domingo, 30 de maio de 2010

Dia Mundial de Oração pela Vida Consagrada Contemplativa





Hoje, dia 30 de Maio, assinala-se o Dia de Oração pela Vida Consagrada Contemplativa. O dia vai poder ser celebrado pelas comunidades católicas com uma reflexão sobre o tema e textos específicos para as missas.

As comunidades de vida contemplativa são chamadas “a ser uma espécie de ‘pulmão espiritual’ da sociedade, para que à actuação, ao activismo de uma cidade não falte a ‘respiração’ espiritual, a referência a Deus e ao seu desígnio de salvação”, considera Bento XVI.

Este é um serviço apostólico de largo alcance, através particularmente dos “mosteiros, lugares de silêncio e de meditação da Palavra divina, lugares onde há preocupação por ter sempre a terra aberta ao céu”, sublinha o Papa.

Na Igreja em Portugal, este “Dia de Oração pela Vida Consagrada Contemplativa vai poder ser celebrado pelas comunidades católicas com uma reflexão sobre o tema e textos específicos para as missas que ocorrem naquele domingo”, e que foram elaborados pelas religiosas Clarissas de Monte Real e pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios.

A proposta para a meditação - Vinde Comigo a um lugar apartado, “recorda o convite que Jesus dirigiu àqueles que viriam a ser seus discípulos, para que deixassem as suas ocupações e se recolhessem com ele num espaço afastado e, ao mesmo tempo, íntimo e reservado.”

“A oração dos contemplativos, frisa a reflexão, não é fechada ao mundo porque tem presente os grandes dramas e sofrimentos, os anseios de todos os homens e os ‘passos errantes’ daqueles que teimam em não regressar a Deus.”


Sem comentários: