domingo, 30 de maio de 2010

Dia Mundial de Oração pela Vida Consagrada Contemplativa





Hoje, dia 30 de Maio, assinala-se o Dia de Oração pela Vida Consagrada Contemplativa. O dia vai poder ser celebrado pelas comunidades católicas com uma reflexão sobre o tema e textos específicos para as missas.

As comunidades de vida contemplativa são chamadas “a ser uma espécie de ‘pulmão espiritual’ da sociedade, para que à actuação, ao activismo de uma cidade não falte a ‘respiração’ espiritual, a referência a Deus e ao seu desígnio de salvação”, considera Bento XVI.

Este é um serviço apostólico de largo alcance, através particularmente dos “mosteiros, lugares de silêncio e de meditação da Palavra divina, lugares onde há preocupação por ter sempre a terra aberta ao céu”, sublinha o Papa.

Na Igreja em Portugal, este “Dia de Oração pela Vida Consagrada Contemplativa vai poder ser celebrado pelas comunidades católicas com uma reflexão sobre o tema e textos específicos para as missas que ocorrem naquele domingo”, e que foram elaborados pelas religiosas Clarissas de Monte Real e pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios.

A proposta para a meditação - Vinde Comigo a um lugar apartado, “recorda o convite que Jesus dirigiu àqueles que viriam a ser seus discípulos, para que deixassem as suas ocupações e se recolhessem com ele num espaço afastado e, ao mesmo tempo, íntimo e reservado.”

“A oração dos contemplativos, frisa a reflexão, não é fechada ao mundo porque tem presente os grandes dramas e sofrimentos, os anseios de todos os homens e os ‘passos errantes’ daqueles que teimam em não regressar a Deus.”


sábado, 29 de maio de 2010

Liturgia da Solenidade da Santíssima Trindade, 30.05.2010




IX DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
30 de Maio de 2010


A Solenidade que hoje celebrámos não é um convite a decifrar a mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

A primeira leitura sugere-nos a contemplação do Deus criador. A sua bondade e o seu amor estão inscritos e manifestam-se aos homens na beleza e na harmonia das obras criadas (Jesus Cristo é “sabedoria” de Deus e o grande revelador do amor do Pai).
A segunda leitura convida-nos a contemplar o Deus que nos ama e que, por isso, nos “justifica”, de forma gratuita e incondicional. É através do Filho que os dons de Deus/Pai se derramam sobre nós e nos oferecem a vida em plenitude.

O Evangelho convoca-nos, outra vez, para contemplar o amor do Pai, que se manifesta na doação e na entrega do Filho e que continua a acompanhar a nossa caminhada histórica através do Espírito. A meta final desta “história de amor” é a nossa inserção plena na comunhão com o Deus/amor, com o Deus/família, com o Deus/comunidade.








Para ver as Leituras da Solenidade da Ascensão do Senhor, clique AQUI.

Para ver o Evangelho da Solenidade da Ascensão do Senhor, clique
AQUI.

Para ver a Reflexão sobre o Evangelho da Solenidade da Ascensão do Senhor, clique
AQUI.



Fontes:
A Caminho
Ecclesia
SDPL Viseu
Farol de Luz


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Celebração Mariana




No próximo Sábado, às 21h, a Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede realizará uma Celebração Mariana na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Alferrarede.

Estar lá às 20h para ensaio e preparação da celebração.

Contamos contigo e convidamos toda a Comunidade Paroquial a estar presente.




quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ajuda na recolha de alimentos do Banco Alimentar



Torna-te um herói no próximo fim-de-semana (sábado e domingo) e ajuda na recepção, contagem e arrumação dos alimentos que irão chegar à sede do Banco Alimentar em Abrantes durante a recolha.

Para mais informações ou para confirmares a tua participação, fala com a Bárbara.

Contamos contigo!!




Bancos Alimentares realizam mais uma Campanha de recolha de alimentos em 29 e 30 de Maio



Numa altura em que a solidariedade é mais do que nunca necessária, os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à generosidade de toda a sociedade civil em mais uma campanha de recolha de alimentos.

Mais de 27 mil voluntários vão, no próximo fim-de-semana, convidar os portugueses a serem solidários com os mais necessitados da sua região, doando alimentos, em 17 regiões do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Beja, Aveiro, Abrantes, S.Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu e Viana do Castelo),

Os Bancos Alimentares Contra a Fome apoiam 1.750 instituições de solidariedade, que concedem apoio alimentar a mais de 275 mil pessoas comprovadamente carenciadas. Só no ano passado foram distribuídas 23 mil toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 31,4 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 90,7 toneladas por dia útil.
No 1º trimestre de 2009 verificou-se uma crescente procura de apoio alimentar, tanto por parte das instituições beneficiárias, como directamente por pessoas carenciadas, em linha com o agravamento da situação económica e com o crescimento do desemprego, que tem vindo a afectar um cada vez maior número de famílias portuguesas.


Fonte: Banco Alimentar Contra a Fome


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Liturgia da Solenidade de Pentecostes, 23.05.2010



DOMINGO DA SOLENIDADE DE PENTECOSTES - ANO C

23 de Maio de 2010


O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.


O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.


Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une, numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.


Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.





Para ver as Leituras da Solenidade da Ascensão do Senhor, clique AQUI.

Para ver o Evangelho da Solenidade da Ascensão do Senhor, clique AQUI.

Para ver a Reflexão sobre o Evangelho da Solenidade da Ascensão do Senhor, clique AQUI.



Fontes:
A Caminho
Ecclesia
SDPL Viseu
Farol de Luz



CÂNTICOS PARA A EUCARISTIA, que terá lugar às 18h:



  • Aleluia

  • Ofertório: Nesta prece senhor

  • Santo

  • Cordeiro

  • Comunhão: Desce até nós (274)

  • A. Graças - Vem santo espirito (250)

  • Final: Vem comigo


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Celebração Mariana Regional em Alferrarede



No próximo Sábado, dia 22 de Maio, realizar-se-á em Alferrarede a Celebração Mariana da Região Sul.

É uma excelente oportunidade para juntarmos os jovens JMV da nossa região e orarmos a Maria, nossa Mãe, vivendo em comunhão este mês mariano por excelência. Para esta tarde, preparámos também uma "Missão com Maria", que tem como objectivo juntar os nosso carismas mariano e vicentino.

O programa desta tarde/noite é o seguinte:
- 14h00 - Acolhimento
- 14h30 - "Missão com Maria"
- 16h30 - Lanche
- 17h15 - Ensaio para a Celebração
- 18h00 - Celebração "Sentir Maria"
- 19h00 - Jantar partilhado

Agradecemos que divulguem esta iniciativa junto do vosso Centro Local e que nos comuniquem, ao longo desta semana, o número médio de elementos que, previsivelmente, virão a Alferrarede no próximo Sábado.

O jantar após a celebração será partilhado. O lanche ficará à responsabilidade do Centro Local de Alferrarede.

Para qualquer esclarecimento, poderão enviar as dúvidas para este e-mail.

Ficamos à vossa espera!!


sábado, 15 de maio de 2010

Liturgia da Solenidade da Ascensão do Senhor, 16.05.2010





Domingo VII da Páscoa - ANO C
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

16 de Maio de 2010


A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final de um caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, em comunhão com Deus. Sugere, também, que Jesus nos deixou o testemunho e que somos agora nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo.

O Evangelho apresenta-nos as palavras de despedida de Jesus que definem a missão dos discípulos no mundo. Faz, também, referência à alegria dos discípulos: essa alegria resulta do reconhecimento da presença no mundo do projecto salvador de Deus e resulta do facto de a ascensão de Jesus ter acrescentado à vida dos crentes um novo sentido.

Na primeira leitura, repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projecto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus – a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo caminho de Jesus. Quanto aos discípulos: eles não podem ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante, mas têm de ir para o meio dos homens continuar o projecto de Jesus.

A segunda leitura convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados (a vida plena de comunhão com Deus). Devem caminhar ao encontro dessa esperança de mãos dadas com os irmãos – membros do mesmo “corpo” – e em comunhão com Cristo, a “cabeça” desse “corpo”. Cristo reside nesse “corpo”porque estais ainda a olhar para o céu?





Para ver as Leituras da Solenidade da Ascensão do Senhor, clique AQUI.

Para ver o Evangelho da Solenidade da Ascensão do Senhor, clique AQUI.

Para ver a Reflexão sobre o Evangelho da Solenidade da Ascensão do Senhor, clique AQUI.



Fontes:
A Caminho
Ecclesia
SDPL Viseu
Farol de Luz

terça-feira, 11 de maio de 2010

Bento XVI em luta pela reafirmação do catolicismo no seu primeiro banho de multidão



Bento XVI presidiu esta terça-feira à sua primeira Missa em Portugal, tendo deixado mensagens fortes sobre a necessidade da reafirmação do catolicismo na sociedade do país.

Perante milhares de pessoas que inundaram literalmente o Terreiro do Paço, em Lisboa, e os locais adjacentes, o Papa não fugiu às polémicas que têm afectado a Igreja, afirmando que “nenhuma força adversa” a poderá destruir.

A homilia falou em filhos “insubmissos” e “rebeldes” da Igreja, mas também em vários Santos que o Papa apresentou como exemplo para os cristãos dos nossos dias.

“A prioridade pastoral hoje é fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspectiva evangélica no meio do mundo, na família, na cultura, na economia e na política”, observou.

Num país de maioria católica que se encontra em profunda mutação, Bento XVI alertou para os riscos do desaparecimento da fé.

“Muitas vezes preocupamo-nos afanosamente com as consequências sociais, culturais e políticas da fé, dando por suposto que a fé existe, o que é cada vez menos realista”, indicou.

O Papa procurou situar a sua mensagem no contexto português, aludindo por isso ao “glorioso” passado do país, na época das descobertas, e ao papel de Portugal na Europa.

“Hoje, participando na edificação da Comunidade Europeia, levai o contributo da vossa identidade cultural e religiosa”, pediu.

Com o rio Tejo como pano de fundo, Bento XVI usou um registo mais pessoal para falar à “Lisboa amiga, porto e abrigo de tantas esperanças”.

A cerimónia iniciou-se com uma saudação do Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo, o qual fez questão de sublinhar que “a maioria católica não tira o lugar a ninguém”.

A Missa demorou cerca de uma hora e três quartos, tendo sido vários os momentos em que a multidão presente sublinhou as palavras de Bento XVI com palmas.

No final da celebração, o Papa evocou o cinquentenário de fundação do Santuário de Cristo Rei, pedindo que o monumento de Almada seja capaz de promover acções “em favor dos pobres e oprimidos”.

Bento XVI trocou presentes com D. José Policarpo e também com o Bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, para além do Reitor do Santuário de Cristo Rei, Pe. Sezinando Alberto.


Fonte: Agência Ecclesia

domingo, 9 de maio de 2010

BEM-VINDO SANTO PADRE



Bem-vindo sejas, Pai e Mestre universal; A nossa Fé robustece e abençoa Portugal”.

Tua palavra segura nos conduza à santidade e nos leve a ser, em Cristo, ‘Caridade na Verdade’

Muito nos honra a Visita do Papa, porque a maioria da população portuguesa tem uma especial predilecção pelo Papa por aquilo que ele significa, independentemente de ser Bento XVI ou João Paulo II ou João XXIII,…Não são as vozes discordantes de alguns que nos vão perturbar. Portugal sempre teve um carinho especial pelo Santo Padre, mesmo em tempos conturbados da história da Igreja. Por isso, de todo o coração lhe dizemos e cantamos: “Bem-vindo Santo Padre !”. Muito nos honra a sua Visita. A aguardamos com grande alegria e expectativa. Aliás, o nosso Patriarca de Lisboa diz na sua mensagem: “Eu espero que a Diocese de Lisboa vá recebê-lo, como se fosse o próprio Senhor”.

Vai ser com certeza, mais uma vez, um momento marcante para todos. Desejamos que a sua presença e mensagem gere um dinamismo mais solidário e construtivo nas sendas do desenvolvimento e do bem comum para bem da Igreja e da sociedade

A mensagem de esperança que Bento XVI dirige aos jovens e até o lugar que lhes está reservado nas celebrações mostram que eles estão cada vez mais inseridos na Igreja, nas suas comunidades e na sua pastoral, onde têm lugar para se encontrarem, para dialogar, agir, para parar e rezar – para a festa. Foi isto que aconteceu, no domingo passado, por exemplo, com o “Enkontrão Jovem”, na Lourinhã (http://enkontraojovem.blogspot.com).

Do Programa desta Visita Pastoral, sublinho dos dias 11 a 14 desta semana – 3ª a 6ª feira – em Lisboa: a Missa no Terreiro do Paço e o Encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém; em Fátima: a Celebração da Oração de Vésperas com sacerdotes, religiosos/as e agentes da Pastoral, na Igreja da SSma Trindade, a Missa no Santuário, o Encontro com as organizações da Pastoral Social e o Encontro com os Bispos; no Porto: a Missa na Avenida dos Aliados.

Como Pregoeiro do Evangelho de Cristo e mensageiro da paz vem à nossa terra. Vamos acolhê-lo com Fé, no nosso coração com a nossa oração e prestando atenção ao servo da Verdade e ele ensina-nos a caminhar com ele na Esperança, na Sabedoria e na Missão.


Fonte: P. Batalha


sábado, 8 de maio de 2010

Liturgia do VI Domingo do Tempo Pascal, 09.05.2010




VI DOMINGO DO TEMPO PASCAL - ANO C
9 de Maio de 2010


Na liturgia deste domingo sobressai a promessa de Jesus de acompanhar de forma permanente a caminhada da sua comunidade em marcha pela história: não estamos sozinhos; Jesus ressuscitado vai sempre ao nosso lado.

No Evangelho, Jesus diz aos discípulos como se hão-de manter em comunhão com Ele e reafirma a sua presença e a sua assistência através do “paráclito” – o Espírito Santo.

A primeira leitura apresenta-nos a Igreja de Jesus a confrontar-se com os desafios dos novos tempos. Animados pelo Espírito, os crentes aprendem a discernir o essencial do acessório e actualizam a proposta central do Evangelho, de forma que a mensagem libertadora de Jesus possa ser acolhida por todos os povos.

Na segunda leitura, apresenta-se mais uma vez a meta final da caminhada da Igreja: a “Jerusalém messiânica”, essa cidade nova da comunhão com Deus, da vida plena, da felicidade total.






Para ver as Leituras do VI Domingo do Tempo Pascal, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do VI Domingo do Tempo Pascal, clique AQUI.

Para ver a Reflexão sobre o Evangelho do VI Domingo do Tempo Pascal, clique AQUI.



Fontes:
A Caminho
Ecclesia
SDPL Viseu
Farol de Luz

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Actividade do próximo Sábado, dia 8 de Maio



No próximo Sábado teremos as seguintes actividades:

Manhã - Animação de casamento. Estar às 10h na Igreja de São Vicente, em Abrantes.

Tarde - Às 15, distribuição dos alimentos do Banco Alimentar.

Contamos contigo!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Bento XVI envia saudação a Portugal



Bento XVI enviou hoje desde o Vaticano uma saudação ao “querido povo de Portugal”, confessando-se "muito feliz" por poder visitar o nosso país, de 11 a 14 de Maio.

“A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto”, disse o Papa, em português, durante a audiência semanal das Quartas-feiras.

Bento XVI será o terceiro Papa a visitar o nosso país, depois de Paulo VI em 1967 e João Paulo II, em 1982, 1991 e 2000, para além de uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.

"Sinto-me muito feliz por poder visitar as «Terras de Santa Maria», no décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto”, afirmou.

Segundo Bento XVI, Portugal é um “país com uma história muito ligada ao Papa, bispo de Roma”.

“Para lá partirei na próxima Terça-feira, aceitando o convite que me foi feito pelo senhor Presidente da República e pela Conferência Episcopal Portuguesa”, anunciou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.


Fonte: Agência Ecclesia

domingo, 2 de maio de 2010

Um coração para Amar




Pedimos-Te, Senhor, que nos ajudes
a recuperar um coração sensível
que se mostre interessado
pelas penas e alegrias
do nosso mundo.
Um coração como o Teu,
aberto às necessidades dos outros,
dolorido perante o sofrimento alheio,
pronto a sair ao encontro
de quem necessite de nós;
um coração que se derrame
nas nossas mãos e nos nossos lábios,
que fale de proximidade e de amor,
uma linguagem de autênticos irmãos.


Isabel Gómez-Acebo


sábado, 1 de maio de 2010

Liturgia do V Domingo do Tempo Pascal, 02.05.2010




5º DOMINGO DO TEMPO PASCAL - ANO C
2 de Maio de 2010


O tema fundamental da liturgia deste domingo é o do amor: o que identifica os seguidores de Jesus é a capacidade de amar até ao dom total da vida.

No Evangelho, Jesus despede-Se dos seus discípulos e deixa-lhes em testamento o “mandamento novo”: “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”. É nessa entrega radical da vida que se cumpre a vocação cristã e que se dá testemunho no mundo do amor materno e paterno de Deus.

Na primeira leitura apresenta-se a vida dessas comunidades cristãs chamadas a viver no amor. No meio das vicissitudes e das crises, são comunidades fraternas, onde os irmãos se ajudam, se fortalecem uns aos outros nas dificuldades, se amam e dão testemunho do amor de Deus. É esse projecto que motiva Paulo e Barnabé e é essa proposta que eles levam, com a generosidade de quem ama, aos confins da Ásia Menor.

A segunda leitura apresenta-nos a meta final para onde caminhamos: o novo céu e a nova terra, a realização da utopia, o rosto final dessa comunidade de chamados a viver no amor.





Para ver as Leituras do V Domingo do Tempo Pascal, clique AQUI.

Para ver o Evangelho do V Domingo do Tempo Pascal, clique AQUI.

Para ver a Reflexão sobre o Evangelho do V Domingo do Tempo Pascal, clique AQUI.



Fontes:
A Caminho
Ecclesia
Eucaristia Dominical
Farol de Luz