sábado, 27 de dezembro de 2008

Liturgia da EUCARISTIA de Domingo, 28.12.2008


O MENINO CRESCIA E ENCHIA-SE DE SABEDORIA



Festa da Sagrada Família - Ano B
28 de Dezembro de 2008


A liturgia deste domingo propõe-nos a família de Jesus como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares… Como a família de Jesus – diz-nos a liturgia deste dia – as nossas famílias devem viver numa atenção constante aos desafios de Deus e às necessidades dos irmãos.

O Evangelho põe-nos diante da Sagrada Família de Nazaré apresentando Jesus no Templo de Jerusalém. A cena mostra uma família que escuta a Palavra de Deus, que procura concretizá-la na vida e que consagra a Deus a vida dos seus membros. Nas figuras de Ana e Simeão, Lucas propõe-nos também o exemplo de dois anciãos de olhos postos no futuro, capazes de perceber os sinais de Deus e de testemunhar a presença libertadora de Deus no meio dos homens.

A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que vivem “em Cristo” e aceitaram ser “Homem Novo”. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que connosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.

A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais… É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.




Reflectindo o Evangelho...

Neste Domingo ainda está bem presente na nossa memória aquela noite quente e agradável que, há dias, passámos com a nossa família. Maior ou mais pequena, a família reuniu-se tendo por centro o Menino, verdadeiro Deus e verdadeiro Ser Humano que se tornou presente, uma vez mais, na mais íntima e alegre comunhão entre os membros da nossa família.

A família assume, por isso, nesta quadra, um lugar de destaque, pois é no seu seio que esta alegria e comunhão se tornam realidade. E esse lugar de destaque é sublinhado pela Liturgia deste Domingo que pega no exemplo de José, Maria e Jesus, e o apresenta como modelo para todas as famílias.

O episódio é o da apresentação de Jesus no Templo, segundo a Lei de Moisés que obrigava a que cada família apresentasse o seu primeiro filho varão. José e Maria, cumpridores da Lei, assim o fazem com zelo. E nesta atitude discreta e cumpridora apercebem-se do que será a vida deste Menino, ficando «admirados com o que d’Ele se dizia». De facto, este Menino não é um menino qualquer: os profetas que estão no Templo prevêem que Ele será «um sinal de contradição» para muitos em Israel.

Mas, para tal momento, Ele teria ainda de crescer, tornar-Se robusto e encher-Se de sabedoria.

Fonte: acaminho.net


Sem comentários: