sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Liturgia do VII Domingo do Tempo Comum, 19.02.2012






VII DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B
19 de fevereiro 2012

A liturgia do 7º Domingo do Tempo Comum convida-nos, uma vez mais, a tomar consciência de que Deus tem um projecto de salvação para os homens e para o mundo. Esse projecto (que em Jesus se torna vivo, palpável, realmente libertador) é um dom de Deus que o homem deve acolher com fé. 

A primeira leitura fala-nos de um Deus que, em todos os momentos da história, está ao lado do seu Povo, a fim de o conduzir ao encontro da liberdade e da vida verdadeira. Sugere, no entanto, que o Povo necessita de percorrer um caminho de conversão e de renovação, antes de poder acolher a salvação/libertação que Deus tem para oferecer. 

O Evangelho retoma a mesma temática. Diz que, através de Jesus, Deus derrama sobre a humanidade sofredora e prisioneira do pecado a sua bondade, a sua misericórdia, o seu amor. Ao homem resta acolher o dom de Deus, ir ao encontro de Jesus e aderir a essa proposta libertadora que Jesus veio apresentar. 

A segunda leitura recomenda àqueles que aderiram à proposta de Jesus que vivam com coerência, com verdade, com sinceridade o seu compromisso, sem recurso a subterfúgios ou a lógicas de oportunidade.







Para ver as Leituras do VII Domingo do Tempo Comum, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do VII Domingo do  Tempo Comum , clique AQUI.

Para ver uma reflexão sobre o VII Domingo do  Tempo Comum , clique AQUI.


Fontes:
A Caminho
Beneditinos
Dehonianos
SDPL Viseu

Sem comentários: