sábado, 30 de abril de 2011

Liturgia do II Domingo da Páscoa, 01.05.2011



II DOMINGO DA PÁSCOA
01 de Maio de 2011


A liturgia deste Domingo apresenta-nos essa comunidade de Homens Novos que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a Igreja. A sua missão consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição.

Na primeira leitura temos, na “fotografia” da comunidade cristã de Jerusalém, os traços da comunidade ideal: é uma comunidade fraterna, preocupada em conhecer Jesus e a sua proposta de salvação, que se reúne para louvar o seu Senhor na oração e na Eucaristia, que vive na partilha, na doação e no serviço e que testemunha – com gestos concretos – a salvação que Jesus veio propor aos homens e ao mundo.

No Evangelho sobressai a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã; é à volta d’Ele que a comunidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e as perseguições. Por outro lado, é na vida da comunidade (na sua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que os homens encontram as provas de que Jesus está vivo.

A segunda leitura recorda aos membros da comunidade cristã que a identificação de cada crente com Cristo – nomeadamente com a sua entrega por amor ao Pai e aos homens – conduzirá à ressurreição. Por isso, os crentes são convidados a percorrer a vida com esperança (apesar das dificuldades, dos sofrimentos e da hostilidade do “mundo”), de olhos postos nesse horizonte onde se desenha a salvação definitiva.



---------------------------------



Para ver as Leituras do II Domingo da Páscoa, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do II Domingo da Páscoa, clique AQUI.

Para ver uma reflexão sobre o Evangelho do II Domingo da Páscoa, clique AQUI.


Fontes:
SDPL Viseu
Monges Beneditinos



quinta-feira, 28 de abril de 2011

Hino do XIV Acantonamento JMV (2011)



HINO DO XIV ACANTONAMENTO JMV
15-19 de Abril
Castelo de Vide







TENHO SEDE, SENHOR
TENHO SEDE DE TI
SOZINHO NÃO SOU CAPAZ
PRECISO QUE VENHAS A MIM (PRECISO…)

SENTIR O CALOR DA TUA MÃO,
A ALEGRIA DE A TI PERTENCER.
TRANSFORMA O MEU CORAÇÃO!
INUNDA O MEU SER…

SENHOR TEM COMPAIXÃO,
DESTA TUA CRIATURA,
FRÁGIL E PECADORA,
SEDENTA DE TERNURA! (PRECISO…)

EU TE PEÇO, SENHOR:
NA HORA DA DECISÃO,
DÁ-ME A FÉ E A ESPERANÇA
P’ra cumprir minha missão! (preciso…)


domingo, 24 de abril de 2011

SANTA PÁSCOA



A Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede deseja a todos uma Santa Páscoa.

Que Cristo Ressuscitado nasça no coração de todos nós, tornando-nos mais despertos para o amor e para o auxílio ao próximo.

E que, à semelhança de Maria, Nossa Mãe, saibamos contemplar o rosto de Cristo, seguindo-o com confiança e sem receios.


P'la JMV de Alferrarede

sábado, 23 de abril de 2011

Mensagem de Páscoa do Assessor Nacional da JMV



Depois desta caminhada quaresmal......já se entrevê a LUZ PASCAL....."Porque se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã é também a vossa fé" (1Cor 15, 14)


Para todos

QUE NA RESSURREIÇÃO DE JESUS, POSSAMOS ALCANÇAR "UMA NOVA POSSIBILIDADE DE SER HOMEM", QUE ABRE UM FUTURO...

p. fernando, cm



(clique AQUI para ver a apresentação)




sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mensagem de Páscoa do Secretariado Internacional da JMV



Amados Jovens e Assessores,

Que a graça e a paz de Cristo Ressuscitado esteja convosco.

Enviado em anexo a Felicitação de Páscoa do SIJMV. Recebam pela mesma nosso abraço e alegrem-se conosco pela vida nova que Cristo nos presenteia com sua ressurreição. Aleluia!

Unidos no Amor de Deus,


--
"O tempo é hoje!"

Cleber Oliveira
Voluntário Internacional JMV


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mensagem do nosso Pároco, Padre Carlos Almeida, para a Semana Santa 2011




SOFRIMENTO E FECUNDIDADE


Nestes dias vamos celebrar a paixão de Jesus Cristo.
Paixão!
Podemos mesmo dizer, uma palavra carregada de sentido. De força. De evocações. Com frequência afirmamos a jeito de desabafo que há vidas apaixonantes, relações apaixonadas, crimes por paixão… Nestes três dias e, do ponto de vista da fé… falamos da paixão de Jesus. Paixão que é amor e que é padecimento de quem ama e por ele enfrenta qualquer poder injusto. Somos por isso convidados a meditar a paixão, em quadros e passos, em cenas evangélicas carregadas de dramatismo, a inclinarmo-nos diante de um mistério que nos transborda.


1. O Sofrimento do Justo

“Menosprezado e desconsiderado. Ele tomou sobre si as nossas doenças, carregou as nossas dores.” (Is 53, 3-4)
Já ouvimos estas palavras de muitos modos e formas. Porque foi assim? Deus queria sangue? Não! O sangue, o queriam os verdugos, os que não queriam o evangelho anunciado por Jesus.
O sofrimento do justo não nos é indiferente. É o sangue dos inocentes abusados, explorados. É a dor de quem se abala diante do mal dos outros. É o cansaço de quem se esforça para tentar construir algo bom e diferente do corriqueiro. É o despojamento de quem vai dando a vida, pouco a pouco por amor. É a dúvida penetrante de quem dá o salto da fé, quando silenciam as certezas. É a sensação de fracasso que nos acompanha, quando os resultados não acompanham…


2. A Fecundidade Oculta

“Os primeiros acontecimentos já se cumpriram. Agora anuncio algo de novo, e comunico a vós antes que aconteça” (Is 42,9)
Num mundo de êxito visível. De titulares de rankings. De fotos vistosas. Num mundo de triunfadores e vedetismo. Num mundo de méritos e medalhas, de galardões e vitrinas, de diplomas e reconhecimentos… Que sentido pode ter o fracasso, a derrota, o despojamento? Que sentido pode ter o não saber, não chegar, não conseguir cruzar a meta sonhada? A lógica a que Deus nos desafia é surpreendente. Fala-nos através de uma palavra que parece última mas não definitiva. Mostra-nos que o amor que fala mais alto é o que se dá, até ao extremo. Que a verdade que liberta é a que se proclama na defesa dos bem-aventurados, sem deixar que vença o medo ou a prudência. Que a fé que se canta é a que é capaz de suportar a incerteza.
Misteriosa forma de dar a vida que a que Deus nos chama...


Padre Carlos Almeida

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Programa da SEMANA SANTA em Alferrarede



Programa da SEMANA SANTA na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Alferrarede:


QUINTA-FEIRA (21 de Abril)
19h - Missa vespertina da ceia do Senhor e lava-pés
Adoração do Santíssimo após a Eucaristia


SEXTA-FEIRA (22 de Abril)
15h - Missa da paixão e morte do Senhor


SÁBADO (23 de Abril)
22 h - Vigília Pascal


DOMINGO (24 de Abril)
12h - Missa de Domingo de Páscoa




domingo, 17 de abril de 2011

Publicada Diocesana - "Vinde e Vede" - N.º 2 - Abril de 2011



Publicação "Vinde e Vede" - N.º 2. 2011 - Abril de 2011

sábado, 16 de abril de 2011

Liturgia do Domingo de Ramos, 17.04.2011



DOMINGO DE RAMOS - ANO A
17 de Abril de 2011

A liturgia deste último domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projectos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.

O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.



------------------------------------------



Para ver a Leituras do Domingo de Ramos, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do Domingo de Ramos, clique AQUI.

Para ver uma reflexão sobre o Evangelho do Domingo de Ramos, clique AQUI.



Fontes:
Ecclesia
Beneditinos
SDPLViseu


sábado, 9 de abril de 2011

Liturgia do V Domingo da Quaresma, 10.04.2011




V DOMINGO DA QUARESMA - ANO A
10 de Abril de 2010


Neste 5º Domingo da Quaresma, a liturgia garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte.

Na primeira leitura, Jahwéh oferece ao seu Povo exilado, desesperado e sem futuro (condenado à morte) uma vida nova. Essa vida vem pelo Espírito, que irá recriar o coração do Povo e inseri-lo numa dinâmica de obediência a Deus e de amor aos irmãos.

O Evangelho garante-nos que Jesus veio realizar o desígnio de Deus e dar aos homens a vida definitiva. Ser “amigo” de Jesus e aderir à sua proposta (fazendo da vida uma entrega obediente ao Pai e um dom aos irmãos) é entrar na vida definitiva. Os crentes que vivem desse jeito experimentam a morte física; mas não estão mortos: vivem para sempre em Deus.

A segunda leitura lembra aos cristãos que, no dia do seu Baptismo, optaram por Cristo e pela vida nova que Ele veio oferecer. Convida-os, portanto, a ser coerentes com essa escolha, a fazerem as obras de Deus e a viverem “segundo o Espírito”.



------------------------------------------



Para ver a Leituras do V Domingo da Quaresma, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do V Domingo da Quaresma, clique AQUI.

Para ver uma reflexão sobre o Evangelho do V Domingo da Quaresma, clique AQUI.



Fontes:
Ecclesia
Beneditinos
SDPLViseu



sábado, 2 de abril de 2011

Novo Conselho Nacional da JMV eleito para o triénio 2011-2013





A Assembleia Nacional da Juventude Mariana Vicentina, hoje reunida em Fátima, na casa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, elegeu o novo Conselho Nacional para o triénio 2011-2013:

PRESIDENTE NACIONAL
Ricardo Ferreira
(C. L. Paialvo - Região Sul)


SECRETÁRIA NACIONAL
Cecília Teixeira
(C. L. Refontoura - Região Norte)


TESOUREIRA NACIONAL
Sílvia Fialho
(C. L. Catujal - Região Sul)


A Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede deseja as maiores felicidades ao Conselho Nacional recém-eleito e que o Espírito Santos os ilumine na condução dos destinos da JMV de Portugal.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Liturgia do IV Domingo da Quaresma, 03.04.2011




IV Domingo da Quaresma - Ano A
03 de Abril de 2011


As leituras deste Domingo propõem-nos o tema da “luz”. Definem a experiência cristã como “viver na luz”.

No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da auto-suficiência. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena. Da acção de Jesus nasce, assim, o Homem Novo – isto é, o Homem elevado às suas máximas potencialidades pela comunicação do Espírito de Jesus.

Na segunda leitura, Paulo propõe aos cristãos de Éfeso que recusem viver à margem de Deus (“trevas”) e que escolham a “luz”. Em concreto, Paulo explica que viver na “luz” é praticar as obras de Deus (a bondade, a justiça e a verdade).

A primeira leitura não se refere directamente ao tema da “luz” (o tema central na liturgia deste domingo). No entanto, conta a escolha de David para rei de Israel e a sua unção: é um óptimo pretexto para reflectirmos sobre a unção que recebemos no dia do nosso Baptismo e que nos constituiu testemunhas da “luz” de Deus no mundo.



------------------------------------------



Para ver a Leituras do IV Domingo da Quaresma, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do IV Domingo da Quaresma, clique AQUI.

Para ver uma reflexão sobre o Evangelho do IV Domingo da Quaresma, clique AQUI.



Fontes:
Ecclesia
Beneditinos
Farol de Luz
SDPLViseu