quarta-feira, 25 de março de 2009

PÁRA! ESCUTA!! OLHA!!!



Faltam três semanas para a Páscoa. Nesta Caminhada de Luz Pascal com São Paulo, sentemo-nos um pouco.

Pára ! Escuta ! Olha ! Sentemo-nos a reparar no caminho feito até aqui.

Nós entrámos no deserto da nossa vida com S. Paulo. “Subimos para Jerusalém” (Mc. 10,33), à Festa da Páscoa. Este caminho para Jerusalém constitui o modelo da vida do cristão, empenhado em seguir o Mestre, participando intimamente no mistério da sua morte e ressurreição.

Assim, fomos erguendo sinais a avivar a nossa consciência e a nossa prática.

Logo no 1º dia entrou nas nossas igrejas uma barca a recordar-nos a barca/arca de Noé (lede (Gen. 6,11 a 9,1) e a Igreja (a comunidade dos salvos nas águas do Baptismo) e recebemos as cinzas nas nossas mãos fechadas sobre os nossos haveres, sempre prontas a ferir e destruir, com punhos de violência, com sonhos e quimeras, fechados na nossa vanglória e orgulho, na soberba do progresso, da ciência e da prosperidade terrenas… Queremos abrir-nos ao fogo do amor e à luz do perdão que nos vem de Deus para semear a esperança. Para esta caminhada foram postas nas nossas mãos a Oração, a Partilha (esmola) e o jejum para amar, curando-nos dos nossos pecados.

No 1º Domingo, trouxemos para diante da comunidade um recipiente com água a lembrar-nos as águas purificadoras do baptismo e um círio aceso símbolo de Cristo que ilumina a nossa vida com a Palavra da Salvação, presente também na simbologia do Remo que nos faz avançar na barca. E Jesus, nesse Domingo, voltou a propor-nos: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho“. Por isso São Paulo, na sua carta aos jovens, disse que a Palavra de Jesus é como um GPS a orientar a nossa vida.

No 2º Domingo, foi colocada uma espada no círio porque a Palavra de Deus é como uma espada que corta para deitar fora o que não presta, como fogo que purifica, ilumina e aquece o nosso coração e o entusiasma, como aconteceu aos apóstolos com Jesus transfigurado, no monte Tabor, tendo também como estímulo a Fé dos nossos antepassados, Abraão, Moisés e Elias.

No 3º Domingo, foram lembrados os 10 Mandamentos, por tantos desrespeitados, e foi posto no círio um “livro” a lembrar-nos as 13 cartas de S.Paulo abrindo o nosso coração à paz , animando as comunidades com 10 palavras luminosas suas. O Remo da Palavra que nos faz avançar, com o vigor de Jesus que nos purifica dos vendilhões que profanam os nossos corações, lugares a que Deus tem direito assumido no nosso Baptismo.

Neste 4ºDomingo, lembra-nos ao pôr a “Chama” no Círio que Cristo é a Luz que afasta as trevas dos nossos pecados. Por isso, somos convidados a examinar os nossos maus comportamentos porque Deus “é rico em misericórdia…e quer restituir-nos a sua graça”, libertando-nos dos nossos pecados. Então o Amor de Cristo envolve os nossos corações e dá-nos força para continuarmos o caminho.

“Pára ! Escuta ! Olha!”

Vamos fazer uma “revisão de vida“.

Procuremos ir, pelo Sacramento da Penitência, à Confissão buscar, neste Sacramento de Reconciliação, o perdão e a paz. Assim poderemos celebrar com alegria a Festa da Páscoa.




Fonte:
http://faroldeluz.wordpress.com

Sem comentários: