quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mensagem do Pároco de Alferrarede, Padre Carlos Almeida, para a Semana Santa






Cântico do Servo 


Nestes dias de Semana Santa escutaremos alguns textos sagrados conhecidos como cânticos do servo do Senhor. Neles fazemos memória do mistério de Deus sofredor, do filho de Deus entregue à morte… e, ao celebrarmos estes mistérios antecipamos já a glória da sua ressurreição. Deixemos que durante esta Semana Santa a história desse servo que, para dar a vida entrega a sua, fale à nossa história. 

«Eis o meu servo, que Eu amparo, o meu eleito, que Eu preferi». (Is 42,1) 

Eleito por Deus. Como tu e eu. Eleitos porque somos únicos. Porque a nossa forma de ser, a palavra que pode sair dos nossos lábios, nada mais poderá pronunciar. Eleitos a partir de uma ternura que atravessa a eternidade para nos mostrar quanto importantes somos. Faz-me lembrar as lendas, os grandes clássicos da literatura ou até mesmo os mitos: o eleito tem uma missão. Nestes dias espreitamos a vida do “eleito” de Deus: Jesus. Ao mesmo tempo somos chamados a tomar consciência que também nós: eu e tu fomos eleitos por Ele, para levar a justiça às nações. Vês-te como eleito de Deus? Sentes que tens uma missão, hoje aqui e agora? Que queres responder? Que te apetece responder? 

«Foi maltratado, mas humilhou-se e não abriu a boca, como um cordeiro que é levado ao matadouro, ou como uma ovelha emudecida nas mãos do tosquiador». (Is 53, 7) 

Hoje em dia subsiste uma lógica que não nos conduz a lado nenhum. Uma lógica que apenas gera incomunicação, afastamento e solidão: a lógica do mais forte. A lógica da guerra. A lógica do ódio. A de uma verdade que se impõe pela força. A de quem constrói a partir do poder… Nestes tempos Jesus mostra-nos uma outra lógica. A de quem responde ao mal com o bem. A de quem faz silêncio diante da mentira, porque sabe que a verdade brotará sempre mais forte. A de quem não se vinga, mas mesmo assim não volta a cara ao injusto. A de quem, em lugar de lavar as mãos, as mancha e as suja ao tentar aliviar e limpar o que necessita ser transformado. A de quem, contra toda aparência, vencerá a morte. Como reages diante desta lógica? Gera-te paz, dá-te motivos, inquieta-te. Produz-te aceitação ou rejeição? 

«11Por causa dos trabalhos da sua vida verá a luz. O meu servo ficará satisfeito com a experiência que teve. Ele, o justo, justificará a muitos, porque carregou com o crime deles». (Is 53, 11) 

Coragem! A última palavra será a da vida. Por detrás da paixão vem a glória. Por detrás da cruz a ressurreição e o sepulcro vazio. As lágrimas darão espaço ao alívio. O desespero à esperança. Porque as histórias em Deus encaminham-se para a plenitude, que nada, nem a morte, pode vencer. Porque a justiça se alcançará, invencível, sobre o injusto. Isto, não apenas na outra vida. Acredito que é uma mensagem sobre o nosso hoje e o nosso agora. Sobre a vontade de lutar. Sobre a coragem para abraçar a vida em toda a sua intensidade. Sobre a consciência de que não vale a pena render-se. Porque Deus está connosco. Vives com esperança? 

Vives com fé na lógica invencível de que a vida se impõe? 

Padre Carlos Almeida


Sem comentários: