segunda-feira, 12 de março de 2012

Mensagem de Quaresma do Secretariado Internacional da JMV




Queridos amigos: 

Temos a ocasião de refletir juntos sobre o assunto da Quaresma. 

Em efeito, é um tempo favorável para renovar com a ajuda da Palavra de Deus e os sacramentos, nosso itinerário de fé. É um processo continuo de conversão, um curso espiritual iluminado pela celebração da Vigília Pascual, onde o Batismo ganha grande importância. 

A mensagem de quaresma do Santo Padre Bento XVI nos descreve um itinerário de quaresma centrado no encontro com Cristo: 

 “Tenhamos consideração uns com os outros, para nos estimular no amor e nas boas obras.” Hebreus 10, 24 (Cf Mensagem do Papa para a Quaresma) 

Em sua mensagem, o Papa enfatizou três aspetos da vida cristã; a ATENÇÃO AO OUTRO, a RECIPROCIDADE e a SANTIDADE PESSOAL. 

 Somos capazes, particularmente, de colaborar com signos visíveis e eficazes à realidade de todos os dias, à realidade de todos? 

 O Santo Padre nos convida a viver uma Quaresma “concreta”, que se define na carta aos Hebreus, por meio de uma vida concreta com as três virtudes teologais. Se inclui a aproximação do Senhor “com um coração sincero e na plenitude da FE” (v 22), de guardar inevitavelmente a “confissão da Esperança” (v23) prestando constantemente a atenção ao exercício com nossos irmãos “a caridade e as boas obras” (v 24). 

A prática destas três virtudes não quer se expressar somente por fora, mas ante tudo por dentro, e isso se pode viver na participação de diferentes liturgias e na oração comunitária, a aceitação do outro, a aceitação da correção fraterna. 

Sintamo-nos conscientes desta missão, de levar à Igreja ao mundo. No tenhamos medo comprometer-nos com mais zelo. 

Com esta mensagem do Santo Padre, retiramo-nos durante quarenta dias, nos deixemos levar ao deserto, nos deixemos instruir pelo Senhor na provação como na experiência do amor paternal de DEUS. 

Esta é também a ocasião para que durante esta preparação possamos seguir a Jesus no mistério de sua Paixão, insistir sobre o sentido de três elementos importantes e necessários: a ORACÃO, a RECONCILIAÇÃO e A PARTILHA. 

Que as realizemos com mais claridade, se damos más tempo à oração pomos a Deus no centro de nossas vidas! 

Com esta penitência que começa na quarta-feira de cinza, que esta busca de conversão progressiva nos ajude a reviver o Fogo do amor de Deus em nossos corações. 

E que durante este período, símbolo de privações, jejuns…, que sejamos guiados a ter más fome de DEUS. 

E que nossa compartilhar no seja somente do que temos, mas principalmente do que somos. 

Com este estilo de Vida dos Vicentinos, marcado pelas virtudes vicentinas: o Zelo apostólico, a Mortificação, o Dom de si, a Simplicidade, a Humildade, a Doçura, a Caridade… deixemo-nos guiar e ajudar a encontrar-nos e reencontrar-nos como filhos do Padre, e acompanhar a Cristo até o dom total de si mesmo, o tempo de uma preparação na experiência fundamental da morte e da ressurreição que nós vamos viver com Cristo no mistério da Páscoa. 

Desejamos a todos que vivam um feliz e santo tempo de quaresma!



Sem comentários: