quinta-feira, 14 de abril de 2016

Testemunho... Participação no Encontro Diocesano "Guiados pela Alegria de Taizé"

Nos dias de 26 a 28 de fevereiro foi-me proposto um convite para participar num encontro que se chama “Guiados pela Alegria de Taizé”, que se realizou na Sertã. Como desde o primeiro momento me senti chamado a participar, e como sinto que todos os encontros são importantes para aprofundar a minha Fé, disse de imediato “sim”, como Nossa Senhora aquando da Anunciação. Comigo participaram no encontro mais quatro jovens do grupo da Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede.

No dia 26 de fevereiro saímos de Alferrarede e partimos para a Sertã. À chegada, os jovens foram distribuídos por casas de pessoas da Comunidade. Eu fui muito bem recebido pela família que me foi indicada, em todos os sentidos: em termos de dormida, comida, tudo! Muito obrigado pelo acolhimento! 

No segundo dia de manhã, reunimos em grupos, e tivemos um momento de reflexão em torno da Parábola do Filho Pródigo (ou do Pai Misericordioso). Da parte da tarde tivemos os workshops sobre os grupos da nossa diocese, nos quais cada um dos grupos de jovens apresentou aos restantes jovens a sua espiritualidade. A JMV de Alferrarede partilhou como vive a espiritualidade mariana e vicentina e desafiou os restantes jovens a seguirem Cristo através dos modelos de Nossa Senhora e de São Vicente de Paulo.

No final da tarde, reunimos novamente em grupo, e tivemos a oportunidade de ouvir vários testemunhos, sobre o matrimónio, a vida consagrada, a ordem, etc. À noite, participámos na vigília, na Igreja da Sertã, com os habituais cânticos Taizé. 

No terceiro dia celebrámos a Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo, D. Antonino Dias, na Igreja da Sertã. Depois da missa, reunimo-nos todos juntos – com as outras famílias de acolhimento e com todos jovens que participaram no encontro – e, depois, disto fomos dar uma volta pela Serra da Sertã. 

Gostei muito de participar neste encontro. Gostei especialmente do acolhimento das famílias, do espírito Taizé, e de poder partilhar momentos com outros jovens que, como eu, seguem Jesus Cristo.

André Antunes 








Sem comentários: