Queridos amigos:
Temos a ocasião de refletir juntos sobre o assunto da Quaresma.
Em efeito, é um tempo favorável para renovar com a ajuda da Palavra de Deus e os sacramentos, nosso itinerário de fé. É um processo continuo de conversão, um curso espiritual iluminado pela celebração da Vigília Pascual, onde o Batismo ganha grande importância.
A mensagem de quaresma do Santo Padre Bento XVI nos descreve um itinerário de quaresma centrado no encontro com Cristo:
“Tenhamos consideração uns com os outros, para nos estimular no amor e nas boas obras.” Hebreus 10, 24 (Cf Mensagem do Papa para a Quaresma)
Em sua mensagem, o Papa enfatizou três aspetos da vida cristã; a ATENÇÃO AO OUTRO, a RECIPROCIDADE e a SANTIDADE PESSOAL.
Somos capazes, particularmente, de colaborar com signos visíveis e eficazes à realidade de todos os dias, à realidade de todos?
O Santo Padre nos convida a viver uma Quaresma “concreta”, que se define na carta aos Hebreus, por meio de uma vida concreta com as três virtudes teologais. Se inclui a aproximação do Senhor “com um coração sincero e na plenitude da FE” (v 22), de guardar inevitavelmente a “confissão da Esperança” (v23) prestando constantemente a atenção ao exercício com nossos irmãos “a caridade e as boas obras” (v 24).
A prática destas três virtudes não quer se expressar somente por fora, mas ante tudo por dentro, e isso se pode viver na participação de diferentes liturgias e na oração comunitária, a aceitação do outro, a aceitação da correção fraterna.
Sintamo-nos conscientes desta missão, de levar à Igreja ao mundo. No tenhamos medo comprometer-nos com mais zelo.
Com esta mensagem do Santo Padre, retiramo-nos durante quarenta dias, nos deixemos levar ao deserto, nos deixemos instruir pelo Senhor na provação como na experiência do amor paternal de DEUS.
Esta é também a ocasião para que durante esta preparação possamos seguir a Jesus no mistério de sua Paixão, insistir sobre o sentido de três elementos importantes e necessários: a ORACÃO, a RECONCILIAÇÃO e A PARTILHA.
Que as realizemos com mais claridade, se damos más tempo à oração pomos a Deus no centro de nossas vidas!
Com esta penitência que começa na quarta-feira de cinza, que esta busca de conversão progressiva nos ajude a reviver o Fogo do amor de Deus em nossos corações.
E que durante este período, símbolo de privações, jejuns…, que sejamos guiados a ter más fome de DEUS.
E que nossa compartilhar no seja somente do que temos, mas principalmente do que somos.
Com este estilo de Vida dos Vicentinos, marcado pelas virtudes vicentinas: o Zelo apostólico, a Mortificação, o Dom de si, a Simplicidade, a Humildade, a Doçura, a Caridade… deixemo-nos guiar e ajudar a encontrar-nos e reencontrar-nos como filhos do Padre, e acompanhar a Cristo até o dom total de si mesmo, o tempo de uma preparação na experiência fundamental da morte e da ressurreição que nós vamos viver com Cristo no mistério da Páscoa.
Desejamos a todos que vivam um feliz e santo tempo de quaresma!
Sem comentários:
Enviar um comentário