segunda-feira, 21 de março de 2011

Carta do Assessor Nacional - Eleição do Novo Conselho Nacional da JMV (2011)


A Juventude Mariana Vicentina é uma associação de jovens leigos que vivem e aprofundam a fé no seio da Igreja. Os seus fins (art. 5, Estatutos Nacionais), como certamente recordais, são: § 1.º Educar na fé e na vida de oração todos os seus membros, assumindo a espiritualidade do Magnificat; § 2º Suscitar nos seus membros o espírito missionário e o apostolado em favor dos pobres, vítimas da pobreza espiritual e material, principalmente jovens; § 3.º Preparar bem os membros, pessoal e colectivamente, para colaborar, no seio da Igreja e da sociedade, com os agentes de pastoral, segundo as orientações da Igreja universal e local; §4.º Trabalhar na promoção pessoal dos seus associados e na ajuda à melhoria da so¬ciedade, através de toda a espécie de meios culturais e recreativos.

Caros jovens, vós sois os protagonistas deste “filme”. Não vos contenteis com uma acção secundária. Vamos iniciar um processo muito importante para a vida da JMV nos próximos anos. A eleição do Presidente, Secretário e Tesoureiro Nacionais é um momento muito sério e uma oportunidade para mostrarmos a vitalidade, amor e responsabilidade com esta associação.

Os jovens eleitos devem revelar algumas características. Permiti que vos recorde algumas:
  • Um jovem que vive a experiência de Deus, comprometido com o seu crescimento pessoal, em busca da maturidade na fé, que fez a opção pela evangelização dos jovens, realizando assim a sua própria vocação por meio deste serviço;
  • Um jovem de Igreja: vive a dimensão comunitária da fé, fazendo parte da mesma;
  • Um jovem que tenha demonstrado capacidade de organização, coordenação e comunicação;
  • Um jovem activo na Associação e que tenha dado mostras de ter assumido os seus serviços com responsabilidade;
  • Um jovem em contínua formação, que busca capacitar-se cada vez mais para servir os outros o melhor possível;
  • Um jovem que ama intensamente a Associação e, por isso, conhece e vive a espiritualidade, objectivos e carisma da JMV;
  • Um jovem que se deixa guiar pelo Espírito Santo, a exemplo de Maria; que vive e testemunha a mensagem transmitida por Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré.

A animação, coordenação, evangelização e a promoção da unidade da JMV assume importância primordial. Os jovens que o Espírito Santo, por vosso intermédio, chamar a desempenhar estes serviços devem ser capazes de o realizar. Esta será a forma de viverem a sua vocação cristã, mariana, vicentina e missionária. Não vos deixeis conduzir apenas e só pelo afecto. Procurai que cada uma das regiões se sinta representada.

Estes serviços não exigem somente uma boa preparação humano-espiritual e a disposição de meios adequados. Requer mais. Requer um grande amor, disponibilidade de tempo, preocupação, interesse, respeito pela diversidade, proximidade, carinho, entrega… Todo o ministro deve ser como o mel: atrair sempre as pessoas para Deus e tornar atraente o trabalho. Da diligência dos ministros vai depender o funcionamento e os frutos do novo Conselho Nacional.
Animo-vos a que promovais uma grande participação dos Centros Locais neste momento eleitoral e que o façais em ambiente de oração, procurando perscrutar aquilo que o Espírito diz à Associação. Ó Maria concebida sem pecado. Rogai por nós que recorremos a vós.


"O tempo é hoje!"


p. Fernando, cm
(Assessor Nacional)


Sem comentários: