terça-feira, 31 de março de 2009

Fátima Jovem Cancelado

Este ano não haverá Fátima Jovem.

Segundo o comunicado do Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos e da Família relativa à Peregrinação anual do Fátima Jovem, este ano não haverá Fátima Jovem, “por falta de indicação de novo director para o Departamento da Pastoral Juvenil, que se aguarda para breve”.

Esta suspensão vai servir para avaliar a própria peregrinação e traçar novos rumos para esta actividade, rumos que há muito os jovens vinham pedindo com uma presença mais juvenil em Fátima nos dias da Peregrinação.



CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO, PARA VER O COMUNICADO DO SECRETARIADO NACIONAL DO APOSTOLADO DOS LEIGOS E DA FAMÍLIA




segunda-feira, 30 de março de 2009

Visita ao Centro de Dia




Na próxima quinta-feira, dia 2 de Abril, faremos a habitual visita de Páscoa aos idosos do Centro de Dia de Alferrarede.

Encontramo-nos às 14h à porta do Centro de Dia.

Iremos fazer lá a Via Sacra, com os quadros-vivos que fizemos pelas ruas de Alferrarede.

Por isso, é importante a presença de todos! Além disso, já sabem que os idosos ficam sempre muito contentes com as nossas visitas, pois é sempre um dia diferente e, em geral, com muita animação.


domingo, 29 de março de 2009

Penitência, Preparação Pascal




O Sacramento da Penitência é um sacramento Pascal. Porquê ? Porque alcança-nos a libertação do pecado e da morte eterna. Como nos reunimos na Eucaristia para dar graças, também precisamos de nos reunir como penitentes para pedir perdão pela confissão dos nossos pecados e celebrar a reconciliação. Este sacramento é rico nas suas formas: desde a forma individual que pode incluir a consulta terapêutica e a direcção espiritual, até uma celebração comunitária que tanto pode terminar com confissões individuais, como até com a absolvição geral, se for o caso.

Podeis perguntar: mas eu preciso de me confessar ? - SIM ! Precisamos.

Pergunto: Não precisamos de nos lavar, tomar banho ? Do mesmo modo precisamos de nos purificar para estarmos bem com Deus, com os outros e connosco próprios. É S. João que nos diz: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e purificar-nos de toda a maldade“(1ªJo. 1,9); e São Tiago exorta-nos: Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados”(Tg. 5, 16). Todos temos a experiência de que somos pecadores. A santa Igreja é feita de pecadores. Diante de Deus que é Santo só temos de reconhecer-nos pecadores e pedir perdão. Aliás é o que fazemos quando começamos a celebrar a Eucaristia: “…Senhor tende piedade de nós!…”.

Assim como a saúde ou o mal-estar dum membro do nosso corpo afecta os outros membros, assim também na Igreja, quando o pecado nos fere, os outros também ficam afectados. O que fazemos de bem ou de mal tem influência nos outros. Com o nosso pecado há sempre consequências negativas. Nós não somos ilhas e fazemos parte de um todo, somos vasos comunicantes. O nosso pecado envenena o ar que os outros respiram. Um dos maiores males do nosso tempo é a perda de sentido do pecado. Porque o pior doente é aquele que não reconhece o seu estado, não quer ir ao médico, não aceita tratar-se. Não há critérios de valores morais, não se distingue o bem do mal, não se assume com responsabilidade a gravidade dos actos, das más acções. Porém, o homem é chamado sempre a amar e fazer o bem e evitar o mal. Em momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo do seu coração; e nem sempre a voz divina aprova as atitudes que tomamos. Como Adão e Eva, escondemo-nos ao ouvir os passos do Senhor, que vem ao nosso encontro (Gn. 3,8). O salmista nos adverte no salmo 95,8-9: “Quem dera que hoje ouvísseis a Sua voz: ‘Não endureçais os corações, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto, onde vossos pais me tentaram e provocaram, apesar de terem visto as minhas obras’”.

É preciso dar ouvidos à Palavra do Senhor, acolhê-lo como Deus e comportar-se como seu povo (Jer. 7, 23). Diz o Senhor: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo”(Apoc. 3,20). É preciso abrir o coração. É preciso renascer. Seja a nossa atitude de espírito como a do jovem Samuel: “Falai Senhor, que o vosso servo escuta!”…ou a dos que ouviam João Baptista: “Que havemos de fazer?”. E Jesus já desde o início desta Quaresma nos anda a segredar aos ouvidos: “Arrependei-vos, convertei-vos e acreditai no Evangelho!”


Fonte:

Pe. Batalha

sábado, 28 de março de 2009

Novas Fotos!!

Foram adicionadas novas fotos à secção "Fotos" do nosso blogue.

São fotos tiradas na nossa visita de Natal aos idosos do Centro de Dia de Alferrarede.

As últimas são as fotos tiradas durante a Via Sacra que decorreu nas ruas da nossa paróquia, no passado dia 21 de Março.

Cliquem e vejam as fotos!


Visita de Natal ao Centro de Dia





Via Sacra 2009




Liturgia da Eucaristia de Domingo, 29.03.2009






V Domingo da Quaresma - Ano B
29 de Março de 2009



Na liturgia do 5º Domingo Comum ecoa, com insistência, a preocupação de Deus no sentido de apontar ao homem o caminho da salvação e da vida definitiva. A Palavra de Deus garante-nos que a salvação passa por uma vida vivida na escuta atenta dos projectos de Deus e na doação total aos irmãos.

Na primeira leitura, Jahwéh apresenta a Israel a proposta de uma nova Aliança. Essa Aliança implica que Deus mude o coração do Povo, pois só com um coração transformado o homem será capaz de pensar, de decidir e de agir de acordo com as propostas de Deus.

A segunda leitura apresenta-nos Jesus Cristo, o sumo-sacerdote da nova Aliança, que Se solidariza com os homens e lhes aponta o caminho da salvação. Esse caminho (e que é o mesmo caminho que Jesus seguiu) passa por viver no diálogo com Deus, na descoberta dos seus desafios e propostas, na obediência radical aos seus projectos.

O Evangelho convida-nos a olhar para Jesus, a aprender com Ele, a segui-l’O no caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos. O caminho da cruz parece, aos olhos do mundo, um caminho de fracasso e de morte; mas é desse caminho de amor e de doação que brota a vida verdadeira e eterna que Deus nos quer oferecer.




Clique na imagem para ver uma reflexão sobre o Evangelho do V Domingo da Quaresma





Reflectindo o Evangelho

À medida que nos aproximamos da Páscoa, a liturgia dominical vai adensando a tensão inerente ao acontecimento da passagem de Jesus. No próximo Domingo, Domingo de Ramos, escutaremos a narrativa da Paixão que nos dará o mote para vivermos a Semana Maior que se lhe segue.

Neste Domingo, a liturgia ambienta-nos para os últimos dias da vida terrena de Jesus, para a sua hora, fazendo-nos participar no mistério da Morte do Filho de Deus.

Como muitas vezes acontece connosco, também Jesus tinha a «alma perturbada» (ver Evangelho). Não que tivesse feito algo que lhe fizesse ficar nesse estado pesaroso.

Pelo contrário: tal devia-se ao facto de Ele sentir que se aproximava a Sua hora, o momento em que daria por encerrada a missão que o Pai Lhe confiou: estabelecer uma nova Aliança com o Povo de Deus, deixando-a impressa no íntimo da alma e gravada no coração de cada um (ver 1.ª leitura). E o momento é difícil, pois implica a experiência da morte, ao ser elevado da terra para atrair todos a Si (ver Evangelho).

Neste momento de tensão e perturbação é legítima a ideia de abandono da missão. O sofrimento repele todo o ser humano – Jesus inclusive. Mas é pela aceitação da totalidade dessa missão, da qual também faz parte o sofrimento, que ela é concretizada e que se alcança a glória do Pai que é também a glória de cada um dos filhos: «Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto» (Evangelho).


Vivendo o Evangelho

Tal como Jesus Cristo, nós, na nossa vida mortal, dirigimos preces e súplicas ao Pai, com grandes clamores e até com lágrimas (ver 2.ª leitura). Pedimos muitas vezes que «seja feita a vossa vontade», mas, no íntimo, o que verdadeiramente desejamos é que seja feita a nossa vontade.

Queremos apenas aquilo que nos agrada, aquilo que nos é fácil e desejamos que o difícil e desagradável não nos apareça pelo caminho. Mas a vida, para ser plena, exige de nós muito mais do que aquilo que nós desejamos dela.

Saibamos assimilar em nós todas as exigências que a vida nos traz, porque é nesta integração em nós do agradável e do exigente, com serenidade e confiança, que manifestamos a glória daquele que nos traz a «salvação eterna» (2.ª leitura).




Para ouvir uma música relacionada com a liturgia deste Domingo, clique na imagem abaixo.


Fontes:

A Caminho

Agência Ecclesia

Vitamina C


sexta-feira, 27 de março de 2009

Via Sacra na Igreja de Alferrarede




Hoje, sexta-feira, dia 27 de Março, às 21h, haverá Via Sacra na Igreja de Alferrarede, orientada pela Catequese.

Não falte, pois é uma óptima oportunidade de preparar a sua caminhada quaresma que culminará com a Páscoa.


quinta-feira, 26 de março de 2009

Reunião dos Vogais de Caridade



No próximo Sábado, dia 28 de Março, às 14h45, haverá uma reunião no Salão Paroquial para todos os vogais de caridade.

É importante a presença de todos pois existem assuntos a discutir e decisões a tomar.

Digam, por favor, à Bárbara se vão ou não a esta reunião.


Novo Portal das Irmãs da Apresentação de Maria



As Irmãs da Apresentação de Maria colocaram online o seu novo portal de conteúdos dinâmicos que permite a interactividade com o utilizador.

Pode deixar os seus comentários, escrever no livro de visitas, ver galerias de fotos em slide show e estar a par de todas as actividades e iniciativas que são promovidas nas grande Família da Apresentação.

Clique na imagem para aceder ao novo portal!


quarta-feira, 25 de março de 2009

PÁRA! ESCUTA!! OLHA!!!



Faltam três semanas para a Páscoa. Nesta Caminhada de Luz Pascal com São Paulo, sentemo-nos um pouco.

Pára ! Escuta ! Olha ! Sentemo-nos a reparar no caminho feito até aqui.

Nós entrámos no deserto da nossa vida com S. Paulo. “Subimos para Jerusalém” (Mc. 10,33), à Festa da Páscoa. Este caminho para Jerusalém constitui o modelo da vida do cristão, empenhado em seguir o Mestre, participando intimamente no mistério da sua morte e ressurreição.

Assim, fomos erguendo sinais a avivar a nossa consciência e a nossa prática.

Logo no 1º dia entrou nas nossas igrejas uma barca a recordar-nos a barca/arca de Noé (lede (Gen. 6,11 a 9,1) e a Igreja (a comunidade dos salvos nas águas do Baptismo) e recebemos as cinzas nas nossas mãos fechadas sobre os nossos haveres, sempre prontas a ferir e destruir, com punhos de violência, com sonhos e quimeras, fechados na nossa vanglória e orgulho, na soberba do progresso, da ciência e da prosperidade terrenas… Queremos abrir-nos ao fogo do amor e à luz do perdão que nos vem de Deus para semear a esperança. Para esta caminhada foram postas nas nossas mãos a Oração, a Partilha (esmola) e o jejum para amar, curando-nos dos nossos pecados.

No 1º Domingo, trouxemos para diante da comunidade um recipiente com água a lembrar-nos as águas purificadoras do baptismo e um círio aceso símbolo de Cristo que ilumina a nossa vida com a Palavra da Salvação, presente também na simbologia do Remo que nos faz avançar na barca. E Jesus, nesse Domingo, voltou a propor-nos: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho“. Por isso São Paulo, na sua carta aos jovens, disse que a Palavra de Jesus é como um GPS a orientar a nossa vida.

No 2º Domingo, foi colocada uma espada no círio porque a Palavra de Deus é como uma espada que corta para deitar fora o que não presta, como fogo que purifica, ilumina e aquece o nosso coração e o entusiasma, como aconteceu aos apóstolos com Jesus transfigurado, no monte Tabor, tendo também como estímulo a Fé dos nossos antepassados, Abraão, Moisés e Elias.

No 3º Domingo, foram lembrados os 10 Mandamentos, por tantos desrespeitados, e foi posto no círio um “livro” a lembrar-nos as 13 cartas de S.Paulo abrindo o nosso coração à paz , animando as comunidades com 10 palavras luminosas suas. O Remo da Palavra que nos faz avançar, com o vigor de Jesus que nos purifica dos vendilhões que profanam os nossos corações, lugares a que Deus tem direito assumido no nosso Baptismo.

Neste 4ºDomingo, lembra-nos ao pôr a “Chama” no Círio que Cristo é a Luz que afasta as trevas dos nossos pecados. Por isso, somos convidados a examinar os nossos maus comportamentos porque Deus “é rico em misericórdia…e quer restituir-nos a sua graça”, libertando-nos dos nossos pecados. Então o Amor de Cristo envolve os nossos corações e dá-nos força para continuarmos o caminho.

“Pára ! Escuta ! Olha!”

Vamos fazer uma “revisão de vida“.

Procuremos ir, pelo Sacramento da Penitência, à Confissão buscar, neste Sacramento de Reconciliação, o perdão e a paz. Assim poderemos celebrar com alegria a Festa da Páscoa.




Fonte:
http://faroldeluz.wordpress.com

terça-feira, 24 de março de 2009

A Teia



O Amor de Deus é como a chuva e nós somos como a teia.

Quando Ele envia a sua chuva para limpar os nossos corações; quando Ele nos oferece o maior amor possível que foi provado numa cruz, nós aproveitamos apenas algumas gotas de uma imensidão. Levemos esta mensagem e a nossa fé em Cristo e em Maria a cada um dos nossos irmãos.



Fonte: Portal Cristo Jovem


segunda-feira, 23 de março de 2009

Inscrições Dia Jovem Diocesano



É preciso saber quem vai ou não ao Dia Jovem Diocesano, que se realizará em Portalegre no próximo dia 4 de Abril, pois precisamos alugar um autocarro e isso implica a fixação do número de lugares.

Pede-se a todos que digam à Dora se vão ou não a este encontro. Mas confirmem quer a resposta seja afirmativa, quer seja negativa.

Também podem deixar aqui a vossa resposta, na zona de comentários.

Ah! E espero que se inscrevam todos os que puderem ir, pois é um encontro muito importante a nível Diocesano, onde poderemos contar com a presença do nosso Bispo, D. Antonino Dias.

Não demores! Dá já a tua resposta!!

domingo, 22 de março de 2009

Crisma: O Sacramento do Espírito Santo

Uma vez que hoje foi administrado em Alferrarede, pelo nosso Bispo, D. Antonino Dias, o Sacramento da Confirmação, vejamos em pormenor o que significa realmente este Sacramento:



Os sacramentos são sinais divinos que nos são oferecidos para a nossa santificação. Eles são divididos em três tipos: Sacramentos de Iniciação Cristã, Sacramentos de Serviço e Sacramentos de Cura.

O Sacramento do Crisma é um sacramento de Iniciação Cristã (tal como o Baptismo e a Eucaristia).

Durante a primeira vinda de Cristo sobre a Terra, Ele prometeu aos seus apóstolos o Paráclito (advogado, defensor).

Jesus também promete o Espírito Santo para nós, que nos é concedido através do Sacramento da Crisma.

O Crisma também é chamado Sacramento da Confirmação, pois através dele confirmamos o nosso Baptismo que recebemos na maioria das vezes ainda em crianças.

Confirmar o Baptismo é muito importante, pois enquanto crianças não temos a consciência do Sacramento. Foram os nossos pais que decidiram levar-nos até a pia baptismal. Já no Crisma, não são os nossos pais que escolhem se queremos ou não receber o Crisma, mas sim nós mesmos.

No sacramento do Crisma recebemos os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade, Ciência e Temor de Deus.

São estes dons que nos aproximam da nossa vocação: a Santidade.

Quando recebemos o Espírito Santo e nos abrimos inteiramente à graça sacramental não agimos em nós, mas sim o próprio Deus nos usa como instrumento e age em nós. Por isso, podemos considerar o crismando uma pessoa com grandes responsabilidades. Veja-se:

No Baptismo recebemos o Espírito Santo e transformamo-nos de criaturas de Deus para Filhos de Deus. Já no Crisma dizemos com consciência: Quero ser Filho de Deus e assumir a minha missão de evangelizar.

O mesmo Deus que os apóstolos receberam no dia de Pentecostes é o mesmo que recebemos no Sacramento do Crisma, por isso a mesma autoridade que eles tinham ao anunciar a Palavra de Deus é a mesma que possuímos.

O dia em que nos crismamos é sem dúvida o dia do nosso Pentecostes. Onde o Espírito Santo nos é enviado para transformar e santificar.

As transformações do Espírito Santo são nitidamente vistas na Bíblia. Observe-se:

Vamos dar o exemplo do apóstolo Pedro. Antes do dia de Pentecostes era um pescador de pouca instrução, medroso, incrédulo e infiel.

Quando se passou o dia de Pentecostes, melhor dizendo, logo ao sair do cenáculo onde o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e Maria, ele realizou um discurso que prova o poder do Espírito Santo (Act 2,14-41). Podemos até duvidar se realmente era o mesmo Pedro pescador e incrédulo.

Foi a partir daí que a Igreja se firmou, ou seja, foi através do Papa São Pedro que a Igreja de Jesus Cristo surgiu.

Vejamos: se somos também Igreja, é através do Sacramento do Crisma que firmamos em nós o "tijolo" eclesial que somos.



Fonte: Crismanet



Desejamos que os jovens que hoje confirmaram a sua Fé perante toda a comunidade de Alferrarede continuem a ser pedras vivas na nossa paróquia, cumprindo o compromisso que hoje assumiram perante nós e perante o nosso Bispo.


sábado, 21 de março de 2009

Liturgia da Eucaristia de Domingo, 22.03.2009



ANTE O AMOR CAEM TODOS OS MUROS






4º Domingo da Quaresma - Ano B
22 de Março de 2009



A liturgia do 4º Domingo da Quaresma garante-nos que Deus nos oferece, de forma totalmente gratuita e incondicional, a vida eterna.

A primeira leitura diz-nos que, quando o homem prescinde de Deus e escolhe caminhos de egoísmo e de auto-suficiência, está a construir um futuro marcado por horizontes de dor e de morte. No entanto, diz o autor do Livro das Crónicas, Deus dá sempre ao seu Povo outra possibilidade de recomeçar, de refazer o caminho da esperança e da vida nova.

A segunda leitura ensina que Deus ama o homem com um amor total, incondicional, desmedido; é esse amor que levanta o homem da sua condição de finitude e debilidade e que lhe oferece esse mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim que está no horizonte final da nossa existência.

No Evangelho, João recorda-nos que Deus nos amou de tal forma que enviou o seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna. Somos convidados a olhar para Jesus, a aprender com Ele a lição do amor total, a percorrer com Ele o caminho da entrega e do dom da vida. É esse o caminho da salvação, da vida plena e definitiva.





Clique na imagem abaixo para ver uma reflexão sobre o Evangelho do próximo Domingo





Fonte:
http://www.acaminho.net
http://faroldeluz.wordpress.com
http://www.agencia.ecclesia.pt







Nesta Eucaristia será administrado o Sacramento da Confirmação (ou Crisma), pelo Bispo da Diocese de Portalegre - Castelo Branco, D. Antonino Dias.



sexta-feira, 20 de março de 2009

Actividades do próximo fim-de-semana


ATENÇÃO!!


O próximo fim-de-semana vai estar cheio de actividades. Por isso, é imprescindível a presença de todos, para que tudo corra da melhor maneira.



Começamos com a animação de um casamento no Sábado (dia 21 de Março) à tarde. Para isso temos de estar às 14h3o na Igreja de Alferrarede.



Depois, durante a tarde, vamos preparar a Via Sacra, que se realizará nesse mesmo dia, à noite.

Têm, por isso, de levar um lanchinho, para aconchegarem o estômago.

Isso ocupará toda a tarde e depois segue-se logo a Via Sacra, à noite.

Por isso, vamos jantar no Salão, para não perdermos tempo com deslocações a casa. Não se preocupem com a comida, pois será o grupo a providenciar o jantar.



Depois, no Domingo (dia 22 de Março), contam connosco para ajudar nos cânticos da Eucaristia Dominical, onde haverá a administração do Sacramento do Crisma (ou Confirmação) e contará com a presença do nosso Bispo, D. Antonio Dias.

Teremos de estar na Igreja a partir das 10h30.



Como podem ver, vai ser um fim-de-semana em cheio e, por isso, contamos CONTIGO!!

Não faltes!



quinta-feira, 19 de março de 2009

Missão no Pousal - Inscrições



Encontram-se abertas as inscrições para a realização de missão no Pousal ( instituição com deficientes físicos e/ou mentais e idosos).

O campo de missão decorrerá entre os dias 4 e 10 de Abril.

Inscrições no máximo até dia 27 de Março.

Requisito mínimo: ter idade igual ou superior a 16 anos.

Para as inscrições é necessário que enviem: o nome e a data de nascimento.


QUEM ESTIVER INTERESSADO DEVE CONTACTAR OS VOGAIS DE MISSÃO.



quarta-feira, 18 de março de 2009

Jovens de Portalegre - Castelo Branco em Via Crucis






Os jovens da diocese de Portalegre-Castelo Branco viveram este fim-de-semana a primeira etapa da Via Crucis. 60 jovens aceitaram o convite para um dia de caminhada com São Paulo como companhia.

A primeira etapa da caminhada decorreu entre as localidades de Cunheira e de Alter do Chão. Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA explica que a caminhada teve como símbolo “o cajado, alusivo ao Ano Paulino que estamos a viver”. Ao longo do caminho, os jovens “contemplaram as obras da natureza”.

O dia terminou com a a oração final na Matriz de Alter. “Porque ali se encontra a cruz das caminhadas, foi o local escolhido para se realizar a Vigília Quaresmal do Arciprestado II. O lema da Vigília foi “Paulo e o sentido da Cruz”. O canto, as leituras e o silêncio ajudaram-nos a reflectir que «para S. Paulo a Cruz é o sinal máximo do amor, da entrega e doação de Cristo»”.

A próxima etapa ocorre dia 21, entre as localidades de Alter do Chão para o Crato. A última está marcada para dia 28, entra o Crato e Portalegre.


Fonte: Agência Ecclesia


terça-feira, 17 de março de 2009

O Olhar de Deus...


Senhor, quando me faltar o sentido da vida, olha para mim.
Quando abatido eu estiver pelo peso dos meus problemas, olha para mim.
Quando a esperança deixar de brilhar, olha para mim.
Quando desorientado eu estiver, olha para mim.
Quando o amor me for insuficiente para perdoar, olha para mim.
Se eu desanimar e desfalecer na fé, olha para mim.
Quando a cruz me parecer maior que minhas forças, olha para mim.
Quando não mais houver remédio que me cure, olha para mim.
Na hora da minha morte, olha para mim.

Senhor, basta-me o teu olhar de amor
Para que minha vida redescubra o sentido;
Minha dor seja abrandada;
A esperança sorria novamente.
Basta-me o teu olhar de amor
Para que eu reencontre o caminho;
Tenha coragem de amar e perdoar;
Minhas forças sejam renovadas.
Basta-me o teu olhar de amor
Para que eu recupere a saúde
Física, psíquica e moral.

Senhor, teu olhar é descanso para minha alma.





Vogais de Caridade

segunda-feira, 16 de março de 2009

Dia Jovem Diocesano



Pois é... está a chegar um grande dia!!


Dia 4 de Abril (Sábado) realizar-se-á, em Portalegre, o próximo Dia Jovem Diocesano.


É um encontro que reúne todos os jovens da Diocese de Portalegre - Castelo Branco.


Contamos contigo!! Confirma já a tua presença, pois precisamos saber o número de participantes para arranjar transporte!!







(Fotos do Dia Jovem Diocesano do ano passado, em Ponte-de-sôr)


domingo, 15 de março de 2009

Esta semana... em Alferrarede...






Agenda da próxima semana para a paróquia de Alferrarede:



17 Março - 17h - Igreja da Chainça - Celebração comunitária da Reconciliação;

19 de Março - 21h - Igreja de Alferrarede - Celebração comunitária da Reconciliação;

Na sexta-feira (dia 20 de Março) não haverá Eucatistia em Alferrarede;

21 Março (Sábado) - 21h - Via Sacra pelas ruas de Alferrarede (partida: Igreja de Alferrarede Velha; chegada: Igreja de Alferrarede);

22 de Março (Domingo) - 12h - Eucaristia Dominical com celebração do Sacramento da Confirmação (Crisma), com a presença de D. Antonino Dias, Bispo da Diocese de Portalegre - Castelo Branco.



Contamos consigo!!

sábado, 14 de março de 2009

Liturgia da Eucaristia de Domingo, 15.03.2009



TEMOS CORAGEM DE LEVANTAR O CHICOTE?






3º Domingo da Quaresma - Ano B
15 de Março de 2009


A liturgia do 3º Domingo da Quaresma dá-nos conta da eterna preocupação de Deus em conduzir os homens ao encontro da vida nova. Nesse sentido, a Palavra de Deus que nos é proposta apresenta sugestões diversas de conversão e de renovação.

Na primeira leitura, Deus oferece-nos um conjunto de indicações (”mandamentos”) que devem balizar a nossa caminhada pela vida. São indicações que dizem respeito às duas dimensões fundamentais da nossa existência: a nossa relação com Deus e a nossa relação com os irmãos.

Na segunda leitura, o apóstolo Paulo sugere-nos uma conversão à lógica de Deus… É preciso que descubramos que a salvação, a vida plena, a felicidade sem fim não está numa lógica de poder, de autoridade, de riqueza, de importância, mas está na lógica da cruz - isto é, no amor total, no dom da vida até às últimas consequências, no serviço simples e humilde aos irmãos.

No Evangelho, Jesus apresenta-Se como o “Novo Templo” onde Deus Se revela aos homens e lhes oferece o seu amor. Convida-nos a olhar para Jesus e a descobrir nas suas indicações, no seu anúncio, no seu “Evangelho” essa proposta de vida nova que Deus nos quer apresentar.








Clique na imagem abaixo para ver uma reflexão sobre o Evangelho da próxima Eucaristia Dominical








Neste tempo favorável da Quaresma, a Igreja convida-nos a tomar consciência do modo como estamos, ou não, a viver a nossa fé. À luz dos mandamentos do Senhor, que nos são apresentados no Livro do Êxodo, certamente sentiremos que temos de mudar alguma coisa na nossa vida. Escutemos a Palavra de Deus para dela, e do alimento eucarístico, extrairmos a força necessária, não só para rectificar o que está mal nas nossas vidas, mas também para tornarmos presente a vontade do Senhor no mundo em que vivemos.





Fonte:
http://www.acaminho.net
http://faroldeluz.wordpress.com
http://www.agencia.ecclesia.pt

sexta-feira, 13 de março de 2009

Vigília Quaresmal do Rossio






No próximo Sábado, dia 14 de Março, haverá uma Vigília Quaresmal, organizada pela Pastoral Juvenil do Arciprestado V da Diocese de Portalegre - Castelo Branco.


Será na Igreja do Rossio ao Sul do Tejo, pelas 21h.

XXIV Jornada Mundial da Juventude






Bento XVI acaba de lançar a sua mensagem para a XXIV Jornada Mundial da Juventude, com o tema: “Uma esperança firme e fiável em tempos de crise”.

Perante uma realidade de acentuada crise económica e de instituições basilares, o Papa alerta os jovens que a sua segurança não deve residir num sentimento ou ideal, mas antes numa pessoa concreta: Jesus Cristo. À imagem do grande apóstolo Paulo, a nossa esperança tem sentido no “Deus vivo” (1 Tm 4, 10). Porquê? Porque Ele está sempre connosco, é o nosso presente e o nosso futuro. Então, porque temer?

Clique AQUI para ver a mensagem completa


quinta-feira, 12 de março de 2009

Sex | 13Março | 21h | VIA SACRA





Amanhã, sexta-feira, dia 13 de Março, às 21h, haverá Via Sacra, na Igreja de Alferrarede, orientada pela Juventude Mariana Vicentina.

Os jovens têm de lá estar às 20h, para preparar a celebração.

Convidem os vossos amigos e familiares para irem também, para se prepararem para a Páscoa, neste tempo de Quaresma.



«A Liturgia é o "coração" da paróquia»




Bento XVI considera que a liturgia «não é algo estranho» no afazer da paróquia, mas o «ponto de unificação» e inclusive o «coração» do qual vem a força para agir.

Esta foi a resposta que o Papa ofereceu ao Pe. Marco Valentini, vigário na paróquia de Santo Ambrósio, durante o encontro que teve com os párocos da diocese de Roma, em 26 de fevereiro passado.

O Papa respondeu que «todos nós devemos aprender melhor a liturgia, não como algo exótico, mas como o coração de nosso ser cristão».




A celebração litúrgica dos sacramentos, explicou, não deve ser «algo estranho junto a trabalhos mais contemporâneos como a educação moral, econômica etc. Pode acontecer facilmente que o sacramento fique um pouco isolado em um contexto mais pragmático e se converta em uma realidade não totalmente integrada na totalidade de nosso ser humano», admitiu.

O pontífice destacou a necessidade de que os fiéis «redescubram» a Eucaristia em toda a sua plenitude.

«Devemos aprender a celebrar a Eucaristia, aprender a conhecer Jesus Cristo, o Deus com rosto humano, de perto, entrar realmente em contato com Ele, aprender a escutá-lo e aprender a deixá-lo entrar em nós», explicou.

A comunhão sacramental «é precisamente esta interação entre duas pessoas. Não pego um pedaço de pão ou de carne, mas pego ou abro meu coração para que o Ressuscitado entre no contexto do meu ser, para que esteja dentro de mim e não só fora de mim, e assim fale comigo e transforme meu ser, me dê o sentido da justiça, o dinamismo da justiça, em zelo pelo Evangelho».

Diante disso, acrescentou, «devemos colaborar todos em celebrar cada vez mais profundamente a Eucaristia: não só como rito, mas como processo existencial que me toca em minha intimidade, mais que qualquer outra coisa, e me muda, me transforma. E transformando-me, dá início à transformação do mundo que o Senhor deseja e da qual quer fazer-me instrumento».


Mais catequese mistagógica

O Papa afirmou também a necessidade de que as pessoas ofereçam maior formação aos fiéis nos mistérios que se celebram na liturgia, ou seja, mais catequese mistagógica.

«Os mistérios não são uma coisa exótica no cosmos das realidades mais práticas. O mistério é o coração do qual vem nossa força e ao qual voltamos para encontrar este centro», declarou.

Acrescentou que a catequese mistagógica «é realmente importante», porque «se refere à nossa vida de homens de hoje».

O Papa destacou que a celebração dos mistérios da fé revelam o próprio ser do homem: «Realmente, nós devemos ensinar a ser homens. Devemos ensinar esta grande arte: como ser um homem. Isto exige, como vimos, muitas coisas: desde a grande denúncia do pecado original nas raízes de nossa economia e de tantos aspectos de nossa vida, até guias concretos sobre a justiça, até o anúncio aos não-crentes».

«Se é verdade que o homem em si não tem sua medida – o que é justo e o que não é – mas encontra sua medida fora dele, em Deus, é importante que este Deus não seja distante, mas reconhecível, concreto, que entre em nossa vida e seja realmente um amigo com o qual podemos falar e que fala conosco», acrescentou.

Neste sentido, afirmou que a catequese sacramental «deve ser uma catequese existencial. Naturalmente, ainda aceitando e aprendendo cada vez mais o aspecto de mistério – ali onde acabam as palavras e os raciocínios – esta é totalmente realista, porque me leva a Deus, e Deus a mim».

«Em outras palavras, a catequese eucarística e sacramental deve realmente chegar ao profundo de nossa existência, ser precisamente educação para abrir-me à voz de Deus, a deixar-me abrir para que rompa esse pecado original do egoísmo e seja abertura de minha existência em profundidade, de maneira que eu possa chegar a ser um verdadeiro justo», concluiu.


quarta-feira, 11 de março de 2009

O pecado da gula







A virtude oposta à gula é a temperança




Gula é comer além do que é necessário para se alimentar. Para alguns, o prazer de comer passou a ser um fim em si mesmo; esse é o erro. E frustram-se quando a refeição não é “suculenta e variada”.

Escrevendo aos Filipenses, São Paulo refere-se àqueles cujo “deus é o ventre” (cf. Fil. 3,19), isto é, o alimento. Se a Igreja nos aponta a gula como um pecado capital é porque ela gera outros males: preguiça, comodismo, paixões, doenças, etc... Podemos comer e beber com moderação e gosto, mas não podemos fazer da comida um meio só de prazer; isso desvirtua a alimentação.

Um corpo “pesado” debilita o espírito. Santo Agostinho dizia que temia não a impureza da comida, mas a do apetite. Ele escreve uma página sábia sobre isso: “Vós me ensinastes a ingerir os alimentos como se tratasse de remédios”. Santa Catarina de Sena dizia que o “estômago cheio prejudica a mente”. E Santo Ambrósio afirmava que: “Aquele que submete o seu próprio corpo e governa sua alma, sem se deixar submergir pelas paixões, é seu próprio senhor: pode ser chamado rei, porque é capaz de reger a sua própria pessoa”.

A virtude oposta à gula é a temperança: evitar todos os excessos no comer e no beber. Para destruir as raízes da gula é preciso submeter o corpo à mortificação. E esta haverá de ser sob a acção do Espírito Santo, nosso Santificador. São Paulo ensinou aos Gálatas e aos Romanos que somente o Espírito pode destruir em nós as paixões. “Conduzi-vos pelo Espírito Santo e não satisfareis o desejo da carne” (Gál. 5,16). “Se viverdes segundo a carne, morrereis, mas, se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis” (Rom. 8,12). A açcão poderosa do Espírito Santo, aliada à nossa vontade, vem em auxílio da nossa fraqueza e nos dá a graça de superar os vícios.

Como remédio contra a gula a Igreja propõe também o jejum; não como um valor em si mesmo, mas como um instrumento para dominar a paixão. Mas Santa Catarina de Sena ensina que “a mortificação deve ser feita de acordo com a necessidade e na exacta medida das forças pessoais.” Visto que não se pode impor a todos a mesma mortificação como uma norma rígida, já que nem todos são iguais.

Não é possível querer levar uma vida pura sem sacrifício. O corpo foi-nos dado para servir e não para gozar; o prazer egoísta passa e deixa gosto de morte; o sacrifício gera a vida. Não foi à toa que Cristo jejuou quarenta dias, no deserto da Judeia, antes de enfrentar as ciladas terríveis do Tentador, que queria afastá-Lo do caminho traçado por Deus para Ele seguir a fim de salvar a humanidade.



Fonte: Canção Nova




terça-feira, 10 de março de 2009

Convite para Convívio Fraterno





De 30 de Abril a 3 de Maio de 2009, decorre em Fátima, mais um Convívio fraterno. Todos os jovens, com mais de 18 anos são convidados a participar neste Convívio que decorre nos Silenciosos Operários da Cruz: Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto.

«Será uma oportunidade de aprofundar um pouco mais a experiência de fé e de passar momentos divertidos durante um fim-de-semana», salienta a organização. O convívio terminará no dia 3 de Maio com a Eucaristia presidida pelo bispo da diocese, no ginásio do Seminário de Leiria, a ter início às 21h.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 10 de Abril de 2009, pois o número de participantes é limitado. Para mais informações e inscrições, os interessados podem contactar os telemóveis: 962 815 845 / 914 418 433 / 939 417 107 ou e-mail.







O que é um convívio fraterno?


Destinatários

O Convívio Fraterno destina-se a jovens de ambos os sexos com 17 anos ou mais, estudantes ou trabalhadores, com ou sem grau académico.
Em caso algum podem participar jovens com menos de 17 anos de idade.
Deverão ser jovens com uma iniciação feita na paróquia, alguma inquietação religiosa e preparados para viver três dias que se pretendem ser de reflexão séria.

Dinâmica

Os Convívios Fraternos têm uma dinâmica própria.
Realizam-se durante três dias em regime de internato para rapazes e raparigas.
Nestes três dias, um grupo de jovens responsáveis apresenta o testemunho da sua vida cristã e das opções como jovens cristãos inseridos no mundo.
Os três dias são uma oportunidade para um encontro consigo próprios, com os outros e com Deus, tudo em ambiente de festa.
Os três dias terminam com um encerramento aberto a todos os interessados.

Carisma

Os Convívios Fraternos são um movimento que se insere na Igreja Católica.
Nasceram em Portugal em 1968 pela mão do Pe. Valente de Matos, então capelão militar.
Trata-se de um movimento juvenil, ou seja, os jovens estão no princípio dinamizador e no horizonte deste movimento.
É um movimento laical que encontra nos sacerdotes um apoio mas não a sua estrutura essencial.
É um movimento eclesial que nasceu na Igreja e para a Igreja e só tem sentido na Igreja.

Depois do Convívio

Depois do Convívio Fraterno, os jovens convivas são convidados a integrar os diversos grupos de jovens da Paróquia a que pertencem realizando aí um trabalho e uma formação que visam o crescimento na fé e a colaboração na edificação da Igreja.
O movimento dos Convívios Fraternos proporciona-lhes ainda a participação num Pós-Convívio, nos encerramentos de posteriores Convívios e ainda na participação no Convívio Animação Nacional que se realiza em Fátima para além de experiência das Férias Missionárias.




segunda-feira, 9 de março de 2009

Convite para o Acampamento das Irmãs da Apresentação de Maria



Olá, Jovem!

As Irmãs da Apresentação de Maria estão a organizar um Acampamento nos dias 5 a 8 de Abril, e gostariam que estivesses presente, que participasses...


Abaixo segue o convite.



CONTAM COM A TUA PARTICIPAÇÃO NESTA ACTIVIDADE SE TENS MAIS DE 14 ANOS... VAI!

Encontro da Pastoral Juvenil / Vocacional das Irmãs da Apresentação de Maria



No fim de semana 21/22 esperam por ti...


A Pastoral Juvenil / Vocacional das Irmãs da Apresentação de Maria está a organizar um fim de semana diferente para ti que és adolescente e que queres caminhar neste tempo de quaresma, rumo ao teu coração...

Lançam-te este desafio para que te possas encontrar contigo mesma, com Deus e com outras Jovens que como tu querem caminhar...






OUSA ARRISCAR E VAI... ESPERAM POR TI!

Partilhar...




Partilhar é dar algo de nós aos outros.

Tantas vezes o medo nos impede de partilhar o que somos.

A partilha implica: partilhar um sorriso, um gesto, uma palavra, assim como, algo material.

A partilha vem do coração, sem fingimentos.

A partilha é alegria, é ajuda, é carinho na nossa vida.

Partilha ultrapassa egoísmo e implica dar algo de nós ao próximo.

A partilha é um Dom de Deus e gera vida em nós e com que partilhamos.



Que esta quaresma seja um tempo de reflexão acerca dos nossos gestos de partilha e que nos permita preparar profundamente para a Páscoa do Senhor.


Vogais de Caridade


domingo, 8 de março de 2009

Próxima 6ª Feira | Via Sacra





Como já tinha sido anunciado, durante a quaresma, haverá Via Sacra na Igreja de Alferrarede, às sextas-feiras, às 21h.


A próxima Via Sacra será na sexta-feira, 13 de Março, e será orientada pela Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede.


Vigília Quaresmal no Rossio






No próximo Sábado, dia 14 de Março, haverá uma Vigília Quaresmal, organizada pela Pastoral Juvenil do Arciprestado V da Diocese de Portalegre - Castelo Branco.


Será na Igreja do Rossio ao Sul do Tejo, pelas 20h30.



Acantonamento | Beirã | 2009






O XXII Acantonamento de Nisa realizar-se-á na Quinta do Penedo da Rainha, na Beirã, nos dias 3 a 7 de Abril.

O valor da inscrição será de €30: €15 é para entregar à Andreia até ao próximo Sábado, dia 14; o restante será pago no próprio encontro.

O tema do encontro é "JMV - Uma benção de Maria".

Cada centro local tem de fazer uma preparação para a sexta-feira e para a noite do arraial na segunda-feira.

No domingo o encontro está aberto para familiares e amigos: por isso, todos que queiram aparecer, podem fazê-lo.

Dúvidas, questões, sugestões, reclamações é só falarem com a nossa presidente.








Material a levar para o encontro:

- saco-cama
- jantar para sexta-feira
- material de higiene
- mochila
- roupa de verao e de inverno
- instrumentos musicais
- lanterna
- calçado confortavel para caminhar
- protector solar
- material de escrita
- Bíblia
- lenço

Actividades da Região Sul da JMV







Fica aqui uma lista das próximas actividades que irão decorrer na Região Sul da Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede.

14 e 15 Março de 2009 - Torneio JMV (Catujal)

3 a 7 Abril de 2009 - Acantonamento (Beirã)

16 de Maio de 2009 - Vigilia Mariana Regional (Catujal)

sábado, 7 de março de 2009

Liturgia da EUCARISTIA de Domingo, 08.03.2009


TU, SENHOR, ANTECIPAS A NOVA REALIDADE







2º Domingo do Tempo da Quaresma - Ano B
8 de Março de 2009




No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir para chegar à vida nova: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projectos, o caminho da obediência total e radical aos planos do Pai.

O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projecto libertador em favor dos homens através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também.

Na primeira leitura apresenta-se a figura de Abraão como paradigma de uma certa atitude diante de Deus. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com a obediência total (mesmo quando os planos de Deus parecem ir contra os seus sonhos e projectos pessoais). Nesta perspectiva, Abraão é o modelo do crente que percebe o projecto de Deus e o segue de todo o coração.

A segunda leitura lembra aos crentes que Deus os ama com um amor imenso e eterno. A melhor prova desse amor é Jesus Cristo, o Filho amado de Deus que morreu para ensinar ao homem o caminho da vida verdadeira. Sendo assim, o cristão nada tem a temer e deve enfrentar a vida com serenidade e esperança.






Clique na imagem para aceder a uma reflexão acerca do Evangelho do próximo Domingo






Fonte:
http://www.agencia.ecclesia.pt
http://faroldeluz.wordpress.com
http://www.acaminho.net



sexta-feira, 6 de março de 2009

Distribuição do Banco Alimentar




Amanhã, sábado, dia 7 de Março, faremos a distribuição domiciliária dos alimentos do Banco Alimentar pelas famílias carenciadas da nossa paróquia.

Encontramo-nos no Salão Paroquial às 15h, ok?


Para pensar e rezar esta semana...




À medida que avançamos neste tempo de Quaresma, podemos interrogar-nos se o jejum faz algum sentido para nós nos dias de hoje.

Faz, sim. Jesus adorava comer com os Seus amigos. As refeições eram importantes para Ele.

Também para as famílias, as refeições são um tempo em que os filhos observam e ouvem os seus pais e vice versa. Mas as refeições em família estão em risco de desaparecer, com a fast food e a atracção da televisão que fica acesa, mesmo quando a família está toda junta, à mesa.

Tal como acontece com os telemóveis quando estamos com alguém, reduz a presença de uns em relação aos outros.

Para muitas famílias, uma boa resolução de Quaresma seria fazer as refeições em conjunto, pelo menos uma vez por semana para cada membro se expor à necessidade de ouvir, de se sentar em paz ficando a saber como é que o resto da família está e optando por uma comida caseira em vez de fast food.



Fonte:
Sacred Space


Via Sacra semanal



Hoje, sexta-feira, dia 6 de Março, haverá Via Sacra, na Igreja de Alferrarede, às 21h.

A orientação da celebração encontra-se a cargo dos Escuteiros.

Toda a comunidade está convidada a participar para, assim, se preparar para a Páscoa.

Contamos com a sua presença.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Só TU



ÉS TU…

A brisa que dá alento a todas as minhas horas,
a chuva que empapa as minhas células,
a luz que ilumina o meu caminhar,
o fogo que purifica a minha vida inteira.

A nuvem que me acompanha de dia e de noite,
o perfume que penetra por todas as frestas,
o tecto que me abriga de toda a inclemência,

ÉS TU.

Tu, a mão que sustém,
o sorriso que descontrai,
o rosto que serena,
o regaço que acolhe, TU.

Tu colocaste no mais íntimo do meu ser
a ânsia de viver e de gozar,
o desejo de abrir o meu coração,
de contemplar a amplitude do mundo,
de Te conhecer mais e mais,
de estar em silêncio… CONTIGO.