sábado, 28 de fevereiro de 2009

Liturgia da Eucaristia de Domingo, 01.03.2009



A BOA NOVA LIBERTA DE TODAS AS ESCRAVIDÕES






1º Domingo do Tempo da Quaresma - Ano B
1 de Março de 2009




No primeiro Domingo do Tempo da Quaresma, a liturgia garante-nos que Deus está interessado em destruir o velho mundo do egoísmo e do pecado e em oferecer aos homens um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.

A primeira leitura é um extracto da história do dilúvio. Diz-nos que Jahwéh, depois de eliminar o pecado que escraviza o homem e que corrompe o mundo, depõe o seu “arco de guerra”, vem ao encontro do homem, faz com ele uma Aliança incondicional de paz. A acção de Deus destina-se a fazer nascer uma nova humanidade, que percorra os caminhos do amor, da justiça, da vida verdadeira.

No Evangelho, Jesus mostra-nos como a renúncia a caminhos de egoísmo e de pecado e a aceitação dos projectos de Deus está na origem do nascimento desse mundo novo que Deus quer oferecer a todos os homens (o “Reino de Deus”). Aos seus discípulos Jesus pede – para que possam fazer parte da comunidade do “Reino” – a conversão e a adesão à Boa Nova que Ele próprio veio propor.

Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de Pedro recorda que, pelo Baptismo, os cristãos aderiram a Cristo e à salvação que Ele veio oferecer. Comprometeram-se, portanto, a seguir Jesus no caminho do amor, do serviço, do dom da vida; e, envolvidos nesse dinamismo de vida e de salvação que brota de Jesus, tornaram-se o princípio de uma nova humanidade.




Clique na imagem para ver uma reflexão sobre o Evangelho do próximo Domingo




Fontes:
http://faroldeluz.wordpress.com
http://www.acaminho.net
http://www.agencia.ecclesia.pt


1 comentário:

JMVPAIALVO disse...

oi pessoal..
gostamos do vosso blog
Juventude Mariana Vicentina De Paialvozinho