segunda-feira, 8 de agosto de 2011

JMJ 2011: Via-sacra reza pelos jovens e vítimas de aborto, terrorismo e catástrofes naturais


A via-sacra da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), marcada para 19 de agosto em Madrid, vai recordar os sofrimentos dos jovens causados pela guerra, conflitos, perseguições devidas à fé, marginalidade e toxicodependência.

Os passos da também chamada “via crucis” recordarão igualmente “as vítimas do aborto, terrorismo e catástrofes naturais”, refere o caderno litúrgico desta devoção que será presidida pelo Papa Bento XVI, a que se juntarão milhares de fiéis esperados pela organização.

Acompanhada por archotes, a Cruz dos Peregrinos, símbolo da JMJ, será carregada por dez jovens de várias procedências, que vão lembrar e atualizar o sofrimento de Jesus nas últimas horas da sua vida terrena com a ajuda de meditações redigidas pela congregação das Irmãs da Cruz, de Sevilha.

Segundo o site da JMJ, cada uma das etapas dispostas ao longo do Paseo de Recoletos, no centro da capital espanhola, vai ser sublinhada por uma escultura da Semana Santa espanhola, conjunto de “valor histórico, artístico e devocional incalculável” e revelador de uma “religiosidade popular plurissecular”.

Eduardo Delgado e Miriam Garcia, os arquitetos que desenharam o enquadramento do percurso devocional, foram chamados a harmonizar a “linguagem contemporânea” com “a tradição cultural” das 15 imagens, algumas das quais do século XVII, juntando ainda as particularidades de cada uma das 12 regiões de origem das peças.

“Parecia-nos um grande desafio conseguir a via-sacra que Espanha queria oferecer ao Papa, mas desde o princípio recebemo-lo como um presente muito especial… quase como um dom”, explicaram os especialistas em edificação e arquitetura paisagística.

Os autores construíram 15 estruturas provisórias “muito simples”, em vermelho e branco – as cores da JMJ – que pretendem ser “um pano de fundo” que contribua para “ressaltar o valor de cada talha”, e ao mesmo tempo protegê-la do sol, calor e, eventualmente, da chuva.

Atrás de cada imagem foram apostos textos que convidam à oração: “É como um Evangelho no Facebook, temos que ser capazes de transmitir uma mensagem antiga mas radical e nova ao mesmo tempo”, referiram os arquitetos, aludindo a uma das mais disseminadas rede sociais da Internet.

O trabalho de Eduardo e Miriam resulta da auscultação de sensibilidades “No contexto de uma sociedade plural tivemos de tratar com muitas pessoas para plasmar no nosso trabalho esta pluralidade de visões, e isso é enriquecedor. Foi uma experiência tão grande que só com o tempo a poderemos assimilar”.

“O mais ambicioso que aguardamos é que as pequenas e grandes conversões possam acontecer na vivência calorosa desta JMJ, pois nós somos apenas um instrumento para que isso seja possível, para que esta mensagem chegue a todos os jovens do mundo”, salientaram.

A 26.ª Jornada Mundial da Juventude, que decorre de 16 a 21 de agosto em Madrid, sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, conta com mais de 400 mil inscritos, incluindo para cima de 12 mil portugueses, sendo aguardados mais de um milhão de peregrinos, números que fazem do encontro o maior evento juvenil católico.


Fonte: Ecclesia


Sem comentários: