segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Semana Nacional da Educação Cristã 2011



A Igreja Católica em Portugal assinala, até ao próximo domingo, a Semana Nacional da Educação Cristã, que tem como tema «Família, transmissão e educação da fé».

No documento que apresenta o tema, a Comissão Episcopal da Educação Cristã (CEEC) manifesta a sua preocupação com as “dificuldades” que se colocam às famílias, incluindo “leis civis” que não as respeitam, antes as “agridem”.

“Se este processo não for contrariado, a família vai-se tornando, pouco a pouco, uma instituição frágil, desagregada e socialmente irrelevante”, pode ler-se.

Os bispos da CEEC destacam a “missão da família cristã no processo educativo dos filhos e na transmissão e educação da fé” e como “espaço de valores morais, de oração, reconciliação, abertura a projetos de vida e a compromissos apostólicos”.

Esta temática estará em estudo nas Jornadas Nacionais de Catequistas, que se inserem no programa da Semana Nacional da Educação Cristã e decorrem entre os dias 7 e 9 de outubro, em Fátima.

A nota pastoral indica também que uma das tarefas da família, “de importância decisiva para a sociedade e para a Igreja, é o dever irrenunciável dos pais da educação dos seus filhos em todos os aspetos e da transmissão da fé”.

Nesta Semana Nacional de Educação Cristã, a CEEC quer “sublinhar a importância da ligação entre família e educação da fé”.

Admitindo que o “dia a dia de muitas famílias é hoje complexo e difícil”, os bispos afirmam que “catequese na paróquia e aula de Educação Moral e Religiosa nas escolas são atos complementares, que não se substituem um ao outro”.

“O programa da catequese paroquial, ao longo de dez anos, e o do ensino religioso nas escolas ao longo de doze anos, precedidos ambos do despertar da fé no seio da família e no Jardim de Infância, não dispensam a participação possível dos pais no processo educativo”, refere a CEEC.

O documento conclui-se com votos de que a Semana Nacional de Educação Cristã “constitua um estímulo e um contributo para as famílias cristãs e para as comunidades educativas, paróquia e escola”.

A temática desta Semana foi apresentada pelo semanário Agência Ecclesia, num dossier sobre Educação Cristã.

As iniciativas que a assinalam são apresentadas no novo portal educris.com, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, onde os vários setores da educação cristã se dão a conhecer e informam sobre as iniciativas que promovem.


Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: