terça-feira, 19 de outubro de 2010

2ª Jornada Missionária Diocesana



A Diocese de Portalegre - Castelo Branco decidiu e assumiu que a Jornada Missionária Diocesana se realiza sempre no sábado anterior ao Dia Mundial das Missões. Este ano, é em Alcains, no Seminário de S. José e na Paróquia, no dia 23 de Outubro, das 10h00 às 17h30.

“Missão: comunhão e partilha” é o tema principal da Jornada e vai de encontro à mensagem de Bento XVI para o 84º Dia Mundial das Missões: “A construção da comunhão eclesial é a chave da missão”.

O Secretariado Diocesano das Missões elaborou o Programa da Jornada que fez chegar a todos os párocos e respectivas comunidades paroquiais, às comunidades de vida consagrada ou religiosa, toda a informação disponível para este encontro importante para a Diocese. O mesmo aconteceu com o material de apoio para o Dia Mundial das Missões (mensagem, cartaz, oração, guião), o qual foi distribuído nas reuniões mensais dos 5 Arciprestados e na última Assembleia Diocesana.

Este ano, o programa abrange todo o dia e todas as idades. Em momentos separados e comuns, crianças, jovens, adultos e consagrados terão a oportunidade de rezar, reflectir, testemunhar e celebrar o dom da missão. Além de outros intervenientes, será conferencista D. Augusto César, bispo emérito da Diocese.

Para os vários níveis etários estão preparados momentos e dinâmicas que ajudem a criar o gosto pela Missão e o espírito missionário. Catequistas, grupos de jovens, grupos de leigos e vários secretariados, estão empenhados em criar um clima propício para chegar a todos. As várias propostas vão acontecer em espaços concretos (Seminário), mas, de tarde, a partir de vários pontos da Vila de Alcains, acontecerá uma grande caminhada missionária que culminará na Igreja Matriz onde será celebrada a Eucaristia. O CNE fará o “Acampamento da Missão”, com actividades próprias do seu modo de agir. Nas Escolas e na Paróquia, a presença de um Missionário comboniano, na semana que antecede a Jornada, vai dar a conhecer a identidade missionária da Igreja e motivar a uma resposta concreta.

Todos são convocados para a missão. Não se pode pensar que esta tarefa é para os outros ou só para alguns. Há um desafio, um apelo: criar espaço e tempo para participar, para dinamizar a família, o grupo, a paróquia. Ser luz, fermento, sal é desafio permanente do cristão.

Na sua primeira mensagem à Diocese, D. Antonino Dias, manifestava um desejo e ao mesmo tempo uma meta: “ a nossa Diocese deve ser uma verdadeira escola e casa de comunhão, toda ela missionária e de rosto materno”. A Jornada Missionário Diocesana será um dos modos de acolher e de responder ao desafio lançado pelo nosso Bispo e pelos Bispos portugueses que apresentaram a Carta Pastoral “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”.

Individualmente, em paróquia ou em grupo, cada um é interpelado a participar, a ser missionário nas realidades concretas onde trabalha e em que está integrado, a ir mais além. A oração pelas Missões e pelos missionários, a que a Igreja nos convida, deve levar a que todos descubram que, a partir do baptismo, são ungidos, enviados a levar a Boa Nova.


P. Agostinho Sousa
(Director do Secretariado Diocesano das Missões)


Sem comentários: