sexta-feira, 29 de agosto de 2008

EUCARISTIA de Domingo 31.01.2008



A "LOUCURA DA CRUZ"





22º Domingo do Tempo Comum - Ano A
31 de Agosto de 2008


A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir a “loucura da cruz”: o acesso a essa vida verdadeira e plena que Deus nos quer oferecer passa pelo caminho do amor e do dom da vida (cruz).


Na primeira leitura, um profeta de Israel (Jeremias) descreve a sua experiência de “cruz”. Seduzido por Jahwéh, Jeremias colocou toda a sua vida ao serviço de Deus e dos seus projectos. Nesse “caminho”, ele teve que enfrentar os poderosos e pôr em causa a lógica do mundo; por isso, conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição… É essa a experiência de todos aqueles que acolhem a Palavra de Jahwéh no seu coração e vivem em coerência com os valores de Deus.


A segunda leitura convida os cristãos a oferecerem toda a sua existência de cada dia a Deus. Paulo garante que é esse o sacrifício que Deus prefere. O que é que significa oferecer a Deus toda a existência? Significa, de acordo com Paulo, não nos conformarmos com a lógica do mundo, aprendermos a discernir os planos de Deus e a viver em consequência.


No Evangelho, Jesus avisa os discípulos de que o caminho da vida verdadeira não passa pelos triunfos e êxitos humanos, mas passa pelo amor e pelo dom da vida (até à morte, se for necessário). Jesus vai percorrer esse caminho; e quem quiser ser seu discípulo tem de aceitar percorrer um caminho semelhante.




Clica na imagem para acederes à
REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO


Fonte: http://faroldeluz.wordpress.com/

O ensaio dos cânticos para a Eucaristia terá início às 11h.
Deixamos, aqui, a lista dos cânticos, para quem quiser ir preparando:


  • Entrada - A ti meus hinos (35)

  • Acto Penitencial - 224

  • Aleluia - 11

  • Ofertório - Abençoa (1)

  • Santo - 213

  • Cordeiro - 61

  • Comunhão - Pão do Céu (266)

  • Acção de Graças - És a minha vida (91)

  • Final - Eu te amo ó Senhor (107)

2 comentários:

Anónimo disse...

Sempre rápido e eficiente o nosso futuro vogal das novas tecnologias.
Só tenho pena que desta vez o Evangelho não tenha animação.

Anónimo disse...

Peço desculpa por não ter disponibilizado logo a reflexão sobre o Evangelho mas asseguro-vos que, neste momento, já se encontra disponível para consulta.
Espero que gostem!