o tema vocação geral é central”.



Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: