domingo, 18 de abril de 2010

18-25 ABRIL | 47ª Semana das Vocações


Começa este Domingo a 47.ª Semana das Vocações da Igreja Católica, numa época em que ela se confronta com um reduzido número de ordenações sacerdotais e com a diminuição das consagrações religiosas.

Até 25 de Abril – Dia Mundial de Oração pelas Vocações – as paróquias e instituições eclesiais vão realizar iniciativas e celebrações baseadas num guião preparado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional de Portalegre e Castelo Branco.

O tema escolhido para este ano – “O testemunho suscita vocações” – baseia-se nos relatos de vivências de padres e consagrados para convidar os fiéis, sobretudo os jovens, a pensarem na possibilidade de dedicarem totalmente a sua vida a Deus.

Para o presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, que organiza as actividades desta Semana, Jesus é o autor do chamamento (palavra que traduz o termo “vocação”) e é ele que oferece “o belo testemunho de uma vida dada a cumprir o projecto do Pai por amor da Humanidade”.

“Já Paulo VI afirmava que o mundo de hoje precisa mais de testemunhas do que de mestres e, se agradece e admira os mestres é porque eles testemunham com a vida a verdade do que ensinam”, recorda D. António Francisco dos Santos.

Na mensagem para a Semana das Vocações, o bispo de Aveiro sublinha que “a história pessoal da vocação e a vida cristã das comunidades dizem-nos que é essencial o testemunho dos sacerdotes e dos consagrados (as) no despertar da vocação e na fidelidade e generosidade dos chamados”.

Além da coerência entre actos e palavras dos padres e religiosos, o prelado diz que a Igreja responde ao “reduzido número das ordenações sacerdotais e de diminuição das consagrações religiosas” com a “esperança”, o “acolhimento” das famílias e o “ambiente” das comunidades e organismos eclesiais.


“Olha bem à tua volta, há mais gente como tu”

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios está consciente da importância das redes sociais da Internet no estilo de vida dos jovens e nas suas relações, pelo que este ano decidiu reforçar a sua presença no “Myspace” a fazer uma “grande aposta” no “Facebook”.

A expressão “Olha bem à tua volta, há mais gente como tu”, associada a esta Semana, quer estimular os jovens a estabelecer contacto naqueles sites com outras pessoas que já responderam afirmativamente ao chamamento a uma vida consagrada ou que consideram essa hipótese.

Com aquelas plataformas, os utilizadores podem escrever comentários, descarregar orações, visionar vídeos e carregar fotos, interagindo com testemunhos de padres e religiosos através de formas alternativas à narrativa oral.

As redes sociais permitem ainda afastar a ideia de solidão que pode ser inerente à inquietação vocacional, realçando o facto de o chamamento à vida religiosa se tratar de uma opção tomada por muitas pessoas que já assumiram esse compromisso ou que também se interrogam sobre ele.


Subsídios para a Semana das Vocações

Mensagem de Bento XVI
Mensagem do presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, D. António Francisco dos Santos
Oração
Proposta de reflexão para os sacerdotes
Comunicado de imprensa da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios



Fonte: Ecclesia

Sem comentários: