quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vaticano: Papa convida jovens a descobrirem a fé cristã




Bento XVI diz que o catecismo deve ser conhecido como «um informático conhece o sistema operativo de um computador»

Bento XVI convidou os jovens de todo o mundo a descobrirem a fé cristã, conhecendo os ensinamentos da Igreja Católica como “um informático conhece o sistema operativo de um computador”.

A comparação faz parte do prefácio da obra «Youcat», um documento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2011 (JMJ), que vai ter lugar em Madrid, Espanha, no próximo mês de Agosto, com a presença de dezenas de milhares de participantes e do próprio Papa.

“Algumas pessoas dizem-me que o catecismo não interessa à juventude de hoje, mas eu não acredito nessa afirmação e tenho certeza de que estou certo. A juventude não é tão superficial como muitos dizem, os jovens querem saber o que é realmente a vida”, escreve Bento XVI.

Segundo o Papa, o catecismo, obra que contém as formulações essenciais da doutrina cristã, “interessante porque nos fala do nosso próprio destino e, portanto, está intimamente relacionado com cada um de nós”.

“Espero que muitos jovens se deixem cativar por esse livro”, deseja Bento XVI.

Segundo a «Rádio Vaticano», a obra «Youcat», com cerca de 300 páginas, disponível em sete línguas, apresenta um conjunto de perguntas e respostas sobre as “verdades de fé contidas no Catecismo da Igreja Católica”.

A iniciativa partiu dos bispos austríacos, liderados pelo cardeal Christoph Schoenborn, visando oferecer aos participantes na JMJ uma espécie livro de bolso sobre a fé.

Teólogos, peritos na catequese e juventude criaram o «Youcat», um catecismo jovem em quatro capítulos: «Em que acreditamos», «A celebração do mistério cristão», «A Vida de Cristo» e «A Oração na vida cristã».


Fonte: Cristo Jovem


Sem comentários: