sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Liturgia do III Domingo do Tempo Comum, 22.01.2011





III DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B 
22 de Janeiro de 2012


 A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda, uma vez mais, que Deus ama cada homem e cada mulher e chama-o à vida plena e verdadeira. A resposta do homem ao chamamento de Deus passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. 

 A primeira leitura diz-nos – através da história do envio do profeta Jonas a pregar a conversão aos habitantes de Nínive – que Deus ama todos os homens e a todos chama à salvação. A disponibilidade dos ninivitas em escutar os apelos de Deus e em percorrer um caminho imediato de conversão constitui um modelo de resposta adequada ao chamamento de Deus. 

 No Evangelho aparece o convite que Jesus faz a todos os homens para se tornarem seus discípulos e para integrarem a sua comunidade. Marcos avisa, contudo, que a entrada para a comunidade do Reino pressupõe um caminho de “conversão” e de adesão a Jesus e ao Evangelho. 

 A segunda leitura convida o cristão a ter consciência de que “o tempo é breve” – isto é, que as realidades e valores deste mundo são passageiros e não devem ser absolutizados. Deus convida cada cristão, em marcha pela história, a viver de olhos postos no mundo futuro – quer dizer, a dar prioridade aos valores eternos, a converter-se aos valores do “Reino”.




---------



Para ver as Leituras do III Domingo do Tempo Comum, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do III Domingo do  Tempo Comum , clique AQUI.

Para ver uma reflexão sobre o III Domingo do  Tempo Comum , clique AQUI.


Fontes:
Beneditinos
Dehonianos
SDPL Viseu



Sem comentários: