quinta-feira, 17 de junho de 2010

Conselho Nacional de Pastoral Juvenil procura «caminhos de comunhão» a caminho de «Madrid 2011»



Nos próximos sexta-feira e sábado, reúne em Fátima o Conselho Nacional de Pastoral Juvenil, com a participação do Director e Vice-Director do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil da Itália. Os padres Nicolò Anselmi e Domenico Beneventi dirigem a palavra aos secretariados diocesanos e movimentos presentes com dois temas intitulados «Caminhos de comunhão na diversidade. A experiência italiana» e «Fazer mais e melhor pela evangelização dos jovens».

O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ) é um órgão criado pela CEP/CELF, que integra, como seus membros, representantes das diversas instituições eclesiais que se ocupam da pastoral juvenil no âmbito nacional e da coordenação diocesana, designadamente “representantes dos Serviços Diocesanos, Movimentos, Institutos e Associações Juvenis”, tendo em vista uma “reflexão alargada dos problemas e projectos da Pastoral Juvenil” (Bases, n.º 24).

Esta é a segunda e última reunião do Conselho no ano pastoral 2009-2010, tendo sido a anterior em 22 e 23 de Janeiro passado. A reunião é presidida por Dom Ilídio Leandro e do programa consta ainda a avaliação do Fátima Jovem 2010 e a proposta para 2011; a preparação do XII Fórum Ecuménico Jovem a ocorrer em Novembro e o Festival Nacional da Canção, em Dezembro; uma apresentação do X Fórum Internacional de Jovens, ocorrido em Roma em Março deste ano e, particularmente, a abertura das Inscrições portuguesas para as Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid, em Agosto de 2011. Junto com a abertura das Inscrições terá lugar a apresentação da versão portuguesa do site oficial das JMJ.

Sem comentários: