segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

31JAN - 7FEV | Semana do Consagrado



Por decisão da última Assembleia Plenária da CEP, vamos celebrar e viver, pela primeira vez, de 31 de Janeiro a 7 de Fevereiro de 2010, a Semana do Consagrado. Uma iniciativa para ser concretizada nas dioceses e paróquias, comunidades cristãs e religiosas, em todos os espaços eclesiais.

A escolha do tema – “Vida Consagrada, solidária na esperança” – insere-se no conjunto de próximas iniciativas da CIRP e da UCESM em 2010, inspiradas pelo dinamismo da esperança cristã: a próxima semana de formação em Fátima reflectirá sobre “Vida Consagrada, mensageira de alegria e de esperança”; a Assembleia Geral da União das Conferências Europeias de Superiores/as Maiores, na Polónia, terá por tema “Vida Religiosa na Europa – histórias de esperança, esperança para a história”; várias iniciativas editoriais, abordadas por conhecidos historiadores para assinalar o centenário da expulsão das Ordens Religiosas, ajudar-nos-ão arenovar a nossa presença carismática na Igreja e na sociedade.

Para viver esta Semana, preparámos um cartaz alusivo e este opúsculo, que serão distribuídos por todas as paróquias, através dos serviços diocesanos da pastoral das vocações. Cabe aossecretariados regionais da CIRP fazer chegar os mesmos materiais a todas as comunidades religiosas e institutos seculares.

Além da mensagem tão relevante e interpeladora que D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro e Presidente da CEVM, partilha connosco, este opúsculo contém ainda uma sugestão devigília de oração e três propostas de meditação da Palavra, a partir dos textos litúrgicos da Festa da Apresentação de Maria. A oração Consagração do Cardeal Van Thuan, notável testemunha da
esperança e tão citado pelo Papa Bento XVI na encíclica “Spe salvi” sobre a esperança, encerrará este conjunto de subsídios, qual achega para celebrarmos e vivermos, de forma solidária e emcomunhão, esta Semana do Consagrado.

Que Maria, Mãe da Esperança, continue a suscitar em nós dinamismos solidários de testemunhas da esperança!


P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, scj
Presidente da CIRP



PARA VER OS MATERIAIS DA SEMANA DO CONSAGRADO, CLIQUE AQUI.

Sem comentários: