sábado, 17 de outubro de 2009

Notícia Agência Ecclesia - 17.10.2009

Dia Mundial das Missões recorda que todos os cristãos são missionários





Anúncio da mensagem evangélica exige que leigos, religiosos e padres se apaixonem por Cristo

A Igreja assinala este Domingo o Dia Mundial das Missões. Na mensagem intitulada “As nações caminharão à sua luz”, Bento XVI pretende que os católicos reavivem a consciência do mandato missionário de Cristo.

O Papa recorda que a evangelização de todos os povos “constitui a missão essencial da Igreja", “missão que as vastas e profundas mudanças da sociedade actual tornam ainda mais urgentes”.

Mais do que apresentar um modelo de vida, “está em questão a salvação eterna das pessoas, o fim e a plenitude da história humana e do universo”, assinala Bento XVI.

Guião propõe textos, reflexões e celebrações para o «Outubro Missionário»

Os cristãos portugueses estão cada vez mais conscientes da necessidade de transmitir a mensagem evangélica, refere o Pe. Alberto Silva no texto de apresentação do guião que, através de reflexões, momentos de oração e celebrações, pretende dinamizar a acção da Igreja durante o “Outubro Missionário”,

“Cada um, segundo a sua vocação, está chamado a empenhar-se no anúncio da vida que recebeu de Jesus, onde quer que se encontre”, assinala o sacerdote, que é presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG).

Para “anunciar o Cristo encontrado, amado e vivido”, os leigos, religiosos e padres precisam de se encontrar verdadeiramente com Deus, acrescenta o sacerdote comboniano. “Daí a importância da oração neste mês, para nos apaixonarmos por Aquele que nos amou primeiro e podermos entender mais pessoalmente o seu chamamento”, acrescentou.

O guião, que segue o tema “Missão: testemunho e serviço”, abre com a mensagem do presidente da Comissão Episcopal das Missões, D. António Couto. A brochura inclui preces diárias, propostas para orações comunitárias semanais, introduções às leituras das eucaristias dominicais e textos para diversas celebrações litúrgicas – “Missa pela Evangelização dos Povos”, Vigília Missionária, Rosário, Via-Sacra.

Em relação ao documento do ano passado, foram acrescentadas sugestões para a aplicação das conclusões do Congresso Missionário, realizado em 2008, uma interpelação do texto preparatório do II Sínodo para a África, um texto sobre Alterações Climáti­cas e Pobreza, assim como uma reflexão sobre o Ano Sacerdotal.

Diocese de Portalegre-Castelo Branco realiza Jornada Missionária

Decorre hoje em Abrantes, diocese de Portalegre-Castelo Branco, uma Jornada Missionária que contará com a presença do bispo, D. Antonino Dias.

Durante a manhã estiveram presentes mais de 300 crianças, enquanto que esta tarde são esperadas entre 100 e 150 pessoas; à noite, são aguardados cerca de 80 jovens para a vigília de oração. “Não são números astronómicos, mas tratando-se de uma primeira experiência, todos os que vierem são ganho”, afirmou à Agência ECCLESIA o director do Secretariado Diocesano das Missões, Pe. Agostinho Teixeira de Sousa.

“A Missão e as Missões” é o título do painel que começou às 15h00, com a presença do Pe. Tony Neves (Espiritano), Pe. Álvaro Cunha (Vicentino) e Margarida Alvim (Fundação Evangelização e Cultura). O encontro será animado por membros dos grupos missionários Jovens Sem Fronteiras, Juventude Mariana Vicentina, Caminhantes da Paz e Juventude Amiga.

Às 17h30, após o diálogo entre os conferencistas e a assembleia, celebrar-se-á a missa e o rito de envio, presididos pelo bispo diocesano.

“Penso que a iniciativa irá resultar; pelo menos mexem-se as águas; apesar desta diocese estar encostada [à fronteira] e deserta, fica o testemunho de que há aqui alma e que se pode fazer alguma coisa”, referiu o Pe. Agostinho de Sousa.

A geminação com uma diocese de Angola ou, preferencialmente, de Moçambique, é um dos projectos do Secretariado das Missões, recentemente nomeado.

Por outro lado, este Departamento pretende fazer um levantamento dos grupos e actividades missionárias existentes na diocese, com o objectivo de promover o conhecimento mútuo e a união de esforços.


Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: