domingo, 22 de março de 2009

Crisma: O Sacramento do Espírito Santo

Uma vez que hoje foi administrado em Alferrarede, pelo nosso Bispo, D. Antonino Dias, o Sacramento da Confirmação, vejamos em pormenor o que significa realmente este Sacramento:



Os sacramentos são sinais divinos que nos são oferecidos para a nossa santificação. Eles são divididos em três tipos: Sacramentos de Iniciação Cristã, Sacramentos de Serviço e Sacramentos de Cura.

O Sacramento do Crisma é um sacramento de Iniciação Cristã (tal como o Baptismo e a Eucaristia).

Durante a primeira vinda de Cristo sobre a Terra, Ele prometeu aos seus apóstolos o Paráclito (advogado, defensor).

Jesus também promete o Espírito Santo para nós, que nos é concedido através do Sacramento da Crisma.

O Crisma também é chamado Sacramento da Confirmação, pois através dele confirmamos o nosso Baptismo que recebemos na maioria das vezes ainda em crianças.

Confirmar o Baptismo é muito importante, pois enquanto crianças não temos a consciência do Sacramento. Foram os nossos pais que decidiram levar-nos até a pia baptismal. Já no Crisma, não são os nossos pais que escolhem se queremos ou não receber o Crisma, mas sim nós mesmos.

No sacramento do Crisma recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus.

São estes dons que nos aproximam da nossa vocação: a Santidade.

Quando recebemos o Espírito Santo e nos abrimos inteiramente à graça sacramental não agimos em nós, mas sim o próprio Deus nos usa como instrumento e age em nós. Por isso, podemos considerar o crismando uma pessoa com grandes responsabilidades. Veja-se:

No Baptismo recebemos o Espírito Santo e transformamo-nos de criaturas de Deus para Filhos de Deus. Já no Crisma dizemos com consciência: Quero ser Filho de Deus e assumir a minha missão de evangelizar.

O mesmo Deus que os apóstolos receberam no dia de Pentecostes é o mesmo que recebemos no Sacramento do Crisma, por isso a mesma autoridade que eles tinham ao anunciar a Palavra de Deus é a mesma que possuímos.

O dia em que nos crismamos é sem dúvida o dia do nosso Pentecostes. Onde o Espírito Santo nos é enviado para transformar e santificar.

As transformações do Espírito Santo são nitidamente vistas na Bíblia. Observe-se:

Vamos dar o exemplo do apóstolo Pedro. Antes do dia de Pentecostes era um pescador de pouca instrução, medroso, incrédulo e infiel.

Quando se passou o dia de Pentecostes, melhor dizendo, logo ao sair do cenáculo onde o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e Maria, ele realizou um discurso que prova o poder do Espírito Santo (Act 2,14-41). Podemos até duvidar se realmente era o mesmo Pedro pescador e incrédulo.

Foi a partir daí que a Igreja se firmou, ou seja, foi através do Papa São Pedro que a Igreja de Jesus Cristo surgiu.

Vejamos: se somos também Igreja, é através do Sacramento do Crisma que firmamos em nós o "tijolo" eclesial que somos.



Fonte: Crismanet



Desejamos que os jovens que hoje confirmaram a sua Fé perante toda a comunidade de Alferrarede continuem a ser pedras vivas na nossa paróquia, cumprindo o compromisso que hoje assumiram perante nós e perante o nosso Bispo.


Sem comentários: