terça-feira, 29 de março de 2016

Quaresma e Semana Santa na Paróquia de Alferrarede

As últimas semanas foram de muita atividade na Paróquia de Alferrarede e, por isso, foram também muito preenchidas para os jovens da JMV de Alferrarede. Estando em Quaresma, período de preparação para a Páscoa, nós tivemos a possibilidade de participar em várias celebrações que nos ajudaram nessa preparação.Começámos com a via-sacra, que decorreu todas as sextas-feiras, havendo uma especial que teve lugar pelas ruas da paróquia, na qual os jovens representaram os quadros vivos dos passos de Cristo desde a sua condenação até ao Calvário.

No domingo dia 20 de março tivemos a procissão de Ramos que começou no Jardim dos Plátanos. Nesta procissão recordámos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, momento de aclamação (Hossana, Hossana!).

Na quinta-feira, dia 24 de março, participámos na Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na qual fizemos memória da Última Ceia de Jesus com os Apóstolos, incluindo o cerimonial do lava-pés. Após a celebração houve transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela Mortuária, onde houve um momento de Adoração.

Na sexta-feira, dia 25 de março, Sexta-feira Santa, tivemos a Celebração da Paixão do Senhor. Uma celebração simples, sem o Senhor entre nós, e onde recordámos a sua Paixão, ao morrer para a nossa salvação.

No sábado, dia 26 de Março, participámos na Vigília Pascal. A noite das noites! Aquela em que, após a bênção do lume novo, recebemos Jesus ressuscitado. No domingo celebrámos também a Eucaristia de Domingo de Páscoa.

Todas estas celebrações foram momentos muito ricos, que nos permitiram viver mais intensamente a Quaresma e o Tempo Pascal, que agora iniciamos.

Ana Carolina Silva


 






Sem comentários: