quinta-feira, 25 de março de 2010

Dia Diocesano dos Jovens - Sábado, 20 de Março, em Alcains



Foi no dia 20 de Março do corrente ano que em Lardosa – Alcains se realizou mais um Dia Jovem da nossa Diocese Portalegre - Castelo Branco.

O encontro teve início às 9h30 na Igreja Matriz de Lardosa, onde todos os grupos de jovens vindos dos vários pontos da Diocese se reuniram e deram a conhecer. Todos eles foram chamados a participar neste dia de festa, ao qual responderam com grande agrado e entusiasmo levando consigo a certeza de celebração de um Cristo que é jovem.

A chuva não foi impedimento para que a Oração da manhã decorresse como previsto e se desse início à caminhada que ligaria as localidades de Lardosa e Alcains. A alegria, a música, o espírito jovem e a união de esforços foram cruciais para que os 10Km não se fizessem notar.

Com maior ou menor resistência, todos atingiram o objectivo a que se propuseram – a chegada ao Seminário de Alcains – onde as energias gastas foram imediatamente recuperadas com o almoço partilhado entre todos. Assim se mostrou o altruísmo e espírito de união que caracterizam estes jovens a quem muitas vezes chamam de ‘geração rasca’.

O convívio, a partilha de experiências foram ingredientes principais para que o encontro decorresse tão bem, fazendo-se notar também durante a tarde. No decorrer desta foi-nos dada a oportunidade de ver o que é a vida de alguém que se entrega total e incondicionalmente a Deus, através do Pe. Nuno e do Pe. Emanuel – padres da nossa Diocese.

O dia não poderia findar sem a grande festa em Sua casa, à qual todos somos chamados. Assim, por volta das 16h30 foi celebrada a eucaristia na Igreja Matriz de Alcains, presidida pelo Sr. Bispo D. Antonino e animada pelo Movimento Encontros de Jovens Shalom.
Se agora me questionarem sobre o que é ser um jovem cristão aqui em Castelo Branco eu digo que é das melhores coisas do Mundo, pois sei que não estou sozinha e isso dá força para que todo o meu trabalho e empenho continuem.

Desde já aproveito para agradecer a todos os que preparam este dia, a todos aqueles que contribuíram para que ele jamais seja esquecido. Àqueles que nele participaram, os meus parabéns, o dom de cada um de certo que fez a diferença!



Margarida Barbudo (Grupo de S. Miguel da Sé, Movimento Shalom), in Site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco






Ao contrário do que tem vindo a ser hábito nos últimos anos, a Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede não participou no Dia Jovem Diocesano deste ano, uma vez que não fomos informados da data deste encontro, que costuma realizar-se todos os anos no Sábado que antecede o Domingo de Ramos e, este ano, foi antecipado.


António Clemente
Presidente da JMV de Alferrarede


Sem comentários: