sábado, 30 de agosto de 2008

Reunião para preparação do Acampamento


Na próxima terça-feira, dia 2 de Setembro, haverá reunião no Salão Paroquial, às 21h, para preparar o nosso acampamento anual que, conforme já noticiado, será nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, no Castelo de Bode.

Nesta reunião devem já informar que equipamento podem levar (tendas, acessórios campismo, entre outros) e se podem disponibilizar o transporte para o Castelo de Bode.

A despesa do acampamento rondará os 10€ por pessoa.

Contamos com a tua presença! (na reunião e no acampamento, claro!)

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

EUCARISTIA de Domingo 31.01.2008



A "LOUCURA DA CRUZ"





22º Domingo do Tempo Comum - Ano A
31 de Agosto de 2008


A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir a “loucura da cruz”: o acesso a essa vida verdadeira e plena que Deus nos quer oferecer passa pelo caminho do amor e do dom da vida (cruz).


Na primeira leitura, um profeta de Israel (Jeremias) descreve a sua experiência de “cruz”. Seduzido por Jahwéh, Jeremias colocou toda a sua vida ao serviço de Deus e dos seus projectos. Nesse “caminho”, ele teve que enfrentar os poderosos e pôr em causa a lógica do mundo; por isso, conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição… É essa a experiência de todos aqueles que acolhem a Palavra de Jahwéh no seu coração e vivem em coerência com os valores de Deus.


A segunda leitura convida os cristãos a oferecerem toda a sua existência de cada dia a Deus. Paulo garante que é esse o sacrifício que Deus prefere. O que é que significa oferecer a Deus toda a existência? Significa, de acordo com Paulo, não nos conformarmos com a lógica do mundo, aprendermos a discernir os planos de Deus e a viver em consequência.


No Evangelho, Jesus avisa os discípulos de que o caminho da vida verdadeira não passa pelos triunfos e êxitos humanos, mas passa pelo amor e pelo dom da vida (até à morte, se for necessário). Jesus vai percorrer esse caminho; e quem quiser ser seu discípulo tem de aceitar percorrer um caminho semelhante.




Clica na imagem para acederes à
REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO


Fonte: http://faroldeluz.wordpress.com/

O ensaio dos cânticos para a Eucaristia terá início às 11h.
Deixamos, aqui, a lista dos cânticos, para quem quiser ir preparando:


  • Entrada - A ti meus hinos (35)

  • Acto Penitencial - 224

  • Aleluia - 11

  • Ofertório - Abençoa (1)

  • Santo - 213

  • Cordeiro - 61

  • Comunhão - Pão do Céu (266)

  • Acção de Graças - És a minha vida (91)

  • Final - Eu te amo ó Senhor (107)

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Encontro de Reflexão



Na próxima quarta-feira, dia 27 de Agosto, haverá no Salão Paroquial mais um encontro de reflexão, subordinado ao tema que tem sido abordado - os sacramentos.
Apareçam às 21h (e não se atrasem!!)

A imagem dá-vos alguma dica sobre qual sacramento se vai falar?

Vídeo da visita ao Centro de Dia

A pedido de muitas famílias, mostramos, agora, as fotos tiradas aquando da visita ao Centro de Dia de Alferrarede, no passado dia 20 de Agosto.
As fotos vão aparecer em formato de vídeo, acompanhadas das músicas que interpretámos.
Cliquem no vídeo para ver.
(liguem o som!!)





Nesta visita optámos por fazer um karaoke com os idosos e, para isso, fomos vestidos a preceito.No final, o resultado foi uma tarde muito bem passada. Houve muitas cantorias, muita dança e muita animação, quer da nossa parte, quer da parte dos nossos "avôzinhos" e "avózinhas", como carinhosamente lhes chamamos. Esperamos que gostem do video e, já agora, que vos provoque alguns sorrisos e gargalhadas.

domingo, 24 de agosto de 2008

Divisão das roupas



Quem ficou escalado para fazer a divisão das roupas que se encontram no Salão Paroquial deve estar lá amanhã, segunda-feira, dia 25 de Agosto, às 14h.


sexta-feira, 22 de agosto de 2008

EUCARISTIA de Domingo, 24 de Agosto de 2008

CRISTO E A IGREJA





21º Domingo do Tempo Comum - Ano A
24 de Agosto de 2008


No centro da reflexão que a liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum nos propõe, estão dois temas à volta dos quais se constrói e se estrutura toda a existência cristã: Cristo e a Igreja.

O Evangelho convida os discípulos a aderirem a Jesus e a acolherem-n’O como “o Messias, Filho de Deus”. Dessa adesão, nasce a Igreja – a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada à volta de Pedro. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves – isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus oferece.

A primeira leitura mostra como se deve concretizar o poder “das chaves”. Aquele que detém “as chaves” não pode usar a sua autoridade para concretizar interesses pessoais e para impedir aos seus irmãos o acesso aos bens eternos; mas deve exercer o seu serviço como um pai que procura o bem dos seus filhos, com solicitude, com amor e com justiça.

A segunda leitura é um convite a contemplar a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus que, de forma misteriosa e às vezes desconcertante, realiza os seus projectos de salvação do homem. Ao homem resta entregar-se confiadamente nas mãos de Deus e deixar que o seu espanto, reconhecimento e adoração se transformem num hino de amor e de louvor ao Deus salvador e libertador.




!! NOVO !!

Clica na Imagem abaixo para acederes à
REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO






Tal como habitualmente, o ensaio dos cânticos para a Eucaristia terá início às 11h.
Fica, aqui, a lista dos cânticos, para quem quiser ir preparando:
  • ENTRADA - Te amarei Senhor 231
  • ACTO PENITENCIAL - 219
  • ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO - 264
  • OFERTÓRIO - Sabes Senhor - 202
  • SANTO - 209
  • ABRAÇO DA PAZ - 243
  • COMUNHÃO - Pão do Céu (pode ser ouvido AQUI)
  • ACÇÃO DE GRAÇAS - Eu sinto Senhor - 106
  • FINAL - Sal e luz - 203

domingo, 17 de agosto de 2008

Visita ao Centro de Dia


Vamos fazer a visita aos idosos do Centro de Dia na próxima quarta-feira, dia 20 de Agosto.

Encontramo-nos às 14h junto ao Centro de dia.

Afinem as gargantas pois, tal como combinámos, vamos fazer Karaoke com os idosos.

Ah... e não se esqueçam de se vestir a preceito.


Novidades sobre o ACAMPAMENTO



O nosso habitual acampamento de Verão será, este ano, em Castelo de Bode, no parque de campismo da EDP.
Decorrerá nos dias 5, 6 e 7 de Setembro.
Brevemente serão disponibilizadas mais informações. Fiquem atentos!

sábado, 16 de agosto de 2008

ACAMPAMENTO 2006

O acampamento ficou agendado para Setembro, não se esqueçam, como tal há trabalho a fazer.

Peço que começem a inscrever-se e quem tem trabalhos a apresentar( vogais de liturgia, marianos e tempos livres) que ponham mãos à obra.

Missa de 17 de Agosto de 2008


DEUS AMA CADA UM DOS SEUS FILHOS




A liturgia do 20º Domingo do Tempo Comum reflecte sobre a universalidade da salvação. Deus ama cada um dos seus filhos e a todos convida para o banquete do Reino.

Na primeira leitura, Jahwéh garante ao seu Povo a chegada de uma nova era, na qual se vai revelar plenamente a salvação de Deus. No entanto, essa salvação não se destina apenas a Israel: destina-se a todos os homens e mulheres que aceitarem o convite para integrar a comunidade do Povo de Deus.

O Evangelho apresenta a realização da profecia do Trito-Isaías, apresentada na primeira leitura deste domingo. Jesus, depois de constatar como os fariseus e os doutores da Lei recusam a sua proposta do Reino, entra numa região pagã e demonstra como os pagãos são dignos de acolher o dom de Deus. Face à grandeza da fé da mulher cananeia, Jesus oferece-lhe essa salvação que Deus prometeu derramar sobre todos os homens e mulheres, sem excepção.

A segunda leitura sugere que a misericórdia de Deus se derrama sobre todos os seus filhos, mesmo sobre aqueles que, como Israel, rejeitam as suas propostas. Deus respeita sempre as opções dos homens; mas não desiste de propor, em todos os momentos e a todos os seus filhos, oportunidades novas de acolher essa salvação que Ele quer oferecer.



Clica na Imagem para acederes ao Evangelho + Reflexão


Fonte: http://faroldeluz.wordpress.com




Não te esqueças que a Eucaristia de Domingo tem início às 12h, mas temos de estar lá às 11h para ensaiar os cânticos.

Ficamos à tua espera!!


quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Missa de 15.08.2008


Na próxima sexta-feira, dia 15 de Agosto, celebraremos a Assunção da Virgem Santa Maria. Por isso, haverá missa às 12h.

O ensaio dos cânticos para a Eucaristia começará às 11h.

Vem connosco louvar a Deus!

Ah... e será também durante a Eucaristia que a comunidade entregará a prenda ao Padre Carlos, que celebrou o seu aniversário recentemente.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

ALTERAÇÃO da data do Encontro de Reflexão


O encontro de reflexão agendado para quarta-feira teve de ser transferido para a próxima quinta-feira, dia 14 de Agosto, às 21h.

Não faltes, pois iremos dar continuidade aos temas que têm vindo a ser objecto de reflexão.


Esperamos por ti!

Feliz Aniversário, PADRE CARLOS!!




O Padre Carlos, Pároco de Alferrarede, celebra, hoje, o seu 38.º aniversário.

A Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede deseja-lhe MUITAS FELICIDADES.

domingo, 10 de agosto de 2008

Encontro de Reflexão 13.08.2008


Na próxima quarta-feira, dia 13 de Agosto, às 21h, haverá mais um encontro de reflexão no Salão Paroquial, dando continuidade ao conjunto de temas que temos abordado nas últimas semanas.
Vamos, mais uma vez, falar sobre os sacramentos.
A imagem acima sugere-vos algum??

Reforma dos Cancioneiros



Pois é... os nossos cancioneiros (ainda) não estão tão mal como mostra esta imagem, isto é, reduzidos a um conjunto de folhas soltas. Mas, a continuar assim, lá chegarão...
Por isso é que decidimos fazer-lhes uma reforma e dar-lhe um ar mais "saudável". Assim, da próxima vez que forem necessários, já os verão recuperados da cirurgia a que irão ser submetidos.
Não vamos aqui fazer publicidade à clínica onde irão pôr o botox, fazer o peeling e o lifting, mas podemos garantir-vos que eles se encontram em boas mãos e que vão ficar, pelo menos, com menos dez anos.
Ah... e não se preocupem... nada será deitado para o lixo. O que sobrar será reciclado, como nos ensinaram a fazer. Não é?
Esperem, então, para ver...


sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Em sentido! lol

Quinta, dia 10 de Agosto, às 8:15, pede-se que os soldadinhos da jmv se alistem no salão para futura distribuição de roupas! ;)

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Encontro no Salão


Na próxima segunda-feira, dia 11 de Agosto, há reunião no salão paroquial às 21h para prepararmos a próxima visita ao Centro de Dia.

Tal como já foi falado, faremos uma festa de Karaoke com os idosos.

Tragam ideias e boa disposição!

Leitura do Evangelho do dia 10 de Agosto

A propósito do Evangelho do próximo Domingo...



EVANGELHO – Mt 14,22-33


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Depois de ter saciado a fome à multidão, Jesus obrigou os discípulos a subir para o barco e a esperá-l’O na outra margem,enquanto Ele despedia a multidão.
Logo que a despediu,subiu a um monte, para orar a sós.
Ao cair da tarde, estava ali sozinho.
O barco ia já no meio do mar,açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário.
Na quarta vigília da noite, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar.
Os discípulos, vendo-O a caminhar sobre o mar,assustaram-se, pensando que fosse um fantasma. E gritaram cheios de medo.
Mas logo Jesus lhes dirigiu a palavra, dizendo:«Tende confiança. Sou Eu. Não temais».
Respondeu-Lhe Pedro: «Se és Tu, Senhor,manda-me ir ter contigo sobre as águas».
«Vem!» – disse Jesus.
Então, Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas,para ir ter com Jesus.Mas, sentindo a violência do vento e começando a afundar-se,gritou: «Salva-me, Senhor!»
Jesus estendeu-lhe logo a mão e segurou-o.
Depois disse-lhe:«Homem de pouca fé, porque duvidaste?»
Logo que saíram para o barco, o ventou amainou.
Então, os que estavam no barco prostraram-se diante de Jesus,e disseram-Lhe:«Tu és verdadeiramente o Filho de Deus».




Ensaio de Cânticos para a Missa


Vamos animar a Eucaristia do próximo Domingo, dia 10 de Agosto. Como é habitual, o ensaio dos cânticos terá início às 11h.

Vem ter connosco!! Tal como diz o povo, cantar é rezar duas vezes!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Encontro de reflexão


Como combinado, na próxima quarta-feira, dia 6 de Agosto, haverá, às 21 horas, Encontro de Reflexão no Salão Paroquial, dando continuidade aos temas que têm sido objecto de reflexão.

As imagens levantam, já, um pouco, o véu sobre o que se vai falar.

Mais uma vez, ficamos à tua espera!!



domingo, 3 de agosto de 2008

A multiplicação dos pães e dos peixes

A propósito do Evangelho deste Domingo...


EVANGELHO – Mt 14,13-21

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo,quando Jesus ouviu dizer que João Baptista tinha sido morto,retirou-Se num barco para um local deserto e afastado.

Mas logo que as multidões o souberam,deixando as suas cidades, seguiram-n’O a pé.

Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidãoe, cheio de compaixão, curou os seus doentes.

Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se de Jesuse disseram-Lhe:“Este local é deserto e a hora avançada.

Manda embora toda esta gente,para que vá às aldeias comprar alimento”.

Mas Jesus respondeu-lhes:“Não precisam de se ir embora; dai-lhes vós de comer”.

Disseram-Lhe eles:“Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes”.

Disse Jesus: “Trazei-mos cá”.

Ordenou então à multidão que se sentasse na relva.

Tomou os cinco pães e os dois peixes,ergueu os olhos ao Céu e recitou a bênção.

Depois partiu os pães e deu-os aos discípulose os discípulos deram-nos à multidão.

Todos comeram e ficaram saciados.

E, dos pedaços que sobraram, encheram doze cestos.

Ora, os que comeram eram cerca de cinco mil homens,sem contar mulheres e crianças.

sábado, 2 de agosto de 2008

Animação da Eucaristia - 3 de Agosto


Amanhã, Domingo, dia 03 de Agosto, vamos animar a Eucaristia com o coro. O ensaio dos cânticos terá início às 11h.
Esperamos por ti! E Ele também!