terça-feira, 16 de março de 2010

Igreja prepara Jornada Mundial da Juventude




As dioceses portuguesas deverão ter pronto até Junho o programa de inscrição para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Madrid entre 16 e 21 de Agosto de 2011.

A decisão foi tomada na reunião de directores dos departamentos diocesanos da Juventude que decorreu nos dias 12 e 13, em Fátima.

A assembleia determinou também que cada diocese deverá contribuir com pelo menos 50 voluntários para a JMJ, disse à Agência ECCLESIA o director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), Pe. Pablo Lima.

A partir de 24 de Abril será divulgado o “Estatuto do Voluntário”, no seguimento das indicações prestadas por responsáveis da JMJ, que se deslocaram propositadamente a Fátima para dar a conhecer os serviços, modalidades de trabalho e requisitos para a colaboração no evento.

Foi igualmente pedido a cada diocese que prepare um contributo para o “Festival da Juventude”, conjunto de iniciativas integradas no programa da Jornada.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil já tem um espaço reservado em Madrid, que servirá também de apoio à comunicação social portuguesa.

Segundo o site oficial da JMJ, a Cruz da Jornada entrará em Portugal no mês de Agosto, depois de passar por Santiago de Compostela, por ocasião da Peregrinação Europeia Jovem.

Durante doze dias, a Cruz percorrerá as 20 dioceses portuguesas, permanecendo no Santuário de Fátima a 14 e 15 de Agosto.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o DNPJ estima que estarão em Madrid cerca de 15 mil jovens organizados por departamentos ligados directamente à Conferência Episcopal Portuguesa, número que será acrescentado por “muita gente” que irá “viajar por sua conta ou através dos diferentes movimentos da Igreja”.


“Fátima Jovem” com inscrições abertas

Na reunião, que contou com a participação de delegados de 14 dioceses, foram igualmente apresentadas informações sobre o “Fátima Jovem”, próxima actividade a nível nacional da Pastoral Juvenil.

O encontro começará a 1 de Maio, às 15h30, com um concerto da Banda Jota, prosseguindo pela noite com a oração do Terço, Procissão de Velas e uma vigília que inclui espaços de oração, workshops, cine-fórum e um tempo de diálogo e reconciliação.

A iniciativa termina às 6 da manhã de 2 de Maio com a missa na basílica, presidida por D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu e membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

Antes da eucaristia haverá na Capelinha das Aparições um momento denominado “Feliz Dia da Mãe”, que ocorre nesse Domingo.


Fonte: Agência Ecclesia


3 comentários:

Anónimo disse...

nao tem nada a ver com o vosso blog mas foi o mais rapido que encontrei para fazer um comentario sobre a jmv. Algo que se preze hoje em dia e se quer manter até as pessoas informadas tem de ter um site actualizado. não com informações de 2004 sou da achada e sinceramente axo lamentavel, até o hino da jmv é mais facil se encontrar um bom video no youtube que n site da jmv

Anónimo disse...

Para concluir o que não disse a pouco, foi que até pensava que já não existia jmv se não fosse o vosso blog, sou ateu e sinceramente a parte da igreja para mim não passa de um negócio , mas o movimento em si de um grupo de jovens que ajuda o próximo etc etc é algo importante. Sinceramente o melhor que tive na jmv para dar o ex foi a parte de ajudar e os excelentes encontros que me diverti imenso. Vejo que a jmv continua forte e a crescer e que alguem melhore o site. Obrigado!

Unknown disse...

Caro Anónimo,
Em relação ao nosso site, como pode ver, é actualizado quase diariamente. Fazemos isso com o objectivo de divulgar todas as actividades da JMV, da nossa Paróquia e da nossa Diocese.
Além disso, visa também dar a conhecer ao Mundo o que é ser um jovem mariano vicentino.
Quanto à desactualização de que fala, deve estar a referir-se ao antigo site de JMV em Portugal (http://jmvportugal.no.sapo.pt). Agora há um novo site, mais actualizado, que pode ser consultado em http://www.jmvportugal.org