sábado, 15 de dezembro de 2012

Liturgia do III Domingo do Tempo do Advento, 16.12.2012





III DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO - ANO C
16 de dezembro de 2012


O tema deste 3º Domingo pode girar à volta da pergunta: “e nós, que devemos fazer?” Preparar o “caminho” por onde o Senhor vem significa questionar os nossos limites, o nosso egoísmo e comodismo e operar uma verdadeira transformação da nossa vida no sentido de Deus.

O Evangelho sugere três aspectos onde essa transformação é necessária: é preciso sair do nosso egoísmo e aprender a partilhar; é preciso quebrar os esquemas de exploração e de imoralidade e proceder com justiça; é preciso renunciar à violência e à prepotência e respeitar absolutamente a dignidade dos nossos irmãos. O Evangelho avisa-nos, ainda, que o cristão é “baptizado no Espírito”, recebe de Deus vida nova e tem de viver de acordo com essa dinâmica.

A primeira leitura sugere que, no início, no meio e no fim desse “caminho de conversão”, espera-nos o Deus que nos ama. O seu amor não só perdoa as nossas faltas, mas provoca a conversão, transforma-nos e renova-nos. Daí o convite à alegria: Deus está no meio de nós, ama-nos e, apesar de tudo, insiste em fazer caminho connosco. A segunda leitura insiste nas atitudes correctas que devem marcar a vida de todos os que querem acolher o Senhor: alegria, bondade, oração.



---- 


 Para ver as Leituras do III Domingo do Tempo de Advento, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do III Domingo do Tempo de Advento, clique AQUI.

Para ver uma Reflexão sobre o Evangelho do III Domingo do Tempo de Advento, clique AQUI.


Fontes: 
A Caminho 
Beneditinos 
Dehonianos 
SDPL Viseu

Sem comentários: