segunda-feira, 8 de março de 2010

CONVERTEI-VOS!



Iniciámos estes dias de Caminhada Pascal com a exortação de Jesus: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho!”; e a Igreja advertiu-nos: “Lembra-te ó homem que és pó!” e a cinza chama ao realismo da terra, da lama, da impureza que temos. A quaresma começa com cinza contaminada para terminar com água baptismal que purifica e renova, qual chuva que fecunda a terra e dela faz brotar vida nova.

Jesus faz-nos um desafio: converte-te! e uma proposta: acredita!

Para isto, a Igreja dá-nos um remédio: a Palavra de Deus – “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”. Com tudo isto somos convidados neste Caminho a fazer uma “Revisão de vida”. Mas isto implica que eu reconheça que sou pecador, que eu queira examinar a consciência. É o apelo à conversão. Mas será que me considero pecador?

Qual é o sentido do pecado no nosso tempo ? Para muitos pecado grave é apenas o homicídio e o furto. Pergunta-se: e a falsidade ?; e o egoísmo, a inveja e a liberdade sexual com as suas consequências ?…e a indiferença e irresponsabilidade ?…a injustiça?..a corrupção… Quando pecamos estamos a poluir o ambiente que os outros respiram.

A perda de sentido de pecado vem da perda do sentido de Deus. Só no conhecimento da vontade de Deus sobre o homem é que se compreende que o pecado é um abuso da liberdade que Deus dá às pessoas criadas para que possam amá-l’O e amarem-se mutuamente.

Perguntemo-nos: que lugar e espaço dou a Deus na minha vida ? Examinemos, então, algumas atitudes da nossa vida à luz da Palavra de Deus:

* Diz o Senhor: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração!”.
* Diz o Senhor: “É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei!”
* Diz o Senhor: “Sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celeste!”

Sabemos pela Fé que Deus enviou o Seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para o salvar: “Eu não quero a morte do pecador, mas sim que se converta e viva!”.

Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Ele que nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. Ele nos predestinou-nos, de sua livre vontade, para sermos seus filhos adoptivos, por Jesus Cristo, para que fosse enaltecida a glória da sua graça, com a qual nos favoreceu em seu amado Filho. Nele temos a redenção, pelo seu Sangue, o perdão dos nossos pecados, em virtude da riqueza da sua graça.

Conversão . Reconciliação . Misericórdia . Perdão



Fonte: Farol de Luz

Sem comentários: