quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Jornadas do Clero em Mem Soares, de 25 a 27 Janeiro 2010



Decorreram nos passados dias 25, 26 e 27 de Janeiro, na Casa Diocesana de Mem Soares, as Jornadas do Clero que tiveram, como todos os anos, a principal finalidade de colaborar com os Sacerdotes e Diáconos na sua formação permanente e de lhes oferecer instrumentos para o efeito.
Este ano as Jornadas estiveram subordinadas ao tema "PASTORES EM NOME DO ÚNICO PASTOR" e a avaliação final, feita por cada participante, revela a importância destes momentos como necessários e francamente positivos.

O primeiro dia iniciou, após a oração conjunta, as palavras de abertura da organização e do nosso Bispo, com dois pequenos filmes: "Ser Padre - formas e vivências" que apresentou um conjunto de testemunhos de Sacerdotes sobre a sua vida, e "Porquê dizer sim a Deus" que apresentou as razões de algumas dezenas de jovens para dizerem sim a Deus e com Ele comprometerem as suas vidas.
Logo de seguida o nosso P. Amândio Mateus conduziu-nos por um percurso de reflexão sobre a Igreja partindo sempre da interrogação "Igreja que dizes de ti mesma?" Ajudou-nos a perceber a Igreja como Mistério e Sacramento e, por isso, como continuando-se na história e como continuando na história a ser sinal de Deus e a conduzir para Deus.
A tarde foi toda ela dedicada à Web. "A Igreja, a Web e as redes sociais" pelo Dr. Pedro Ranheta, e "Recursos cristãos e de vida espiritual na Web" pelo nosso P. Nuno Folgado, foram os temas da tarde.
O primeiro ajudou-nos a perceber a importância de vivermos, como Igreja, num mundo em comunicação permanente e imediata. São extraordinários os recursos pastorais que a Web pode trazer à missão da Igreja.
O segundo conduziu-nos por algumas páginas da Web para sublinhar em cada uma alguns instrumentos práticos e muito úteis para a missão que cada cristão e cada padre levam a efeito no dia-a-dia.

O segundo dia foi todo dedicado à reflexão sobre a terceira idade. O primeiro tema do dia "Uma leitura e caracterização da terceira idade" ajudou a perceber necessidades e valores da terceira idade. É bom sinal chegar a velho. A alternativa é muito mais limitada. Ajudou na reflexão deste tema a Enf.ª Dra. Paula Oliveira que, com uma extraordinária capacidade prática, ajudou a encontrar na vida quotidiana os sinais que caracterizam a terceira e mesmo a quarta idade. Aumenta a fragilidade, aumenta o desgaste, as forças não são as mesmas, mas aumenta a experiência e aumenta a visão de conjunto.

Logo de seguida foi tempo para um painel onde a questão em foco era a de perceber que chegar à velhice não é equivalente a ser descartável e dispensável da vida da sociedade e, sobretudo, da Comunidade cristã. Falaram neste painel o P. Narciso Alves, um Sacerdote com 92 anos e que se mantém como Capelão da Misericórdia em Abrantes; o Cón.º José da Graça, Pároco de Abrantes, em cuja Paróquia dinamiza organismos de auxílio e apoio à terceira idade e aos mais solitários; e o P. Alberto Tapadas, actualmente Pároco de Envendos, e que enquanto Seminarista participou numa experiência denominada "Banco de tempo" e que tem como principal finalidade trocar "tempos" com quem mais precisa e quando mais precisa. Todos podemos dar algo e todos temos, às vezes, necessidades de algo. O "Banco" ajuda a que as necessidades e as ofertas se inter-ajudem.
A tarde deste dia começou com a intervenção do P. Carlos Almeida, Pároco de Alferrarede, em que ficou claro, no campo da evangelização e da pastoral, como deve ser uma relação de ajuda. Através de exemplos práticos e inter-agindo com a assembleia ajudou a perceber e perspectivar o que será uma relação pastoral de ajuda e de que forma os Sacerdotes a podem colocar em prática.
O final da tarde foi dedicado a algo diferente, em contexto de Jornadas, mas tido como importante. Aproveitando o contexto dos 90 anos da chegada de José Régio à cidade de Portalegre, os Sacerdotes presentes visitaram a Casa Museu de José Régio onde, a certa altura, se detiveram diante da "...Nossa Senhora de madeira arrancada a um qualquer Calvário de Capela ... teus filhos somos nós!".
O dia terminou com um filme após o jantar. "Os Miseráveis", adaptação do Livro de Vitor Hugo, foi a escolha. Aí se vislumbrou como a acção de um homem bom pode ter implicação na vida de muita gente.

O último dia foi dedicado à juventude. O P. Rui Jorge Melo Barnabé, de Aveiro, ajudou-nos a caracterizar a juventude do nosso tempo e a perceber as suas reacções bem como o que pedem à Igreja. E o nosso P. Nuno Folgado, director do Secretariado da Juventude e Vocações, ajudou-nos a entender o que a Igreja pede aos jovens e o que tem para lhes oferecer.

Após o almoço foi tempo de ouvir desafios à Igreja e à vida dos Presbíteros pelo Engenheiro Paulo Miguel Pereira da Silva, Presidente do Conselho de Administração da Renova e cristão de profundas convicções, como mostrou. Com uma perspectiva absolutamente optimista e de esperança ajudou a ver como o Ministério do Sacerdote é belo, bonito e bom.
As Jornadas terminaram com as palavras do nosso Bispo, D. Antonino Dias, que sublinhou a importância da presença e acção dos Sacerdotes nas suas Comunidades.


Fonte: http://www.ano-sacerdotal.blogspot.com

Sem comentários: