domingo, 10 de outubro de 2010

Encontro jubilar, em Fátima da Família Vicentina

Com o lema "Caridade e Missão", a Família Vicentina, em Fátima, no dia 5 de Outubro, congregou muito perto de duas mil pessoas que quiseram celebrar e tornar presente o legado de Vicente de Paulo e de Luísa de Marillac.




Em 2010 celebram-se os 350 anos da morte de Vicente de Paulo e de Luísa de Marillac. Muitas foram as celebrações, pelo mundo inteiro, que marcaram a actualidade do carisma destes santos e tornaram visível a força e presença das obras que deixaram como testemunho de vida.

Com o lema “Caridade e Missão”, a Família Vicentina, em Fátima, no dia 5 de Outubro, congregou muito perto de duas mil pessoas que quiseram celebrar e tornar presente o legado de Vicente de Paulo e de Luísa de Marillac. Membros dos vários grupos ou associações, das paróquias ou colégios, animadores e participantes nas missões populares, acorreram ao Centro Pastoral Paulo VI, para conhecer melhor o carisma destes dois santos fundadores que são patronos de todas as obras sociais e de caridade.
Após o acolhimento e boas vindas, de manhã, foi desenvolvido o tema “Reinventar o Amor, dar asas à Missão”, apresentando de forma cénica, as grandes fundações de Vicente de Paulo. De tarde, com beleza e arte, apareceu a figura de Luísa de Marillac, com o tema: “Os imprevistos de Deus ao serviço da Caridade. O Encontro terminou com a Eucaristia presidida por D. Augusto César.

Os participantes, gente do norte e sul, de muitos lugares e dioceses, mostrou-se muito agradada com a forma feliz de dar a conhecer a vida de Vicente e de Luísa e sentiram-se motivados a tornar presente e efectivo, nos dias de hoje, o seu dinamismo e paixão por Deus e pelos irmãos.

Na diocese de Portalegre – Castelo Branco trabalham seis ramos da Família Vicentina: Congregação da Missão – Padres Vicentinos (CM), Filhas da Caridade – Irmãs de S. Vicente de Paulo (FC), Sociedade de S. Vicente de Paulo – Conferências Vicentinas (SSVP), Juventude Mariana Vicentina (JMV), Associação da Medalha Milagrosa (AMM) e Colaboradores da Missão Vicentina (CMV).

Muitos foram os que, da nossa Diocese, participaram nesta grande manifestação de comunhão e de partilha. A AMM, a partir do Centro Local de Mem Soares (e outros núcleos, mais dispersos), a JMV, desde Alferrarede e Carvalhal, de Cabeça das Mós a Cernache de Bonjardim, e a SSVP, foram os ramos que mais estiveram representados.

No final da jornada, o envio em missão, impeliu os presentes a seguirem na peúgada de Luísa e Vicente que, “com a sua incessante acção apostólica, fizeram com que o Evangelho se tornasse cada vez mais um farol luminoso de esperança e de amor pelo homem do seu tempo, em especial pelos mais pobres no corpo e no espírito e que o seu exemplo de virtude gere um renovado empenho de solidariedade, de tal modo que os esforços de cada um contribuam para a edificação do bem comum”. (Bento XVI)


Fonte:
Site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco


Sem comentários: