sábado, 29 de dezembro de 2012

Liturgia da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, 30.12.2012





FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
Domingo dentro da Oitava do Natal - ANO C 
30 de dezembro de 2012


As leituras deste domingo complementam-se ao apresentar as duas coordenadas fundamentais a partir das quais se deve construir a família cristã: o amor a Deus e o amor aos outros, sobretudo a esses que estão mais perto de nós – os pais e demais familiares.

O Evangelho sublinha, sobretudo, a dimensão do amor a Deus: o projecto de Deus tem de ser a prioridade de qualquer cristão, a exigência fundamental, a que todas as outras se devem submeter. A família cristã constrói-se no respeito absoluto pelo projecto que Deus tem para cada pessoa.

A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos de todos os que vivem “em Cristo” e aceitaram ser Homem Novo. Esse amor deve atingir, de forma mais especial, todos os que connosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.

A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais. É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.



---- 


 Para ver as Leituras da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, clique AQUI.

Para ver o Evangelho da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, clique AQUI.

Para ver uma Reflexão sobre o Evangelho da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, clique AQUI.


Fontes: 
A Caminho 
Beneditinos 
Dehonianos 
SDPL Viseu



Sem comentários: