sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal, alegria da família



“O Natal é uma festa cristã enriquecida culturalmente de forma muito bela, exprimindo valores e anseios fundamentais da família humana: a harmonia, a paz, o calor da convivência, a partilha de dons, a descoberta da dimensão festiva da vida”. (Cardeal Patriarca, D. José Policarpo)

À volta do Menino, com a Família de Nazaré, que nasceu em Belém, ‘casa do pão’, as famílias podem crescer na sua vocação e missão, podem ser “igrejas domésticas”, onde se partilha e aprende a partilhar o pão e a oração, o amor e o serviço, a doação.

Este Natal ajudar-nos-á a olhar com solidariedade para as famílias mais necessitadas de pão e de amor, de emprego e de felicidade, de Deus. A família é que é a Escola verdadeira tendo por exemplo a Família de Nazaré; queiramos nós viver o Natal e aprender com eles a ser família. Que Maria e José nos ajudem e o Espírito Santo nos ilumine.

Celebrar o Natal é:

aprender a amar;
valorizar a vida, respeitando-a e saboreando-a com Aquele que vem para que tenhamos a vida e a tenhamos em abundância;
contemplar no presépio, na humildade e pobreza, a beleza do humano e do divino;
adorar o Menino, o Emanuel, Deus connosco, que veio até nós no silêncio, na pobreza, na simplicidade e na bondade de se fazer nosso Irmão para aprendermos a fraternidade e a igualdade e a termos um coração universal, sacudindo o egoísmo e o individualismo.
“No presépio, percebemos melhor o valor do pobre, do doente, do marginal, do que não tem pão, nem casa, nem cultura, nem amor, nem Deus”. É na família que temos de incutir valores para que o Natal seja verdadeiramente Natal e nele se dê valor ao nascimento do Salvador.

A Família de Belém-Nazaré é modelo e escolasde valores:

José: trabalhador, esposo zeloso e pai dedicado;
Maria: amor, ternura, dedicação e espírito maternal;
Jesus: filho obediente que crescia, se robustecia, enchendo-se de sabedoria e de graça.
“A dignidade e a responsabilidade da família como igreja doméstica só podem ser vividas com a ajuda incessante de Deus”. Por isso, neste Natal, com a sua família, faça a oraçãoda Ceia de Natal.

Um feliz e Santo Natal.

As Bênçãos do Deus Menino desçam sobre vós e as vossas Famílias.


P. Batalha
in Farol de Luz

Sem comentários: