segunda-feira, 14 de setembro de 2009

V Encontro Nacional da Família Vicentina




Com o tema «Anunciar Jesus Cristo no Mundo em Mudança»


Todos os anos, 5 de Outubro, é o dia da Família Vicentina. De norte a sul e passando pelas Ilhas, muitos são aqueles que acorrem a Fátima para cimentar e fortalecer o sentido de pertença e para celebrar os fundadores e os acontecimentos festivos.

A «Família Vicentina» é constituída por todos os Institutos de Vida Consagrada e Grupos laicais fundados por Vicente de Paulo ou inspirados no seu carisma e obra.

No mundo, são mais de duas centenas, e em Portugal, há sete ramos desta família.

O tema geral deste ano: “Anunciar Jesus Cristo no Mundo em Mudança”, está divido em dois sub-temas: “Visão Sociológica e Respostas Evangélicas”, tratado por Carlos Liz, e “Desafios e Compromissos Vicentinos”, apresentado pelo Pe. Manuel Nóbrega.

A tarde, tem dois momentos fortes: Tempo de Festa Jubilar (a SSVP, celebra 150 anos, em Portugal; a AMM, vive o Centenário da sua criação; e a JMV, festeja os 25 anos,de nascimento, no nosso país) e a Eucaristia, presidida por D. Augusto César, Bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco.

Neste ano sacerdotal, e a partir de 27 de Setembro, festa litúrgica de S. Vicente de Paulo (1581-1660), a Família Vicentina começa a viver o ano Jubilar dos 350 anos do falecimento deste sacerdote exemplar na vivência da evangelização e da caridade. Também se inicia a celebração de idêntico jubileu da Páscoa de Luísa de Marillac (1591-1660), co-fundadora das Filhas da Caridade e patrona de todas as obras sociais e caritativas.



Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: