sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Banco Alimentar em nova campanha





Os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à solidariedade dos portugueses para mais uma recolha de alimentos nos dias 27 e 28 deste mês.

Através da doação de alimentos, as comunidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Beja, Aveiro, Abrantes, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu, Viana do Castelo, e das ilhas de São Miguel e Terceira estão convidadas a ajudar as famílias mais carenciadas.

Voluntários devidamente identificados estarão à porta de 1147 estabelecimentos comerciais.

Só este ano, as iniciativas promovidas pelos 17 Bancos Alimentares, a nível nacional, já permitiram prestar auxílio a mais de 280 mil pessoas.

O fruto desta Campanha, como habitualmente, será distribuído de imediato, a nível local, a todos aqueles que tenham carências alimentares comprovadas, num esforço que contará com o contributo de mais de 30 mil voluntários (para a recolha) e 1800 instituições de Solidariedade Social (para a distribuição).

De acordo com um estudo publicado no site do Banco Alimentar, um em cada quatro pobres do país não come, pelo menos, um dia por semana.

Este trabalho, realizado pela Universidade Católica em parceria com os Bancos Alimentares e a Entreajuda, contou com a participação de 15 mil inquiridos.

Mais de 20 por cento não conseguiam armazenar comida suficiente até ao final do mês, por não terem dinheiro.

Porto, com (com 73 137 carenciados a receber apoio alimentar), Lisboa, (72 155) Aveiro (30 000) e Setúbal (33 600) são actualmente as zonas mais apoiadas pelas campanhas do Banco Alimentar.

Em simultâneo decorre até dia 5 de Dezembro, a Campanha “Ajuda que Vale”, que permite a recolha de alimentos sob a forma de vales que representam alguns produtos básicos à alimentação, como azeite, óleo, leite, salsichas e atum. Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, ‘1 litro de azeite’, ‘1 litro de leite’, etc.).

Na última Campanha de Recolha de Alimentos realizada em Maio deste ano (entre os dias 29 e 30) foram recolhidas 1948 toneladas de géneros alimentares, correspondendo a um acréscimo de 3,9% face à quantidade recolhida na mesma campanha de 2009.

Os Bancos Alimentares Contra a Fome distribuem, ao longo de todo o ano, os géneros alimentares recorrendo a Instituições de Solidariedade Social por si seleccionadas e acompanhas em permanência.

Incentivam as visitas domiciliárias e o acompanhamento muito próximo e individualizado de cada pessoa ou família necessitada por estas instituições, de forma a ser possível efectuar, em simultâneo, um verdadeiro trabalho de inclusão social.


Fonte: Agência Ecclesia


Sem comentários: