domingo, 9 de outubro de 2011

Liturgia do XXVIII Domingo do Tempo Comum, 09.10.2011



XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano A
09 de Outubro de 2011


A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem do “banquete” para descrever esse mundo de felicidade, de amor e de alegria sem fim que Deus quer oferecer a todos os seus filhos.

Na primeira leitura, Isaías anuncia o “banquete” que um dia Deus, na sua própria casa, vai oferecer a todos os Povos. Acolher o convite de Deus e participar nesse “banquete” é aceitar viver em comunhão com Deus. Dessa comunhão resultará, para o homem, a felicidade total, a vida em abundância.

O Evangelho sugere que é preciso “agarrar” o convite de Deus. Os interesses e as conquistas deste mundo não podem distrair-nos dos desafios de Deus. A opção que fizemos no dia do nosso baptismo não é “conversa fiada”; mas é um compromisso sério, que deve ser vivido de forma coerente.

Na segunda leitura, Paulo apresenta-nos um exemplo concreto de uma comunidade que aceitou o convite do Senhor e vive na dinâmica do Reino: a comunidade cristã de Filipos. É uma comunidade generosa e solidária, verdadeiramente empenhada na vivência do amor e em testemunhar o Evangelho diante de todos os homens. A comunidade de Filipos constitui, verdadeiramente, um exemplo que as comunidades do Reino devem ter presente.



---------------------------------



Para ver as Leituras do XXVIII Domingo do Tempo Comum, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do XXVIII Domingo do Tempo Comum, clique AQUI.

Para ver uma reflexão sobre o Evangelho do XXVIII Domingo do Tempo Comum clique AQUI.



Fontes:
Beneditinos
Dehonianos
SDPL Viseu

Sem comentários: