sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O Advento - Tempo de Espera e de Esperança




A QUEM ESPERAMOS?

Os judeus não reconheceram o Messias, porque o esperavam DIFERENTE. Até os apóstolos se escandalizavam do caminho da cruz. Muitas vezes imaginamos Deus duma maneira diferente da Sua. Construímos um Deus segundo a nossa imagem. O Advento coloca-nos disponíveis para receber Jesus tal como Ele vier, despojando-nos dos nossos esquemas, para nos abrirmos à sua graça.



ENCONTRAR DEUS EM CADA UM

Todos temos tendência a pensar que as coisas seriam melhores se NÓS fôssemos diferentes daquilo que somos. Se tivéssemos melhor temperamento, outras qualidades… E só na medida em que encontramos Deus em cada um, em mim mesmo, é que somos capazes de viver o presente e de o mudar. Jesus não se aproxima de nós através de uma realidade ideal, mas do quotidiano. E o que Ele pede é que estejamos dispostos a acolher, a servir, a pedir perdão…



PREPARARMO-NOS AO ESTILO DE MARIA

Podemos esperar Jesus como Alguém que virá de fora; e a experiência de Maria é a de O encontrar DENTRO DELA MESMA. Temos que receber Cristo no “coração”, antes de O recebermos no “corpo”, como Ela. E isso supõe um despojamento, para permitirmos que Ele seja o centro da nossa vida.



ESPERAR EM COMUNIDADE

Tudo isto não o vivemos sós, mas JUNTOS, numa comunidade ou família concreta, que tem os seus defeitos. Uma família a quem não servimos com a nossa habilidade ou inteligência, mas através do amor, da compreensão, da paz, da sã convivência.



ENTÃO CRISTO FARÁ NATAL NA TERRA…

E EM TI… E EM TUA CASA… E NA TUA ESCOLA... NO TEU TRABALHO…



Sem comentários: