Vamos começar um novo tempo litúrgico, o principal ciclo Quaresma-Páscoa que dura 90 dias.
Vamos vivê-lo “Passo a passo”. Firma os teus Passos, nesta caminhada. São vários os sinais que nos vão ambientar para ajudar a expressar e a renovar atitudes que nos levem a uma maior vivência do Mistério Pascal na nossa vida.
O primeiro sinal, logo no 1º dia, é o da cinza, sinal do nosso pecado e da nossa vida sem ideal cristão, mas também sinal de convite a ser humildes e abrir o coração a Deus, para um renascimento espiritual, pelo Amor do Pai, pelo Perdão do Filho e pela Força do Espírito Santo.
Outro sinal são cânticos mais apropriados, suprimindo o Glória e o Aleluia. A cor roxa das vestes e a ausência de flores.
Mas para firmares os teus passos nesta caminhada, o Patriarca de Lisboa vem com a sua mensagem desafiar-nos a “intensificar a oração a partir da Palavra de Deus”. Vamos pois redescobrir a dimensão orante na vida de cada um.
Para cada semana foi escolhida uma atitude, tendo em conta as leituras dominicais. Estas atitudes deverão servir de mote para a reflexão do evangelho na eucaristia, desafiando cada um à vivência e ao aprofundamento durante a semana.
Unimo-nos num símbolo que é a Cruz. Para que seja visível por toda a comunidade que há um caminho a percorrer e que este se vai construindo ao longo do tempo. Com o envolvimento de todos, apresentamos um símbolo comunitário, presente nas igrejas onde celebramos os domingos.
A CRUZ é o centro desta caminhada, é o símbolo da salvação.
Ela apresenta-se na Quaresma roxa, onde vamos colocar a atitude proposta para cada semana.
Vamos todos ajudar-nos a “Firmar os teus passos”:
1º Confia;
2º Descobre;
3º Dá;
4º Crê;
5º Transforma;
6º Entrega…
... para “Afirmar a tua Fé” na Páscoa.
Este é o tempo da escuta da Palavra de Deus. Eis o que nos diz o Senhor: “Convertei-vos a Mim de todo o coração!”.
A quaresma é o tempo apropriado para mudar de mentalidade e nos deixarmos guiar pela Palavra de Deus. “Este é o tempo favorável; este é dia da Salvação!”.
Vem iniciar a Quaresma !
Fonte: P. Batalha (Farol de Luz)
Sem comentários:
Enviar um comentário