sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Liturgia do XXXII Domingo do Tempo Comum, 06.11.2011



XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano A
06 de Novembro de 2011


A liturgia do 32º Domingo do Tempo Comum convida-nos à vigilância. Recorda-nos que a segunda vinda do Senhor Jesus está no horizonte final da história humana; devemos, portanto, caminhar pela vida sempre atentos ao Senhor que vem e com o coração preparado para o acolher.

Na segunda leitura, Paulo garante aos cristãos de Tessalónica que Cristo virá de novo para concluir a história humana e para inaugurar a realidade do mundo definitivo; todo aquele que tiver aderido a Jesus e se tiver identificado com Ele irá ao encontro do Senhor e permanecerá com Ele para sempre.

O Evangelho lembra-nos que “estar preparado” para acolher o Senhor que vem significa viver dia a dia na fidelidade aos ensinamentos de Jesus e comprometidos com os valores do Reino. Com o exemplo das cinco jovens “insensatas” que não levaram azeite suficiente para manter as suas lâmpadas acesas enquanto esperavam a chegada do noivo, avisa-nos que só os valores do Evangelho nos asseguram a participação no banquete do Reino.

A primeira leitura apresenta-nos a “sabedoria”, dom gratuito e incondicional de Deus para o homem. É um caso paradigmático da forma como Deus se preocupa com a felicidade do homem e põe à disposição dos seus filhos a fonte de onde jorra a vida definitiva. Ao homem resta estar atento, vigilante e disponível para acolher, em cada instante, a vida e a salvação que Deus lhe oferece.



---------------------------------



Para ver as Leituras do XXXII Domingo do Tempo Comum, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do XXXII Domingo do Tempo Comum, clique AQUI.

Para ver uma reflexão sobre o Evangelho do XXXII Domingo do Tempo Comum clique AQUI.


Fontes:
Beneditinos
Dehonianos
SDPL Viseu




Sem comentários: