sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Liturgia do III Domingo do Advento, 11.12.2011




III DOMINGO DO ADVENTO - ANO B
11 de Dezembro de 2011


As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projecto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar das “trevas” à “luz”. 

Na primeira leitura, um profeta pós-exílico apresenta-se aos habitantes de Jerusalém com uma “boa nova” de Deus. A missão deste “profeta”, ungido pelo Espírito, é anunciar um tempo novo, de vida plena e de felicidade sem fim, um tempo de salvação que Deus vai oferecer aos “pobres”. 

O Evangelho apresenta-nos João Baptista, a “voz” que prepara os homens para acolher Jesus, a “luz” do mundo. O objectivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher e a “conhecer” Jesus, “aquele” que o Pai enviou com uma proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens. 

Na segunda leitura Paulo explica aos cristãos da comunidade de Tessalónica a atitude que é preciso assumir enquanto se espera o Senhor que vem… Paulo pede-lhes que sejam uma comunidade “santa” e irrepreensível, isto é, que vivam alegres, em atitude de louvor e de adoração, abertos aos dons do Espírito e aos desafios de Deus.



---------------------------------


Para ver as Leituras do III Domingo do Advento, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do III Domingo do Advento, clique AQUI.

Para ver uma reflexão sobre o III Domingo do Advento, clique AQUI.

Fontes:
Beneditinos
Dehonianos
SDPL Viseu

Sem comentários: