sexta-feira, 16 de julho de 2010

2.ª Jornada Missionária Diocesana



“Missão: comunhão e partilha” é o tema principal da Jornada e vai de encontro à mensagem de Bento XVI para o 84º Dia Mundial das Missões: “ A construção da comunhão eclesial é a chave da missão”.
Na última reunião do Secretariado, em seis de Julho, foi elaborado o programa provisório, que é apresentado, desde agora, através dos meios de comunicação social ao seu dispor, a começar pela página da Diocese e da página das Missões, em http://sdmissoesportalegrecastelobranco.pt.vu.
Também, a faz chegar a todos os párocos e respectivas comunidades paroquiais e às comunidades de vida consagrada ou religiosa toda a informação disponível, bem como o material de apoio, para a divulgação deste Encontro importante para a Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Este ano, o programa abrange todo o dia e todas as idades. Em momentos separados e comuns, crianças, jovens, adultos e consagrados terão a oportunidade de rezar, reflectir, testemunhar e celebrar o dom da missão. Além de outros intervenientes, teremos como conferencista D. Augusto César, bispo emérito da nossa Diocese. Somos convocados para a missão. Não se pode pensar que esta tarefa é para os outros, é só para alguns. Vamos criar espaço e tempo para participar, para dinamizar a família, o grupo, a paróquia. Ser luz, fermento, sal é desafio permanente do cristão.
Na sua primeira mensagem à Diocese, D. Antonino Dias, dizia manifestava um desejo e ao mesmo tempo uma meta: “ a nossa Diocese deve ser uma verdadeira escola e casa de comunhão, toda ela missionária e de rosto materno”. A Jornada Missionário Diocesana pode ser um modo de acolher e de responder ao desafio lançado pelo nosso Bispo e dos Bispos portugueses que apresentaram a Carta Pastoral “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”.
Individualmente, em paróquia ou em grupo, somos interpelados para participar, para sermos missionários nas realidades concretas onde trabalhamos e em que estamos integrados. Rezemos pelas Missões e pelos missionários, mas não esqueçamos que, a partir do baptismo, somos ungidos, enviados a levar a Boa Nova.



Fonte:
Site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco

Sem comentários: